domingo, 24 de novembro de 2013

Alimentação: Receitas Caseiras para gatos.








Alimentação: Receitas Caseiras para gatos.


A escolha da alimentação é sempre muito importante. Evite o uso de comida caseira. O melhor e dar ração, pois ela tem a quantidade de nutrientes que o gato precisa para levar uma vida saudável, além de evitar que seu gato suba nas mesas ou no fogão para pegar comida.

Evite o leite de vaca, pois pode dar diarréia, principalmente se ele ainda for filhotinho.

ATENÇÃO!
Ao optar por algum dos leites abaixo, evite ficar mudando o leite para evitar que o gato tenha problemas de digestão. Isso pode levá-lo a óbito.

Leite ideal para recém-nascidos:

- Leite pet próprio para recém nascido (Leite Pet)

- Leite para recém nascido (NAN 1 ou Nestrogeno 1)

Receita caseira para gatos recém nascidos:

ESSA RECEITA DEVE SER USADA APENAS SE VOCÊ REALMENTE NÃO TIVER CONDIÇÕES DE USAR UM DOS LEITES ACIMA.

SUBSTITUTO DO LEITE (SUSCEDÂNEO)

- 1 litro de leite com baixa lactose (a Betânea tem um longa vida)

- 2 colheres de creme de leite~

- 1 colher de açúcar

- 1 pitada de sal

Preparo

Bater a gema por 2 minutos, misturar com leite e levar ao fogo até ferver. Coloque o restante dos ingredientes, guarde em pote de vidro aberto na geladeira. (consumir em até 3 dias).

Em último caso:

- leite com menos lactose

- leite desnatado diluido em água

O substituto e as outras opções não costumam causar diarréia.

Escolha ração de filhotes para filhotes e de adultos para adultos, porque além de condizerem com as necessidades nutricionais, filhotes não conseguem comer a ração grande dos adultos.

Filhotes com dificuldade de adaptação à comida sólida devem tentar começar pela ração amolecida com água ou usar apenas ração em pasta(latinha).

Receita de ração caseira 1

Meio quilo de carne moída (ou peixe desfiado,ou frango desfiado)

Meio quilo da abóbora

Meio quilo de cenoura ou beterraba

Um molho de espinafre batido no liquidificador

Duas xícaras de arroz integral

Misture tudo e cozinhe bem até a abóbora ficar bem mole. Esta mistura não deve ser congelada e agüenta, em média, 3 dias na geladeira.

Receita caseira 2

- Cenoura e chuchu, cozidos e sem casca

- Peito de frango

- Couve

- Se você quiser, pode colocar um pouco de arroz

Passe tudo no liquidificador para formar uma papinha.

Essa receita é ótima e usada por vários criadores de gatos, serve também para recuperar animais debilitados.

A higiene do alimento

Todo gato tem sua própria freqüência de refeições, podendo chegar a várias vezes por dia, sempre divididas em pequenos volumes.

No sentido de respeitar o balanço nutricional das refeições prontas, é essencial não se adicionar nada. Os gatos organizam o espaço em que vivem dividindo-se em pequenas áreas: uma área de alimentação, uma de descanso e uma de higiene para eliminação dos dejetos. A localização das vasilhas de comida e água é muito importante.

Um alimento úmido e enlatado, se oxida no ar rapidamente, fazendo com que o gato perca seu interesse por ele. Para durabilidade é necessário protegê-lo da oxidação.

Dicas

Reforço – Os gatinhos com mais de dez anos tem, normalmente, sua capacidade digestiva diminuída, dificuldades para mastigar, perda de paladar e olfato. Eles precisam de uma alimentação mais mole e atraente, menos fósforos, proteínas de qualidade e boas doses de vitaminas C e E. Se bem cuidado o felino doméstico pode chegar aos 20 anos.

Intestino – Dê óleo mineral de 15 em 15 dias para o gato eliminar com facilidade as fezes e bolos de pêlo que se acumulam no intestino. O óleo mineral também deixa o pêlo mais brilhante e sedoso. Evite dar doces ao seu felino.(ISSO SÓ DEVE SER FEITO SE SEU GATO FOR MUITO PELUDO)

Filhotes – As gatinhas grávidas, ou em amamentação e os filhotes precisam de alimentação reforçada, ambos necessitam de mais cálcio e vitaminas.

Proteínas – O gato precisa ingerir proteínas para obter os aminoácidos essenciais ao seu crescimento, o bom funcionamento do sistema imunológico e a manutenção da saúde. A carência de aminoácidos como a taurina e a arginina podem provocar vômitos, cegueira e anomalias nos filhotes.

Fonte: http://upacfortaleza.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor