quarta-feira, 18 de junho de 2014

Gatos têm maior necessidade de alimento no inverno.






Lúcia Vinheiras Alves







No maior estudo até à data realizado em gatos domésticos para avaliar as necessidades alimentares destes animais é agora publicado na revista científica PLoS One e cientistas alertam que gatos consomem 15% menos alimentos nos meses de verão quando comparado com os meses de inverno. 

O estudo desenvolvido por investigadores da School of Veterinary Science, da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, e do Royal Canin Research Centre, em França, envolveu trinta e oito gatos de várias raças, géneros e idades. 

Aos animais que durante quatro anos foram monitorizados no Royal Canin Research Centre foi-lhes colocada uma coleira com um chip que lhes permitia ter acesso ao recipiente de comida sempre que assim o desejassem e registava as vezes e horas em que os animais se alimentavam. 

Esses dados foram depois cruzados com dados sobre o clima na região para que os cientistas pudessem avaliar se as necessidades alimentares mudavam com as alterações de temperatura e da duração da luz do dia. 

No artigo publicado na PLoS One os investigadores indicam que «o consumo de alimentos foi menos nos meses de verão (junho a agosto) e maior durante os meses do outono e inverno (de outubro a fevereiro), com um consumo intermédio na primavera (março a maio) e no início do outono (setembro)». 

Os investigadores revelam que «períodos de picos e de quedas na ingestão de alimentos coincidiram com picos e quedas na temperatura e duração do dia. Em conclusão, em média a ingestão de alimentos no verão é aproximadamente menos 15% que a ingestão de alimentos durante os meses de inverno e provavelmente isso deve-se aos efeitos das temperaturas exteriores e diferenças na duração da luz do dia».

Neste sentido, aconselham os investigadores, o «efeito sazonal na ingestão de alimentos deverá ser considerado quando se estima a manutenção das exigências diárias de energia dos gatos».








Fonte: www.tvciencia.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor