quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Três boas razões para adotar um bichinho ao invés de comprar.











por Marina Celinski (do DAQUIDALI)






Os animais de estimação são ótimos COMPANHEIROS, ajudam a entreter as crianças e se tornam verdadeiros integrantes da família. Depois de tomar a decisão de TER UM BICHINHO EM CASA, é importante buscar um animal que se encaixe nas características da família e no espaço da casa. Mas antes de comprar um bichinho, você já pensou em adotar?

Algumas organizações especializadas em proteção animal oferecem um serviço de RESGATE E ADOÇÃO DE BICHINHOS que estavam em situação precária. Depois de recolher os animais, proceder com a castração e as vacinas necessárias, estas instituições ajudam cães e gatos a encontrarem um novo lar. 

“A adoção é um ato de amor incondicional. A pessoa que quer fazer a diferença na vida destes animais contribui quando dá um lar seguro para eles. Os vira-latas são resistentes, muito simpáticos e têm bom temperamento”, enumera CLAUDIA DEMARCHI, diretora da ONG Clube dos Vira-Latas (perfil no FAcebook aqui)



ANIMAL NÃO É GRIFE



Ao invés de gastar dinheiro para pagar por uma espécie específica, que tal pensar no retorno que você terá de um cachorro comum? De acordo com VANICE ORLANDI, presidente da União Internacional Protetora dos Animais – UIPA, os animais que são adotados se tornam muito AGRADECIDOS AOS DONOS E POR ISSO SÃO MAIS CARINHOSOS. “São cachorros e gatos que precisam de um lar e não faz sentido incentivar o comércio de um ser vivo quando há tantos outros em estado de abandono.”

Vanice ressalta ainda que ao comprar um filhote há incentivo para a reprodução dos bichinhos. “Às vezes as pessoas fazem a cadela criar APENAS PARA VENDER O FILHOTE. Existem casos de quem chega a MENTIR SOBRE A RAÇA para lucrar mais para a venda”, revela.



DIMINUIR O NÚMERO DE ANIMAIS ABANDONADOS

Adotar um animal contribui para diminuir o número de cães e gatos abandonados, que chega a ser de 30 MILHÕES NO BRASIL, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde. Nas grandes cidades, a estimativa é de que haja UM CACHORRO ABANDONADO PARA CADA CINCO HABITANTES.

“Hoje a relação das pessoas com os animais está mudando e eles são parte da nossa família. Então a adoção se torna uma maneira de AJUDAR ESTA POPULAÇÃO DE ANIMAIScarentes”, afirma Claudia Demarchi.

VANTAGEM DE ADAPTAÇÃO

Antes de permitir a adoção, a ONG buscará entender o perfil da família que quer adotar o animal. “Existem questionários para ANALISAR O PERFIL de quem vai adotar e a pessoa se compromete em cumprir com aqueles critérios. Geralmente, buscamos incentivar a adoção de animais que SE ENCAIXAM COM AS CARACTERÍSTICAS DA FAMÍLIA”, afirma Vanice. 



Como os animais disponíveis para adoção geralmente são adultos, é possível perceber qual o TEMPERAMENTO e saber como será a INTERAÇÃO dele com cada integrante da família. “No caso do filhote, ele ainda irá desenvolver suas características e pode não conseguir se adaptar. Ele também dará mais trabalho para a família, que precisará arcar com alguns custos veterinários exigidos nos primeiros meses de vida do animal”, destaca a diretora.

Fonte:http://www.cenariomt.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor