A prefeitura municipal de Taubaté, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua intensificando os mutirões de castração de cães e gatos. O objetivo é evitar a procriação indesejada contribuindo para diminuição da incidência de animais nas ruas da cidade, minimizando os riscos de zoonoses, tanto em animais quanto na população humana.
Com a intensificação dos mutirões, já foram realizadas mais de 750 castrações nos dois primeiros meses de 2012, no próprio CCZ e nos bairros do Belém e Caieiras . De acordo com a Drª Mylene Iemini, veterinária responsável pelo CCZ, este número representa que, evitou-se em média, o nascimento de 9 mil filhotes em um ano, tomando como base duas crias por ano e seis filhotes por cada, muitos desses animais estariam vagando nas ruas da cidade.
Todas as castrações de animais realizadas pelo CCZ são gratuitas e realizadas em animais de munícipes carentes ou recolhidos nas ruas.
Outras ações desenvolvidas pelo CCZ são as Palestras sobre Posse Responsável, o Projeto “CCZ vai a Escola” e as Feiras de Adoção, realizada todos os sábados, na Praça Dom Epaminondas, das 8 às 12 horas, disponibilizando para adoção filhotes e animais adultos.
Essas ações fazem parte do conjunto de projetos educativos efetuados pelo Centro de Controle de Zoonoses. “A conscientização é feita à população para estimular a posse responsável. Animais soltos oferecem risco à saúde humana. Diminuir o abandono é propiciar um convívio livre de doenças para todos”, afirma Milene.
Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3625.5047 ou comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Amácio Mazzaropi, s/nº (próximo ao Hotel Fazenda Mazzaropi), das 14 às 16:30 horas.
Fonte:Diário de Taubaté
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor