O gato Bob tem tudo para trilhar o mesmo sucesso estrondoso do cachorro travesso de Marley & Eu. E isso inclui conta no Twitter (com 12 mil seguidores), página no Facebook e até mesmo um fã clube (o Gatos de Rua).
O reconhecimento veio depois que o britânico James Bowen, dono do gato de rua, escreveu a história sobre como Bob o ajudou a deixar de ser um sem-teto viciado em heroína aos 33 anos. A obra já vendeu mais de 250 mil cópias e foi traduzida em 18 idiomas, além de render R$ 97,5 mil (o equivalente a 30 mil libras).
Foi assim que tiveram início as conversações com um agente de Hollywood sobre a ida da história para as telas. À frente da negociação está Mary Pachnos, a mesma agente literária que fechou o acordo de Marley&Eu. Vale lembrar que a versão estrelada por Owen Wilson e Jennifer Aniston fez quase R$ 30,5 milhões (US$ 15 milhões) apenas na estreia.
"Eu devo tudo a Bob”, disse James ao Daily Mail. O tudo a que James se refere começou há cinco anos, quando encontrou Bob, morrendo de fome e ferido, na escada do apartamento do governo onde mora, em Tottenham, no norte de Londres.
“Ele estava escondido no meu prédio. Tinha uma grande ferida na lateral.” Lutando para manter-se longe das drogas, James relutou em ficar com o gato. Depois de três dias, limpou suas feridas e usou seus últimos trocados, cerca de R$ 91 para medicá-lo. Na época, ele ganhava apenas R$ 81 por dia. Dependente de metadona e vivendo em um apartamento de um quarto pequeno, a vida de James não ia nada bem.
Logo, a rotina diária que um animal de estimação requer era um desafio. James não pretendia mantê-lo e tentou libertá-lo. Mas Bob sempre voltava. Até que um dia, James saiu para sua rotina habitual de tocar nas ruas de Londres por dinheiro e Bob o seguiu. Subiu no mesmo ônibus que James e pulou em seu pescoço. Os dois começaram, então, a trabalhar juntos.
Enquanto James canta, Bob se enrola em um cobertor. Logo no primeiro dia, sem que Bob fizesse nada, as pessoas começaram a jogar moedas. Com Bob, James passou a levar para casa três vezes a quantia que conseguia antes por dia.
Rapidamente as pessoas estavam trazendo petiscos para Bob, brinquedos, até mesmo roupas. A fama do felino começou a crescer com os vídeos feitos por fãs e postados no YouTube (veja acima e abaixo).
Mesmo assim, quando James foi abordado pela agente literária Pachnos, ficou surpreso. “Ela disse que estava atrás de nós por semanas e queria saber se eu estava interessado em contar minha história. Seis meses depois, tínhamos um livro.”
A edição ficou seis meses nas listas de top-10 dos mais vendidos e chegou ao primeiro lugar de não-ficção atualmente. A versão infantil já está no forno. O livro, contudo, vai deixar de fora os detalhes do passado de James, como o consumo de drogas e se concentrar em sua ligação com Bob. Até finalizar a negociação com Holywood, James e Bob estão de volta às ruas, mas apenas duas vezes por semana.
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