por Vitor Paiva(*).
Se uma tragédia como a ocorrida com o rompimento da barragem em Brumadinho revela com nitidez a ignorância e a ganância humana, evento desse tipo costumam também revelar em seu avesso a sensibilidade, inteligência e o amor de outros animais – nossos melhores amigos. Um cão chamado Vitinho tornou-se símbolo de tais sentimentos ao permanecer em vigília na casa de seus tutores, então desaparecidos.
Vitinho à espera dos tutores
Sua fidelidade e amor foram recompensados, depois que a família foi encontrada e pode se reunir com Vitinho. Segundo relatos, a família não conseguiu encontrar o animal antes de deixar a casa em fuga, por conta da lama que tomou Brumadinho. Depois que uma foto do cão foi publicada e compartilhada milhares de vezes, ele pôde enfim ser localizado.
![]() |
Bombeiros trabalhando no resgate de outros animais na região |
A casa na região metropolitana de Belo Horizonte, próxima a um local devastado pela catástrofe. A família saiu em buscas para tentar encontra-lo, mas o esforço havia sido até então em vão. No final do último domingo a casa foi liberada para o retorno – e para que o feliz reencontro possa finalmente acontecer.
![]() |
A lama em Brumadinho |
(*)Vitor Paiva-Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.
Fonte - Hypeness