domingo, 21 de abril de 2013

Cidade planeja matar dois mil cães e gatos.






por www.diariodarussia.com.br/ahebrasil.com.br






Imagem Folha de São Paulo- Sochi:cães abandonados


As autoridades de Sochi, na Rússia,  anunciaram que estão planejando exterminar mais de dois mil cães e gatos abandonados para garantir a segurança dos visitantes durante os próximos Jogos Olímpicos de Inverno e promover a imagem da cidade. Nos próximos dois anos, a administração local pretende investir quase US$ 55 mil para capturar e se desfazer dos animais abandonados, os quais, segundo informações não oficiais, atacam entre 5 e 10 pessoas por dia.

O deputado do Rússia Unida que representa Sochi na Duma, Sergei Krivonosov, reconhece que é mais caro investir em abrigos, mas diz que esta alternativa seria mais humana (?!). No último sábado, o parlamentar convocou os ativistas pelos direitos dos animais para uma grande passeata, onde os manifestantes pediram propostas mais realistas e justas para o controle do número de cães e gatos nas ruas da cidade.

A responsável pela organização do protesto, Olga Noskovets, disse que matar os bichos seria uma medida pouco inteligente, já que, além de levar a um aumento temporário da população de ratos, pouco tempo depois, o número de cachorros e felinos abandonados voltaria aos níveis atuais.

Cidade anfitriã das Olimpíadas de Inverno de 2014, Sochi, na Rússia, criou polêmica nesta quinta-feira ao anunciar um plano para exterminar mais de dois mil gatos e cachorros de rua antes da realização dos Jogos. Em um processo de seleção publicado este mês na internet, o resort que hospedará o evento solicitou aos concorrentes que "descartem" 2.028 animais até o fim do ano.


Sochi tem sido tomada por cães e gatos de rua que, em algumas ocasiões, atacaram crianças, disse um porta-voz da cidade.


A empresa contratada deverá organizar grupos para trabalhar de 5h às 8h da manhã e receberá 57 mil dólares (cerca de R$ 115 mil) pelo serviço.



Ativistas locais fizeram um protesto pedindo para que os animais sejam esterilizados ou levados para um abrigo.


- Quando você traduz a linguagem burocrática para a linguagem humana, descartar significa matar - disse o jornal "Trud", revelando o plano do "matadouro".


De acordo com o porta-voz da cidade, o processo de seleção ainda não foi levado adiante por falta de candidatos.


- A proposta foi muito criticada, mas não somos cruéis. Estamos tentando resolver um problema. Nós temos grupos de animais na cidade e, as vezes, eles atacam crianças. Muitas vezes esses animais estão doentes e transmitem essas doenças - explicou o porta-voz.


Diante da polêmica, Sochi já cogita a possibilidade e contruir abrigos e esterilizar os animais para evitar o extermínio de cães e gatos.




Fonte: diario da russia/ ahebrasil.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor