sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Cão e Grama










Quem tem um cão ou gato em casa já deve ter visto o bicho comer grama. A princípio isso pode parecer estranho, já que as "verduras" em geral não fazem parte da dieta desses pets. Muitos inclusive acreditam que essa atitude pode fazer mal ao animal, e muitas vezes o impedem de comer grama. Mas isso está totalmente errado. Os médicos-veterinários Eduardo Filetti e Ana Paula Correia explicam que "o ato de ingerir grama é puramente instintivo, cada animal determina a quantidade necessária.


O mais interessante é que esse ato faz com que nossos cães, mesmo que instintivamente, consumam a clorofila, que inibe o crescimento bacteriano em feridas, combate as infecções de gengiva, de garganta e de úlceras gástricas e previne inflamações de intestino. Ela também é responsável pela renovação de tecidos, promove uma flora intestinal saudável para o animal e ativa enzimas para produzir vitaminas A, E e K".


O fato de cachorros comerem grama está diretamente ligado a seus parentes próximos, tais como lobos e raposas. Mas, de acordo com os médicos-veterinários entrevistados, cães comem gramas e matinhos quando se sentem com o estômago "enjoado". A grama age como um irritante do estômago, fazendo o animal vomitar a comida "indesejada" ou o "veneno" ingerido.


"Comer grama faz bem para o animal! Cães e gatos podem ingerir grama normalmente. No caso dos felinos, o ato de ingerir grama ajuda na regurgitação de bolas de pelo, que se formam no estômago à medida que o gato lambe o próprio corpo para se higienizar. Nos cães, a grama também melhora o funcionamento do intestino e ajuda a expulsar, por meio do vômito, alimentos que estejam causando mal-estar", afirmam.



1.Dor de barriga nos cães
A principal e mais comum explicação sobre esse assunto é o mal-estar gastrointestinal do cão. Diversos veterinários defendem que a grama atua como erva medicinal nesses casos.

Então, se você reparou que o seu cão tem ingerido um pouco de grama ou até mesmo as plantas de seus vasos e do jardim, não se desespere: é muito provável que ele esteja sentindo um desconforto gastrointestinal, e tem ingerido essas plantas como forma de remediar o desconforto.

Nessas situações de mal-estar estomacal e/ou intestinal, não é necessário fazer nada. O próprio cão já ingere a planta para que o organismo volte ao normal naturalmente. O que acontece é que a grama é responsável por "irritar" o estômago, com a função de incentivar o corpo do animal a expelir o alimento que o fez mal.

2. Técnica de caça do cachorro
Existe uma teoria que explica o fato de o cão comer grama quando está caçando alguma presa. Acredita-se que é uma forma que o cachorro encontra para reunir diversas informações sobre o animal que está perseguindo, através do gosto e do cheiro da planta.

3. Suplemento à dieta do cãozinho
Outra teoria interessante é a que compara os hábitos do cão com os de seus semelhantes selvagens. Os lobos e raposas, por exemplo, caçam animais herbívoros e, assim, indiretamente, têm acesso aos nutrientes das plantas.

Acredita-se, dessa forma, que o cachorro possui um desejo instintivo de adicionar grama à sua alimentação, pois, em alguns momentos da sua vida, algumas fibras presentes na planta são necessários fazendo com que ele instintivamente a ingira. Também é possível observar esse comportamento espontâneo quando o animal come terra, que pode significar a falta de minerais, tais como o cálcio e o fósforo.

4. Pode ser apenas tédio do cachorro
Até mesmo o tédio e a falta de atividade física podem levar o cão a ingerir grama.

"Meu cachorro come grama. Ele pode estar com algum problema?"

Observe com que frequência seu animal tem comido grama.
Apesar de ser muito normal ver um cão comendo grama uma vez ou outra, a frequência pode indicar problemas mais complicados do que um simples desconforto no aparelho digestivo. Assim, caso o seu animal esteja comendo muita grama, por longos períodos de tempo, o ideal é que ele seja levado ao médico veterinário.






Veterinários fazem ressalva


Tanto Eduardo quanto Ana Paula enfatizam que não é todo tipo de grama que o animal pode comer. "É preciso ter cuidado com a grama de jardins, do quintal ou da calçada, que pode estar contaminada com agrotóxicos e venenos. A ingestão desse tipo de grama pode ser tóxica e também, o que é muito preocupante, trazer endoparasitas (parasitas que vivem no interior do corpo) para o animal. Outro cuidado é com as plantas tóxicas cultivadas em casas e jardins, como a comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, coroa-de-cristo, costela-de-adão e muitas outras. Portanto é mais seguro adquirir no mercado um produto próprio para cães e gatos, desenvolvido especialmente para que os pets possam se abastecer de fibras vegetais, sem agrotóxicos e sem toxidez ao organismo", finalizam.










Eduardo Ribeiro Filetti é médico-veterinário - CRMV-SP n.º 5.100 - formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor titular de Fisiologia Médica na Universidade Santa Cecília. Site: http://www.filetti.com.br


Ana Paula Correia é médica-veterinária (CRMV-SP 15.151).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor