sábado, 31 de março de 2012



PROCURA-SE

Cachorra Rotweiller MILA, 5 anos, não tem rabo, tem uma cicatriz no focinho, perdida 10/12/2011 Região de Interlagos - Zona Sul -SP
Ana Lucia 

(11) 5660-7026
(11) 8310-9809 / 8524-7916 / 8481-2333






Fêmea para doação. Telefone de contato:(18) 9106-7616 ou 9677-7639 – residencial: 3262-6078 falar com Márcia.
Filhotes para doação. São 6 filhotes, 3 machos e 3 fêmeas, de porte pequeno/médio. Estão com aproximadamente 35 dias. Telefone para contato: (18)9106-7616 ou 9677-7639 residencial: 3262-6078, falar com Márcia.





Neste sábado, dia 31, faremos mais um evento de adoção, para fechar março com chave de ouro. Serão nove cãezinhos, dois filhotes e quatro gatinhos, todos ansiosos por sua visita, seja para passear com eles, seja para adotá-los. Para todos, pode parecer apenas mais um final de semana, mas para eles é a chance que sempre esperaram de uma vida nova. Por isso, que tal compartilhar e ajuda-los? Não custa nada e quanto mais gente souber, mais chances eles terão!

Como sempre, estaremos também recebendo doações e vendendo produtos com a marca do Clube, cuja renda é inteira revertida para ajudar nosso trabalho. 

Faça um programa diferente e venha nos visitar e conhecer nosso trabalho de perto. 

Anotem aí: será na Clínica VetHealth, que fica na Av. Vieira de Moraes, 1.369, no bairro do Campo Belo em São Paulo e ficaremos por lá entre 10h e 16h.

quinta-feira, 29 de março de 2012




I Fórum Municipal sobre Controle Populacional de Cães e Gatos.




Milhares de cães e gatos vivem em condições precárias em todo o mundo. Na maioria dos casos, os bichos são abandonados pelos próprios donos e vagam pelas ruas, livremente, colocando em risco a integridade física da população.

Em Montes Claros a situação é semelhante a dos grandes centros. Mas na manhã desta sexta-feira (30), um especialista da Universidade Federal de Minas Gerais vai apresentar, durante o I Fórum Municipal sobre Controle Populacional de Cães e Gatos, que acontece no Auditório do Bloco C, do ICA/UFMG, a necessidade de implantação de um Centro de Triagem nos espaços urbanos e as medidas para a implantação do serviço.

O estudo já foi apresentado anteriormente pelo professor Délcio César Cordeiro numa das reuniões do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Norte de Minas (NIEA-NM). Na ocasião, o professor mostrou detalhes do projeto e sua viabilidade de implementação na cidade. Há previsão é de que outras cidades da região também sejam assistidas pela proposta.


Pesquisa

Em tese, tal centro vai elaborar uma gestão específica para controlar a população de cães e gatos na cidade, que cresce de maneira assombrosa e desordenada a cada ano. O autor da proposta fez um levantamento minucioso em vários bairros da cidade. O resultado dessa pesquisa será apresentado durante o encontro. Segundo ele, a iniciativa pretende não só inibir a insensibilidade dos donos, mas criar um Conselho Gestor Municipal de bem-estar animal.

- A partir desse primeiro encontro, pretendemos elaborar um documento com reivindicações e sugestões que serão encaminhadas, prioritariamente, à Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. Convidamos todos para participarem desse debate: representantes de universidades e faculdades, zootecnistas, veterinários, criadores, donos de animais e ONGs, convida o professor.

Fonte: onorte.net

quarta-feira, 28 de março de 2012


Quem não soube e se surpreendeu com a notícia?:

"Gato sobreviveu a queda de 19 andares em Boston" - Na última quarta-feira (21/03/2012),o gato Sugar, caiu do 19.º andar de um prédio em Boston, nos EUA, o que corresponde a cerca de 80 metros de altura. O mais impressionante é que o animal não só sobreviveu à queda, como terá igualmente aterrado em pé após um primeiro embate no chão o ter feito ressaltar.


Mas, como é possível que gatos sobrevivam após uma queda tão incrível? Bernardo Staut explica:



A incrível habilidade dos gatos de cair de grandes alturas e não sofrer nenhum dano é puramente uma questão de física, biologia evolucionária e psicologia.
“Nós sabemos que esses animais têm esse comportamento, e existem muitas histórias incríveis de sobrevivência”, afirma a bióloga Jake Socha.
O problema é que os cientistas não pretendem ficar jogando gatos de alturas para estudar esse tipo de habilidade. Poucas pesquisas foram feitas até o momento.
Um estudo de 1987, realizado com 132 gatos que foram trazidos para uma clínica veterinária após quedas muito grandes, constatou que 90% sobreviveu e apenas 37% precisou de tratamento de emergência. Um deles caiu de uma altura de 32 andares e apenas quebrou um dente e danificou um pulmão, sendo liberado 48 horas depois.
Os cientistas justificam que os gatos têm uma grande área superficial se comparada com o peso, o que reduz a força do impacto no chão.
Os gatos atingem a velocidade terminal (quando a força gravitacional que o puxa para baixo é igual e oposta à resistência do ar, que o empurra para cima) a uma velocidade menor do que animais grandes, como humanos.
Para exemplificar, um gato de tamanho comum atinge velocidade terminal a cerca de 97 quilômetros por hora, enquanto um humano atinge a 193.
Por serem animais “arbóreos”, os gatos, assim como macacos, répteis e outras criaturas do tipo, são desenhados pela evolução para serem incrivelmente resistentes a quedas.
“Ser capaz de sobreviver a quedas é algo crítico em animais que vivem em árvores, e os gatos são um deles”, afirma Socha.
Através da seleção natural, os gatos desenvolveram um instinto para girar o corpo, como um ginasta, alongar o rabo, e cair com as patas prontas para a queda.
Esses animais também podem abrir as pernas de maneira a criar um efeito “para-quedas”. Os músculos das pernas sevem como molas para absorver choques, e os membros também estão angulados em baixo do corpo, ao invés de se estenderem, como nos humanos.
“Se o gato tivesse que aterrizar com as pernas diretamente abaixo da coluna, os ossos iriam todos se quebrar. Mas eles colocam essa energia nas juntas, o que força menos os ossos”, explica Socha.
Tem um gato e planeja fazer um teste? Gatos urbanos tendem a estar acima do peso e com uma condição física imperfeita. Isso limita a capacidade de se endireitar enquanto caem, então melhor deixar as janelas fechadas.

Fonte: hypescience.com

segunda-feira, 26 de março de 2012


Por Bernardo Staut.

Quem aqui nunca viu seu animal de estimação “cantando” junto com uma música? Mas será que eles gostam do seu estilo musical?
“Nós temos uma tendência humana de nos projetar em nossos animais de estimação e assumir que eles vão gostar do que gostamos”, afirma o pesquisador Charles Snowdon.
Mas não é porque você gosta de Mozart que seu cachorro não vai preferir rock. E vice-versa. Ao contrário da ideia convencional de que a música é um fenômeno puramente humano, pesquisas recentes mostram que animais possuem também essa capacidade.
Porém, ao contrário dos nossos estilos, cada animal tem o que Snowdon chama de “música específica para espécies”: estilos familiares para cada espécie em particular.
Com alcances vocais e batimentos cardíacos diferentes dos nossos, os animais não conseguem se conectar ao nosso estilo musical. Estudos mostram que eles geralmente respondem à nossa música com total falta de interesse. Mas com isso em mente, Snowdon trabalhou com o tocador de violoncelo e compositor David Teie, para compor músicas específicas aos animais.
Em 2009, eles compuseram duas músicas para macacos, com vozes três oitavas superiores a nossa e ritmo cardíaco duas vezes maior. A música soava estranha para os humanos, mas os animais pareceram gostar. Agora, a dupla está compondo música para gatos, e estudando a reposta animal a isso.
“Nós estamos trabalhando para criar uma música com uma frequencia próxima a da voz dos gatos, e usando o ritmo cardíaco deles, que é mais rápido que o nosso”, comenta. “Nós descobrimos que os gatos preferem músicas compostas dessa maneira do que a música humana”.
Tem um gato? Teie está vendendo as músicas especiais online (começando com U$ 1.99 por música), através de uma empresa chamada “Music for Cats” (Música para Gatos).
Já os cachorros são mais complicados, principalmente porque eles variam muito no tamanho, na voz e no ritmo cardíaco. Mas se você tem um labrador ou um Mastiff, o gosto pode até ser similar ao seu. “Minha previsão é de que os cachorros grandes podem gostar mais da música humana do que um chihuahua”, afirma Snowdon.
De fato, uma pesquisa da psicóloga Deborah Wells mostrou que os cachorros conseguem discernir entre os diferentes tipos de música humana. “Eles demonstram comportamentos mais relaxados quando escutam música clássica e mais agitados quando ouvem heavy metal”, comenta ela.
Levando em conta essas pesquisas, o que será que seu animal de estimação pensa quando ouve Michel Teló?




Vacinação antirrábica - Porto Real RJ.







Os donos de cães e gatos de Porto Real devem que ficar atentos. No sábado, 28 de abril, a Vigilância Sanitária, através da Secretaria de Saúde da cidade, vai realizar a vacinação antirrábica. São esperados cerca de 3000 animais neste dia.

Serão nove postos distribuídos pelo município, atendendo entre 8:30h às 16h30. Um posto volante estará nos bairros Ettore, Vila Real e Village; no bairro de Fátima, a vacinação ocorrerá na quadra de esportes; no Freitas Soares, os donos de cães e gatos podem se dirigir ao CIEP 487 Municipalizado; no Jardim das Acácias o procedimento será na E.M. Cruz e Souza; em Bulhões será em dois lugares, pela manhã, na quadra de esportes da Vila Marina e a tare, na quadra de esportes da Vila Santo Antônio.

No Centro, a Praça da Igreja Nossa das Dores receberá outro posto de vacinação; no Novo Horizonte, a Unidade de Saúde da Família do bairro também dará vacinação; no Jardim Real, será na E.M. Maria Hortência Nogueira; e no São José, o evento acontecerá na quadra de esportes do bairro.

A Secretaria solicita que, os donos de cães e gatos que estiverem em fase de gestação adiantada, não sejam submetidos à vacinação, recomendou ainda, que sejam encaminhados aos postos somente os animais maiores de quatro meses. Pede também aos donos de bichinhos agressivos, que os levem com coleira e fucinheira.

Casos especiais

Em casos específicos como os de gestação adiantada dos bichinhos e animais de grande porte, que for de difícil locomoção até o local da vacinação, a Secretaria de Saúde, através de agendamento pelos donos dos animais, oferece vacinação domiciliar. Para esses casos, o contato da Secretaria é 3353-4047.

Fonte: Prefeitura de Porto Real -RJ

sábado, 24 de março de 2012



Cuidado ao medicar seu animal.





Frequentemente o Hospital Veterinário Pet Care recebe casos de animais com intoxicação, alergias ou reações adversas a determinados remédios que são inofensivos aos humanos e a outras espécies. “Parece que a adaptação do cão à vida doméstica aconteceu também no campo terapêutico e a automedicação tem se tornado cada vez mais comum”, revela Dra. Carla Berl, diretora.
Além da intoxicação por conta do medicamento não ser adequado para cães, muitas vezes o remédio é administrado em doses inadequadas. “Outras vezes a intoxicação ocorre com medicamentos tópicos, pois o animal pode lamber pomadas e outras soluções”, pontua.
Gatos são ainda mais sensíveis e apresentam grande intolerância a medicamentos que são usados sem problemas em cães e humanos. “Não é raro um gato morrer ou correr sério risco de vida devido à intoxicação medicamentosa”, conta a veterinária.
“Em dezembro atendemos o Dourado, um lindo gato SRD que se intoxicou gravemente com a aplicação de um Piretróide usado no controle de pulgas e carrapatos. Ele ficou internado recebendo droga anticonvulsiva em infusão contínua por mais de 18 horas. Ficou bem, mas muitas vezes não conseguimos reverter alguns quadros de intoxicação”, pontua Dra. Carla.
Para que cada vez menos casos como estes aconteçam, o Hospital Veterinário Pet Care criou uma pequena lista de medicamentos proibidos. Alguns são fatais e outros podem causar reações adversas na dependência da dose e da sensibilidade do indivíduo.




PARA CÃES:


MEDICAMENTOS DE USO PROIBIDO:


Diclofenaco de potássio (Cataflan®)
Diclofenaco sódico (Voltaren®) e a grande maioria dos anti-inflamatórios de uso humano.
Piridium®.


MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO PARA CÃES:
Ivermectina (Ivermec®, Vermectil®, Ivomec® entre outros). A ivermectina tem amplo uso em cães, mas os raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes ao seu princípio, apresentando sérias alterações neurológicas.


MEDICAMENTOS DE USO CONTROVERSO:
Acetaminofem/Paracetamol (Tylenol®)
5- Fluororacil (Efurix®). De uso tópico se ingerido causa grave intoxicação.
Risperidona (Risperidon®).


MEDICAMENTOS QUE REQUEREM CUIDADO NA DOSE:
Metronidazol (Flagyl®). Dose alta pode causar sintomas neurológicos.
Sulfa-Trimetroprina (Bactrim®). Quando em dose alta podem causar displasia de medula óssea levando a anemia e Hepatopatia em Labradores
Sulfassalazina (Azulfin®). Pode causar olho seco (KCS) nos cães.
Aspirina. A dose em cães deve ser muito menor que a dose em humanos.


PARA GATOS:


MEDICAMENTOS PROIBIDOS:
Acido acetil salicílico (Aspirina®)
Paracetamol (Tylenol®, Anador®)
Pseudoefedrina (Claritin®, Tylenol Sinus®, Loratadina®)
Salicilato de Bismuto (Pepto Bismol®, Peptozil ®)
Iboprofeno (Advil®)
Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
Enema de Fosfato (Fleet Enema®)
Xampu a base de Alcatrão (Sebotrat -O®, Ionil T®, Politar®)
Xampu com Benzoato de Benzila (Acarsan®)
Xampu com Acido salicílico.
Xampu com Sulfeto de Selênio (Selsun Ouro®, Selsun Azul®)
Peroxido de Benzoila – usar com cautela (Peroxidex®, Sana Dog®, Pertopic®)
Piretróide (Antiparasitário como Butox® )
Levamisol (Ascaridil®)
Azatioprina (Imuram®)
Piridium®
Diclofenaco potássio (Cataflan®)
Diclofenaco sódico (Voltaren®)


Fonte: Hospital Veterinário Pet Care

sexta-feira, 23 de março de 2012




O humorista Danilo Gentili faz piada de tudo, mas tem um assunto que o deixa sério e preocupado: os maus tratos aos animais. “Quando falo isso, todo mundo me xinga, mas tenho uma escala de coisas que mais mexem comigo: animais, crianças e velhinhos”, diz Danilo. No início de julho, ele estava andando de carro com a sua mãe, quando se deparou com um cachorrinho jogado na rua, todo machucado.


Depois de muito esforço, os dois conseguiram colocar o cãozinho no carro para levar ao veterinário. Em uma cadeira de rodas para animais, Dentinho, como o cachorro foi batizado pela mãe de Danilo – que insistia em dar ao bichinho o nome de Professor Xavier (em referência ao personagem das HQs de X-Man, que anda de cadeira de rodas) –, foi adotado pela família e vive em Santo André. Conversei com o humorista, que me contou os detalhes da história. Veja:
Bicho em casa – Como foi a historia do cachorrinho que você pegou na rua?
Danilo – Minha mãe e eu estávamos no carro e vimos um cachorro paralisado, todo espancado, machucado. Ele não mexia nada, só a cabeça. Aí, a gente parou, mas não dava para pegá-lo, porque ele estava muito arisco, queria morder e tal. Ele devia estar há semanas ali e só mexia o pescoço. Então, tinha um monte de mato ao redor, mas onde estava a cabeça, que era a única parte que ele conseguia mexer um pouco, só ficou terra. Ou seja, ele ficou semanas ali, só comendo mato, até onde o pescoço alcançava. Conseguimos pegá-lo, colocamos no carro e o levamos para o veterinário. Depois de alguns dias, ele começou a mexer as patas da frente. O cachorro ficou paralítico da cintura pra baixo e agora a gente está com ele. Já mandamos fazer aquela cadeirinha de rodas de animais.
BC – Ele deve ter ficado todo traumatizado…
D – É, ele ficou traumatizado, mas vai perdendo aos poucos. Ele deve ter apanhado muito porque quando a gente pega, ele quer moder. Ele é bravo. Só a minha mãe que ele não morde, porque ela cuida dele e tal. Mas esse não é o primeiro cachorro paralítico que a gente pega. Tem uma história, que foi, mais ou menos, há uns 15 anos. Achamos um cachorro paralítico na rua e pegamos pra cuidar. Na época, meu pai e minha irmã eram vivos e a gente morava em um cômodo sem quintal: eu, meu pai, minha mãe e minha irmã. Tinha um terreno baldio perto de lá, então, começamos a cuidar dele ali. Depois de um tempo, passou um cara na rua, que viu e disse que o cachorro era dele. Ele levou o bichinho embora e depois de um tempo, voltou com o cachorro andando.
BC – E você sempre gostou de cachorro?
D – Sim, sempre gostei de animais.
BC – Esse caso foi um, entre muitos outros de animais abandonados e muitas vezes maltratados. Você acha que há algum tipo de política que poderia, se não resolver, amenizar a questão?
D – O que mais mexe comigo é a covardia de ter um animal maltratado. Para mim, a escala é: animal, criança e velhinho. Quando falo isso, todo mundo me xinga. Mas, não sei. No Brasil, tem tanta coisa para ser feita. As pessoas não cuidam nem do ser humano. Não é dos animais que vão cuidar. Tem algumas coisas que as pessoas precisam aprender a olhar e ver: um ser menor depende de você e é covardia fazer o que se faz.

Fonte: Bichoemcasa

quinta-feira, 22 de março de 2012




Cerca de 20 raças, desde as mais exóticas às mais conhecidas, estarão reunidas na tradicional Exposição Internacional de Gatos de Raça, que será realizada em 24 e 25 de março, na Sociedade Hispano Brasileira, em São Paulo.

O evento faz parte das atividades do Clube Brasileiro do Gato (CBG) para divulgar e promover a gatofilia no Brasil. A partir de 2012 a PremieR pet, fabricante de alimentos Super Premium para gatos, é a patrocinadora oficial do CBG. O evento já tem confirmados mais de 60 expositores.
Entre as principais atrações aguardadas estão animais exóticos, gigantes e pouco conhecidos, como a raça inédita no Brasil, Seychellois, que será apresentada por criadores argentinos. “Esperamos mais de 200 animais inscritos em diferentes categorias para mais de 20 premiações. Além disso, foram confirmados juízes da Dinamarca, Argentina e Áustria”, completa Gerson Alves, presidente do CBG.

Segundo Madalena Spinazzola, Gerente de Planejamento Estratégico & Marketing Corporativo da PremieR pet, o evento coloca o Brasil em posição de destaque, seja pela seriedade na organização quanto pela qualidade de participantes, expositores e juízes. O mercado brasileiro de alimentos para gatos cresce a cada ano porque o brasileiro busca cada vez mais os felinos para companhia, seja pela personalidade sempre afetuosa ou pela praticidade na criação. “Adquirir um gato de raça, garante ao comprador todas as informações para melhor manejo, nutrição e cuidados, uma vez que o comportamento e características da raça já estão mapeadas e identificadas”, completa

O Brasil tem hoje mais de 18 milhões de gatos, população que cresce a taxas mais aceleradas se comparada aos cães (que hoje são a maior população de pets com aproximadamente 34 milhões de indivíduos). Atenta às necessidades do mercado e com investimentos em pesquisa de desenvolvimento de produtos, a PremieR pet possui em seu portfólio 17 diferentes alimentos para os bichanos, específicos para proporcionar longevidade, saúde, bem estar e beleza. Destaca-se na linha o produto PremieR Gatos Ambientes Internos Duo, recém lançado com dois sabores de alimento no mesmo produto, para atender aos paladares felinos mais exigentes.

A Exposição Internacional de Gatos de Raça contecerá nos dias 24 e 25 de março, das 10h às 17h na Sociedade Hispano Brasileira, que fica na rua Ouvidor Portugal, 541- Ipiranga- São Paulo/SP. Pelo site do Clube Brasileiro do Gato, é possível conferir mais informações sobre o evento.

Fonte: Bagarai.com.br

quarta-feira, 21 de março de 2012




Eles carregam na definição o adjetivo especial. Animais deficientes que superam todos os dias, com a ajuda de pessoas ainda mais especiais, a dificuldade de viver. Esses bichinhos, na maioria das vezes abandonados pelos donos, terão a primeira chance de encontrar alguém que possa lhe dar amor e carinho suficientes. O Movimento de Defesa Animal de Pernambuco (MDA-PE) promove neste sábado (24) o 1º Evento de Adoção de Animais Especiais do Recife, em Boa Viagem.

Bem distante do centro da capital pernambucana, três animais esperam pelo aguardado encontro, no Hotelzinho da Tia Graça, em Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. A enfermeira veterinária divide seu tempo entre a demanda normal - quando os donos deixam seus animais durante um período por não ter tempo para se dedicar a eles - e os bichinhos especiais que chegam através dos protetores.
Fiona - Foto Malu Silveira - NE10



Fiona, uma cachorra sem raça identificada, traz no olhar a leveza de quem nunca passou por tempos difíceis. Devido a um atropelamento, perdeu a sensibilidade das patas traseiras e precisa de um equipamento especial para se locomover. Mas não é motivo para dar trabalho. "É gratificante cuidar de Fiona. Espero que alguém possa dar muito amor para ela", torce Graça.
Naninha

A gata Naninha já é mais reservada. Não se mistura muito com os outros animais. Porém, quando sai de casa, aproveita toda a liberdade que o sítio, onde a enfermeira e o marido vivem, proporciona. Também vítima de atropelamento, luta contra a dificuldade de andar com as patinhas traseiras, mas se esforça para mostrar que não é diferente dos outros. "Durante o dia, gosta de ir pro quintal. É muito trelosa e adora brincar".

Os bichinhos - Fiona, Naninha e outros cães e gatos especiais - com problemas de locomoção, visão, audição, amputação e idosos estarão reunidos, das 9h às 16h, no Squash Tennis Center. Os interessados em colaborar com a campanha de adoção devem levar doações em ração.

Um cachorrinho se destaca no meio das dezenas de animais que vivem no Hotelzinho de Tia Graça. Apesar das sequelas deixadas por inúmeras doenças e (mais) um atropelamento, é o mais animado de todos. Seu nome não poderia ser diferente: Vitório. "As situações pelas quais passou fazem dele um vitorioso", revela a enfermeira.

Infelizmente, Vitório não entrou no cadastro de animais que serão levados para o primeiro evento de adoção de animais especiais. Mesmo de fora, o grande campeão também espera por um dono que possa lhe dar o amor e carinho que ele merece.




VEJA ONDE E QUANDO E PARTICIPE:

1º Evento de Adoção de Animais Especiais do Recife
Data: Sábado (24/03)
Horário: 9h às 16h
Endereço: Squash Tennis Center, Rua Doutor Luiz Correia Oliveira, 375, Boa Viagem, Recife
Informações: (81) 3341.7257

Hotelzinho e Internamento Tia Graça
Endereço: Avenida Professor Cláudio Selva, 45, Sítio Sapucaia, Dois Irmãos, Recife
Telefone: (81) 8816.3778


Fonte: NE 10

segunda-feira, 19 de março de 2012




A prefeitura municipal de Taubaté, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua intensificando os mutirões de castração de cães e gatos. O objetivo é evitar a procriação indesejada contribuindo para diminuição da incidência de animais nas ruas da cidade, minimizando os riscos de zoonoses, tanto em animais quanto na população humana.

Com a intensificação dos mutirões, já foram realizadas mais de 750 castrações nos dois primeiros meses de 2012, no próprio CCZ e nos bairros do Belém e Caieiras . De acordo com a Drª Mylene Iemini, veterinária responsável pelo CCZ, este número representa que, evitou-se em média, o nascimento de 9 mil filhotes em um ano, tomando como base duas crias por ano e seis filhotes por cada, muitos desses animais estariam vagando nas ruas da cidade.
Todas as castrações de animais realizadas pelo CCZ são gratuitas e realizadas em animais de munícipes carentes ou recolhidos nas ruas.

Outras ações desenvolvidas pelo CCZ são as Palestras sobre Posse Responsável, o Projeto “CCZ vai a Escola” e as Feiras de Adoção, realizada todos os sábados, na Praça Dom Epaminondas, das 8 às 12 horas, disponibilizando para adoção filhotes e animais adultos.
Essas ações fazem parte do conjunto de projetos educativos efetuados pelo Centro de Controle de Zoonoses. “A conscientização é feita à população para estimular a posse responsável. Animais soltos oferecem risco à saúde humana. Diminuir o abandono é propiciar um convívio livre de doenças para todos”, afirma Milene.

Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3625.5047 ou comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Amácio Mazzaropi, s/nº (próximo ao Hotel Fazenda Mazzaropi), das 14 às 16:30 horas.

Fonte:Diário de Taubaté

sábado, 17 de março de 2012


A base do Centro de Controle de Zoonoses da Mooca, em São Paulo, vai promover, entre os dias 21 e 24 de março, um mutiração de castração gratuita.

Para participar, o dono deve inscrever o animal de 15 a 17 de março, das 10h às 16h, no Parque da Mooca (Clube Escola da Mooca), na rua Jaibaras, s/nº. Importante: no ato da inscrição, o tutor deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência de São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11)2694-1161 ou 2692-0644 (Base Zoonozes Mooca/Aricanduva).


Fonte: Guiauniversopet.com.br

sexta-feira, 16 de março de 2012


Iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura.




Cerca de 400 cães e gatos estarão na festa de adoção realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no próximo sábado, 17.

Serão realizadas diversas atividades, como o “Test-dog”, na qual as pessoas interessadas em adotar poderão participar de um passeio no CCZ; “Espaço Criança”, que conta com pipoca, algodão doce e pintura facial; exposição de fotos; palestras sobre cuidados com cães e gatos; apresentações circenses e dança cigana; “cãorreio elegante”; entre outras.

Todos os animais disponíveis para adoção são vacinados, esterilizados, microchipados, vermifugados e tratados contra pulga e carrapato.

Interessados e interessadas em adotar devem levar coleira para cães e caixa de transporte para gatos, RG, CPF e comprovante de residência. É cobrada uma taxa municipal referente à adoção de R$16,20, e o Registro Geral do Animal é emitido na hora.

O CCZ fica na rua Santa Eulália, 86, Santana (próximo ao Campo de Marte) e a feira será das 10h às 16h.




Dentro da programação de 2012, o Centro de Controle de Zoonozes -CCZ de João Pessoa irá realizar feiras de adoção de cães em gatos, com o apoio da Associação de Proteção Animal Amigo Bicho- APAAB.

A primeira feira acontece neste sábado na Feirinha de Tambaú a partir das 14:30. Abaixo todas as datas:

A primeira feira acontecerá: DIA: 17 de março de 2012 (sábado) LOCAL: Feirinha de Tambaú HORÁRIO: 14h30 ás 18h00

As outras datas já marcadas e acontecerão no mesmo local e horário: 2º Feira: 16/junho/2012 (Sábado) 3º Feira: 12/outubro/2012 (sexta-feira) (Feriado do dia das crianças) 4º Feira: 15/dezembro de 2012 (Sábado)


OBS: 1 - Todos os animais serão vermifugados e vacinados contra a raiva;

2 - Os animais que serão encaminhados para adoção, serão do CCZ;

3 - Para adotar a pessoa tem que ser maior de 18 anos e portar documento de identidade e comprovante de residência. Sendo menor de idade tem que comparecer acompanhado pelo responsável (pai – mãe).

Para saber mais informações sobre a APAAB, entre nos perfis da ONG no Facebook e no Twitter.


Ascom

quinta-feira, 15 de março de 2012





Muitas entidades já fazem regularmente a verificação do Adotante, através de visitas periódicas ao novo lar do pet adotado; sem isso corre-se o risco do aparecimento de novas "Dalvas" (a entrevista dessa assassina, clique aqui).

Vejamos o caso recente de Campinas, SP:

Polícia Civil investiga suposto serial killer de gatos.

O Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente da Polícia Civil de Campinas (Sepama) investiga um homem suspeito de ser um exterminador de gatos.

A polícia acredita que ele pode ter matado mais de 22 animais adotados em Campinas, São Paulo e Itatiba. Policiais encontraram, na chácara do acusado, em Vinhedo, o corpo de quatro gatos em avançado estado de decomposição.

O veterinário Diogo Siqueira auxilia a polícia para tentar descobrir a causa da morte. 'Estou fazendo a necrópsia nos animais, mas está complicado descobrir como eles morreram porque os corpos estão em avançado estado de decomposição. A única coisa que podemos dizer é que os animais eram jovens', contou.

Entidades de proteção aos animais começaram a desconfiar do homem, que resgatava vários gatos em feiras de adoção ou por meio de correntes enviadas pela internet. 'O pessoal começou a achar estranho o comportamento dele, sempre adotando gatos nas feiras e alertou a polícia', contou Siqueira.

Denúncias recebidas pelo Grupo de Apoio ao Animal de Rua (GAAR) revelaram que o homem tentava adotar gatos com várias entidades protetoras de Campinas e da região. 'Ele tentou adotar vários gatos com outras entidades protetoras de animais e quando vimos que ele adotou quatro gatinhos conosco, fomos atrás dele', conta a vice-presidente do GAAR, Marisa Nunes Galvão.

O GAAR denunciou o caso à polícia

Em depoimento prestado à delegada titular do Sepama, Rosana Mortari, o homem contou que os animais morreram por causa de doenças. Ele indicou o local onde ele enterrou os animais. As investigações revelaram que além dos 22 animais adotados, ele tentou adotar outros 30 gatos. 'Eu o intimei, ele veio até a delegacia e caiu bastante em contradição. Diz que alguns animais morreram, que 13 teriam sido enviados para outro estado e o resto teria morrido por doenças, mas ele não dá o endereço para quem doou. É um mistério', afirmou Rosana.

A delegada conta que com o acusado foi encontrado um gato que apresentava várias lesões de trauma, que podem indicar que o animal tenha sido espancado. 'O último gato foi levado para clínica e o laudo constatou que um quadro neurológico e hemorragia por trauma. Ele não será devolvido para ele' , conta a policial.

O acusado diz que o bicho foi abandonado na sua chácara. 'Ele só levou o gato para o veterinário porque nós determinamos. Só por isso já pode ser autuado por maus-tratos' , afirma.

A polícia colheu o depoimento de uma veterinária que atendeu outros 10 gatos do acusado. 'A veterinária diz que os outros animais apresentavam sinais de trauma e há indícios de que esses traumas possam ter sido causados por maus-tratos' , afirma Rosana.

As investigações continuam e novas testemunhas devem ser ouvidas na próxima semana. A delegada diz que não há certezas sobre a motivação dos crimes. 'Ele pode ter matado os gatos para sacrifício em rituais de magia negra, pode ser para alimentar felinos, para fazer experiências ou só crueldade. Em principio ele demonstra ser uma pessoa equilibrada, colaborou com os policiais, é muito estranho. Quem tiver mais informações pode repassar pelo Disque-Denúncia', afirmou a delegada.

Fonte: rac.com.br

quarta-feira, 14 de março de 2012



Foi sancionado pelo prefeito de Teresina Elmano Férrer, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Teresa Britto (PV) que institui a Feira Municipal de Animais de Companhia na cidade. O texto do projeto define que seja realizada semanalmente uma feira dedicada a promover o encontro entre pessoas interessadas em adotar cães e gatos com os que pretendem doar um animal.

A Feira também se destina a prestação de serviços para os animais como vacina e castração, além da realização de ações educativas sobre posse responsável de animais e a coleta de dados para fazer o controle populacional de cães e gatos da cidade de Teresina.

A parlamentar que idealizou o projeto afirma que a implantação deste vai ser de extrema importância para a sociedade, visto que trará benefícios tanto para as pessoas como aos próprios animais. “Essas feiras serão vias através das quais os cidadãos interessados na adoção de animais terão um ambiente seguro para pratica de adoção e os bichinhos um lugar onde encontrarão o amor de um dono”, assegurou Teresa Britto.
Uma das preocupações da vereadora ao idealizar o projeto era o grande número de animais abandonados que vagam pelas ruas da cidade, muitas vezes com sérios problemas de saúde. Em determinados casos o principal motivo de abandono é a falta de preparo de alguns donos para enfrentar as dificuldades da criação como espaço reduzido para o desenvolvimento do animal, o surgimento de doenças e comportamento inadequado.

A realização e coordenação das feiras será auxiliada Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA).


FONTE 180GRAUS.COM.BR

terça-feira, 13 de março de 2012




Não basta ter um palatável ótimo ao cão. A ração precisa estar adequada para cada fase da vida e às condições de saúde do amigo de 4 patas.
Nos tempos atuais poucas pessoas têm condições de preparar diariamente uma alimentação caseira balanceada ao seu cão. Deste modo, a ração irar suprir essas dificuldades. Porém, devemos tomar certos cuidados na hora de comprá-la, pois há muitas rações que são feitas a base de muito sal e corantes, que provocam problemas de saúde ao cão, além disso, geram muitas fezes.
Pague mais caro na ração, procure marcas conhecidas, sendo assim, a melhor economia a ser feita quando se tratando do assunto. As recomendáveis são as da linha Super Premium, que são as rações de alta qualidade.
Para cada fase da vida do amigo de 4 patas existem rações que se adaptam a cada uma delas. Confira as informações, descobrindo o tipo de ração seu cão está precisando:
Cachorra gestante:
Durante a gestação e a amamentação, fêmeas precisam de reforço de energias e proteínas, evitando assim, quadros de eclampsias que poderão levar o animal a óbito, desse modo, ofereça a ela ração de filhote. Dê preferência a Linha Super Premiun.
Filhote:
Caso o filhote tenha desmamado cedo, após 30 dias até 45 dias de vida, nesse período ofereça a Papinha Desmame. Ela é vendida em Pet Shops. Após 45 dias de vida, dê ração a ele. Existem rações de diferentes formatos e padronizadas para cada variedade canina. Dê preferência a Linha Super Premiun.
Cão órfão:
Filhotes recém nascidos, por algum motivo, órfãos da mãe, podem ser alimentados com um substituto do leite materno. Ele é encontrado em Pet Shops. Existe também uma formulação caseira:
. 3/4 de xícara, sendo metade creme de leite integral + metade leite integral (de preferência, de cabra), caso não tenha, poderá ser de vaca
. 1 xícara de leite integral (de preferência, de cabra), , caso não tenha, poderá ser de vaca
. 2 ovos grandes
. 1/2 colher de sopa de proteína em pó (de fontes animais)
. 1/3 de uma colher de chá de pó de casca de ovos
. 5 gotas de limão
O pó de proteína é um opcional que, como o próprio nome explica, aumenta os níveis protéicos da fórmula. Escolha um produto à base de albumina, sem sabor, composto por 80% de proteína de origem animal. Produtos similares à base de soja não são adequados para filhotes. A proteína em pó pode ser comprada em lojas de suplementos para atletas.
As gotas de limão são opcionais, que potencializa a absorção do cálcio do pó de casca dos ovos no intestino do filhote.
Caso prefira optar por uma fonte de cálcio diferente, como gluconato ou lactato de cálcio, consulte um médico-veterinário para determinar a quantidade a ser oferecida. Não suplemente o cálcio sem o devido conhecimento. O excesso de cálcio faz mais mal do que uma leve deficiência neste mineral. Vale lembrar também que o cálcio porventura presente em complexos vitamínico-minerais para cães e gatos geralmente não contém esse mineral em quantidade suficiente.
Preparo:
Misture bem os ingredientes. Aqueça a mistura à temperatura do corpo e ofereça usando mamadeira de boneca, conta-gotas, seringa ou mamadeira própria para filhotinhos. É importante que o leite seja oferecido sempre aquecido. Para isso coloque a mamadeira dentro de uma panela com água quentinha (não muito quente). Mas atenção: precisar ficar à temperatura do corpo, caso contrário, o leite provocará queimaduras na boquinha e no esôfago do filhote. Para evitar acidentes, não use o micro ondas para aquecer a fórmula.
Antes de oferecer pingue algumas gotas na parte interna de seu pulso ou afira a temperatura usando um termômetro. A fórmula deve estar a 38 graus centígrados.
Como oferecer:
A quantidade varia de acordo com dias de vida, raça e porte. Se estiver em dúvida, consulte o veterinário ou consulte as recomendações dos rótulos de fórmulas comerciais. De modo geral, ofereça ao cãozinho apenas o suficiente para aumentar discretamente o abdômen, sem distendê-lo. Cuidado para não se empolgar. Interrompa a “mamada” antes do filhote perder o interesse, ou ele consumirá demais. O importante não é o volume oferecido a cada mamada, e sim a regularidade da oferta.
Após cada “refeição”, é preciso ter alguns cuidados importantes. Coloque o filhotinho para “arrotar”, como é feito com os bebês humanos. Massageie gentilmente a barriguinha do filhote para estimular o trânsito intestinal. Com um algodão limpo embebido em água morna, esfregue gentilmente a região genital e anal. Com isso você imita a mamãe cadela, que lambe essas regiões para estimular a micção e a defecação nos bebês. Quando o filhote completar três semanas de vida, você pode começar a adicionar um pouco de aveia cozida e um pouquinho de fígado, rim ou coração moído à fórmula. A partir da 4ª semana promova o desmame.
Cão adulto:
Cão de pequeno e médio porte virar adulto mais rápido do que o cão de grande porte. Todavia, o envelhecimento de um cão de pequeno e médio porte é mais tardio do que o cão de grande porte. Ofereça ao cão adulto ração adequada a sua variedade de porte.
Cão idoso:
O cão de grande porte vira idoso aos 7 anos de vida. Já, o de pequeno e médio porte, após 10 anos. O recomendável ao cachorro idoso são as rações apropriadas a essa fase de vida. Elas fortalecem a imunidade, retardam o envelhecimento, previnem alterações articulares e dão uma força extra ao intestino do cão idoso.
Cão obeso:
A obesidade é um caso sério. Ela poderá provocar doenças, como, câncer, parada cardiopulmonar entre outras complicações na saúde e bem estar do cão. Além de exercícios, deverá ser oferecido ao cão uma ração light.

Fonte: portaldacinofilia.com.br

segunda-feira, 12 de março de 2012








Sammi ficou tetraplégico em 2008, depois de lhe ter sido diagnosticado um defeito no sistema nervoso. Mas - contra todas as previsões - a força de vontade deste Springer Spaniel permitiu-lhe recuperar a mobilidade, surpreendendo os donos e os médicos-veterinários.

No vídeo é possível ver a dona, Janie, arrebatada ao ver a sua mascote voltar a caminhar, depois de quatro anos de terapias especializadas numa clínica veterinária na Califórnia, EUA.

Sammi era apenas um cachorrinho quando ficou paralisado, em Março de 2008, devido a um osso que começou a crescer dentro da sua coluna, pressionando a medula.

Os cirurgiões fizeram vários esforços, mas não conseguiram retirar o osso, pelo que o animal teve que se submeter a uma intensiva e dolorosa reabilitação, que consistiu sobretudo em exercícios de fortalecimento dos músculos, hidroterapia e fisioterapia a fim de alinhar a coluna.

Fonte: Boas Notícias.