sábado, 31 de maio de 2014

O gato ideal pra você.







por Tudo Sobre Gatos

Gamarra



As crianças tem pedido por um gato. Você já os segurou o máximo possível, mas agora, deve decidir se quer ou não ter o compromisso de vinte anos com um novo amigo felino. Para quem já teve um cachorro, ter um gato parece que não é grande coisa – sem treinamento em casa, caminhadas diárias ou aulas de obediência. Mas se você for um novato em cuidar de animais, pelos nos móveis, impressão de pata em bancadas e brincadeiras às 3 da manhã – para não mencionar o treinamento na caixa de areia e manutenção diária – pode fazer alguns se habituarem. Tempo deve ser encontrado na agitada agenda para aparar, alimentar e brincar. Se você está pensando em adotar um gatinho, leve em consideração o fator tempo de sobra para socialização e supervisão para garantir que o resultado final seja bem ajustados ao gato adulto.


Aparência


Os gatos têm apenas uma função ao longo dos séculos: controle de parasitas. Apenas nos últimos cem anos foram realizadas reprodução seletiva – sinônimo da subida do gato como companheiro. A maioria dos gatos de raça pura se enquadram em um dos seguintes três grupos com base nas características físicas.

• A raças naturais – americanos e britânicos de pelo curto, Persas e Maine Coon foram desenvolvidos para climas frios. Eles têm uma longa e espessa camada; pesada, corpos alongados (quadrados) e são o grupo mais calmo em termos de nível de energia.

• Os semi-estrangeiros – Azul Russo, Abissínios, Ocicats estão entre o grupo cujo corpo tem formas mais enxutas e mais muscular do que as raças naturais. Eles têm os olhos um pouco ovais e suas cabeças são em formato de cunha. Seu nível de atividade é geralmente moderada com alguns de exceções de muita energia, como os Abissínios.

• Os orientais – Siameses, Birmânia, Cornish Rexes originários de climas mais quentes; eles tem pouca gordura corporal e poucos pelos. Quase tudo neles é alongado – pernas, caudas, orelhas e corpo – para permitir uma maior área de superfície para refrigeração eficiente. Esses gatos são os mais ativos e faladores.


Adote um gatinho vira-lata





Ainda assim, menos de 10% dos gatos, tanto dentro como fora dos abrigos, são raças puras. A maioria – comuns aos gatos – tem traçado seu caminho para tornar-se o número de um dos animais mais populares no Brasil.

Quando você tiver tomado a decisão de comprometer-se a um gato, procure também no Facebook e em sites de ongs protetoras. Sempre tem gatinhos disponíveis para adoção, de todas as idades, tamanhos e cores.

A diversidade felina residente em abrigos e grupos de resgate garante que você encontrará um espírito parecido com o seu. Muitos abrigos vacinam, vermifugam e fazem exame para leucemia felina antes de colocarem os gatos para adoção. Alguns abrigos também castram antes da adoção.


Como escolher o gato ideal


Antes de ir visitar feirinhas e abrigos, considere suas necessidades e expectativas. Se na sua casa todos trabalham tempo integral, recomendo pular gatos jovens e adolescentes (com menos de dezoito meses de idade) e adotar um gato mais adulto cujas necessidades de energia será mais fácil satisfazer. Se você for um proprietário de gato novato, fique longe dos gatos “excessivos” –excessivamente tímido, agressivo e exigente, eles podem fornecer um grande desafio para a sua primeira experiência. A sua melhor aposta é o gato simpático, não tímido, que se esfrega em um dedo estendido oferecido através das grades da gaiola e que se aconchega e ronrona quando você o segura. Este perfil é particularmente uma boa opção para famílias com crianças menores de sete anos de idade.

A cor ou padrão do pelo é importante? Sempre escolha um gato que atraia você, mas lembre-se de que a maravilhosa rajada escondendo-se na parte de trás da gaiola pode muito bem se esconder assim que for solta em sua casa. Um gato que é social e descontraído em um abrigo geralmente tem a desenvoltura para atender as solicitações que a vida joga em seu caminho. Considere o gato como um todo, não apenas um elemento – como a cor.

Um gato em sua vida pode adicionar calor, humor e paz de espírito. Um gato pode ensinar seu filho a empatia pelos outros, mantendo seus segredos. Se você pode se comprometer, um gato está esperando melhorar sua vida da maneira que só um animal de estimação é capaz.

Fonte: http://tudosobregatos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor