Não basta ter um palatável ótimo ao cão. A ração precisa estar adequada para cada fase da vida e às condições de saúde do amigo de 4 patas.
Nos tempos atuais poucas pessoas têm condições de preparar diariamente uma alimentação caseira balanceada ao seu cão. Deste modo, a ração irar suprir essas dificuldades. Porém, devemos tomar certos cuidados na hora de comprá-la, pois há muitas rações que são feitas a base de muito sal e corantes, que provocam problemas de saúde ao cão, além disso, geram muitas fezes.
Pague mais caro na ração, procure marcas conhecidas, sendo assim, a melhor economia a ser feita quando se tratando do assunto. As recomendáveis são as da linha Super Premium, que são as rações de alta qualidade.
Para cada fase da vida do amigo de 4 patas existem rações que se adaptam a cada uma delas. Confira as informações, descobrindo o tipo de ração seu cão está precisando:
Cachorra gestante:
Durante a gestação e a amamentação, fêmeas precisam de reforço de energias e proteínas, evitando assim, quadros de eclampsias que poderão levar o animal a óbito, desse modo, ofereça a ela ração de filhote. Dê preferência a Linha Super Premiun.
Filhote:
Caso o filhote tenha desmamado cedo, após 30 dias até 45 dias de vida, nesse período ofereça a Papinha Desmame. Ela é vendida em Pet Shops. Após 45 dias de vida, dê ração a ele. Existem rações de diferentes formatos e padronizadas para cada variedade canina. Dê preferência a Linha Super Premiun.
Cão órfão:
Filhotes recém nascidos, por algum motivo, órfãos da mãe, podem ser alimentados com um substituto do leite materno. Ele é encontrado em Pet Shops. Existe também uma formulação caseira:
. 3/4 de xícara, sendo metade creme de leite integral + metade leite integral (de preferência, de cabra), caso não tenha, poderá ser de vaca
. 1 xícara de leite integral (de preferência, de cabra), , caso não tenha, poderá ser de vaca
. 2 ovos grandes
. 1/2 colher de sopa de proteína em pó (de fontes animais)
. 1/3 de uma colher de chá de pó de casca de ovos
. 5 gotas de limão
O pó de proteína é um opcional que, como o próprio nome explica, aumenta os níveis protéicos da fórmula. Escolha um produto à base de albumina, sem sabor, composto por 80% de proteína de origem animal. Produtos similares à base de soja não são adequados para filhotes. A proteína em pó pode ser comprada em lojas de suplementos para atletas.
As gotas de limão são opcionais, que potencializa a absorção do cálcio do pó de casca dos ovos no intestino do filhote.
Caso prefira optar por uma fonte de cálcio diferente, como gluconato ou lactato de cálcio, consulte um médico-veterinário para determinar a quantidade a ser oferecida. Não suplemente o cálcio sem o devido conhecimento. O excesso de cálcio faz mais mal do que uma leve deficiência neste mineral. Vale lembrar também que o cálcio porventura presente em complexos vitamínico-minerais para cães e gatos geralmente não contém esse mineral em quantidade suficiente.
Preparo:
Misture bem os ingredientes. Aqueça a mistura à temperatura do corpo e ofereça usando mamadeira de boneca, conta-gotas, seringa ou mamadeira própria para filhotinhos. É importante que o leite seja oferecido sempre aquecido. Para isso coloque a mamadeira dentro de uma panela com água quentinha (não muito quente). Mas atenção: precisar ficar à temperatura do corpo, caso contrário, o leite provocará queimaduras na boquinha e no esôfago do filhote. Para evitar acidentes, não use o micro ondas para aquecer a fórmula.
Antes de oferecer pingue algumas gotas na parte interna de seu pulso ou afira a temperatura usando um termômetro. A fórmula deve estar a 38 graus centígrados.
Como oferecer:
A quantidade varia de acordo com dias de vida, raça e porte. Se estiver em dúvida, consulte o veterinário ou consulte as recomendações dos rótulos de fórmulas comerciais. De modo geral, ofereça ao cãozinho apenas o suficiente para aumentar discretamente o abdômen, sem distendê-lo. Cuidado para não se empolgar. Interrompa a “mamada” antes do filhote perder o interesse, ou ele consumirá demais. O importante não é o volume oferecido a cada mamada, e sim a regularidade da oferta.
Após cada “refeição”, é preciso ter alguns cuidados importantes. Coloque o filhotinho para “arrotar”, como é feito com os bebês humanos. Massageie gentilmente a barriguinha do filhote para estimular o trânsito intestinal. Com um algodão limpo embebido em água morna, esfregue gentilmente a região genital e anal. Com isso você imita a mamãe cadela, que lambe essas regiões para estimular a micção e a defecação nos bebês. Quando o filhote completar três semanas de vida, você pode começar a adicionar um pouco de aveia cozida e um pouquinho de fígado, rim ou coração moído à fórmula. A partir da 4ª semana promova o desmame.
Cão adulto:
Cão de pequeno e médio porte virar adulto mais rápido do que o cão de grande porte. Todavia, o envelhecimento de um cão de pequeno e médio porte é mais tardio do que o cão de grande porte. Ofereça ao cão adulto ração adequada a sua variedade de porte.
Cão idoso:
O cão de grande porte vira idoso aos 7 anos de vida. Já, o de pequeno e médio porte, após 10 anos. O recomendável ao cachorro idoso são as rações apropriadas a essa fase de vida. Elas fortalecem a imunidade, retardam o envelhecimento, previnem alterações articulares e dão uma força extra ao intestino do cão idoso.
Cão obeso:
A obesidade é um caso sério. Ela poderá provocar doenças, como, câncer, parada cardiopulmonar entre outras complicações na saúde e bem estar do cão. Além de exercícios, deverá ser oferecido ao cão uma ração light.
Fonte: portaldacinofilia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor