terça-feira, 16 de julho de 2013

Voluntários criticam decreto no Rio que determina castração de animais.


Voluntários criticam decreto no Rio que determina castração de animais.
Do G1 Rio




Os integrantes de associações de proteção aos animais criticam o decreto da prefeitura, que determina que os animais oferecidos para adoção devem estar recuperados, sadios e esterilizados.

Segundo os defensores, o decreto dificulta a adoção de cães e gatos. A lei está em vigor desde a semana passada e muda as regras para quem quer fazer feiras de adoção, como a da Praça Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte do Rio, conforme mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (8).

Membros de sociedades protetoras dos animais acreditam que a castração de gatos com menos de quatro meses e de cães com menos de seis meses é arriscada. De acordo com eles, a cirurgia poderia deixar sequelas, como a má formação dos órgãos e incontinência urinária.

"Como essa esterilização é uma cirurgia arriscada, raramente uma pessoa vai se propor a fazer isso. Quem protege, quer o melhor para o animal", explicou a veterinária Andréa Lambert.

Feiras de adoção
O decreto pode comprometer a realização de feiras de adoção. As entidades protetoras dos animais dizem que os filhotes representam 90% das adoções. Na semana passada, os protetores de cães e gatos chegaram a fazer um protesto em frente à Prefeitura do Rio.

O secretário municipal de Defesa dos Animais, Cláudio Cavalcanti, disse que ouviu diversas entidades nacionais e internacionais antes de chegar a decisão.

"Eu perguntei pelo mundo inteiro, recebi subsídios e e-mail dizendo 'vá em frente, você está certo'. A partir dos quatros meses não há o menor perigo de você prejudicar. Com isso, nós vamos conter. Porque se nós temos um gatinho e uma gatinha, em dez anos, eles vão procriar 4.732 gatos, que vão estar soltos por aí", declarou o secretário.

Serviço gratuito de esterilização
A prefeitura disse que o serviço gratuito de esterilização de animais é oferecido para qualquer cidadão em unidades do município e que esse procedimento deve ser agendado pessoalmente em oito postos de atendimento da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais nos bairros: Vicente de Carvalho, Engenho de Dentro, Praça Seca, Realengo, Bonsucesso, Coelho Neto, Guaratiba e Largo do Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor