Por que os cães correm atrás dos automóveis?.
Por puro instinto os cães correm atrás de automóveis, motos, bicicletas, outros cães, outros animais e até de seres humanos é o Instinto de Caça. Se estiverem em um grupo com outros cães, essa característica fica ainda mais aflorada. Esse comportamento tão comum entre os cachorros vem principalmente de um resquício do instinto predador: Qualquer coisa que se move pode servir como presa.
Além do instinto de caçador, alguns cães podem estar atuando por instintos territoriais, afastando o intruso motorizado de seu território. Outros ao perseguirem carros (geralmente cães pastores ou vira-latas com instintos de pastoreio), estão tentando trazer os carros rebeldes de volta para o “rebanho”.
Basicamente, qualquer cão estará determinado a caçar um objeto em movimento. Isso é muito engraçado, mas a verdade é que o movimento dos veículos aciona os instintos dos cães. E, pelo jeito, eles sentem um enorme prazer em persegui-los. Mesmo quando adultos, os cães mantém o espírito lúdico. A evolução canina manteve o brinquedo, por isso o cachorro se diverte correndo atrás das coisas.
Mas o que fazer?
Em primeiro lugar, tente descobrir porque seu cachorro corre atrás dos carros. No campo, onde as coisas ficam mais espaçadas e os vizinhos moram longe uns dos outros, os carteiros entregam as cartas em pequenos carros. Um cachorro perseguidor de carros pode entender a chegada diária desse veículo como uma invasão de território. Assim que o motivo do cachorro é entendido, a solução pode ser tão simples quanto apresentar o cachorro ao inimigo. Após alguns encontros amigáveis, talvez com uma brincadeira ou petisco, a ameaça desaparece e, com ela, o instinto perseguidor.
A perseguição predatória - aquela comum que nas grandes cidades vemos todos os dias - pode ser quase sempre corrigida usando uma corrente ou uma distração (como um barulho desagradável) para interromper o começo da perseguição. Quando o cachorro desviar a atenção, reforce seu comportamento com elogios e, às vezes, com um petisco. É claro que o único método infalível para evitar que um cachorro persiga os carros é mantê-lo preso com uma cerca ou corrente.
Tente dar a um cachorro que vê os carros como ovelhas desgarradas algo mais construtivo para fazer com seus instintos de pastoreio. Muito exercício físico, incluindo longas caminhadas ou corridas todos os dias ou jogos de correr e pular como com um frisbee. Estes cães são bons candidatos a esportes organizados como o flyball, uma espécie de corrida onde dois times de quatro cães competem em duas pistas separadas, e agility, esporte canino baseado em provas hípicas de obstáculos, em que o cão e o condutor competem juntos. Se você tem um cão de pastoreio (como um collie ou sheltie), a melhor coisa a fazer é treiná-lo para competições de pastoreio. Afinal, eles nasceram para isso! Aliás, isso é uma coisa que você deve levar em consideração ao adotar um cão de pastoreio. É preciso muito empenho para manter um cachorro desses ocupado, mas você e ele ficarão felizes se fizer esse investimento.
Fontes: dra. Karlla Patrícia - Bióloga/ Dr. William Fortney/ Como tudo funciona
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor