quinta-feira, 8 de março de 2012






Atenção para não perder: começa no dia 17 de março.


A Secretaria Municipal de Saúde realiza, em março, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Catanduva está entre as 57 cidades, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, que terão vacinação em massa.

Além de Catanduva, a lista de cidades ainda conta com São José do Rio Preto, Barretos, Santa Fé do Sul, Paulo de Faria e Sales. No município, a vacinação ocorrerá nos dias 17 e 18, 24 e 25 e 31 de março e nos dias 1º de abril, das 8 às 17 horas (confira abaixo relação de locais, com endereço).

Neste ano, a previsão é imunizar mais de 23 mil animais. São 19.182 cães e 4.149 gatos. A vacina já está disponível, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, no Centro de Controle de Zoonoses. Cães e gatos da zona rural já foram vacinados. O trabalho foi realizado no dia 25 de fevereiro.

“É importante que os donos levem seus animais para a vacinação, principalmente porque ficamos dois anos sem que pudesse ser feito o trabalho de imunização. Vamos evitar que a raiva faça vítimas. A doença não tem cura”, lembra o veterinário Lincoln Horita. É importante ressaltar que não serão disponibilizadas vacinas para aplicação caseira. Os proprietários devem levar os animais até o local indicado. Para pessoas que possuam mais de dez animais em casa, é indicado o agendamento prévio.

Doença

A raiva é uma doença causada pelo Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que ataca animais mamíferos e é transmitida ao homem principalmente pelo cão e pelo gato. O único modo de se evitar a raiva é pela vacinação dos animais que podem transmitir o vírus. A transmissão ocorre quando o vírus, presente na saliva dos animais infectados, entra no organismo de um animal sadio ou de um humano, através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo que não exista agressão. Grave, a doença causa sérios problemas de saúde e pode até levar à morte.

Vacina

De acordo com o Centro de Zoonoses, as doses de vacina contra a raiva em cães e gatos que serão utilizadas em Catanduva são importadas, com origem francesa, pelo Ministério da Saúde.

Podem ser vacinados animais a partir de três meses, inclusive fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. O proprietário recebe um comprovante de vacinação do animal, que é válido por um ano.


Fonte: oregionalonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor