sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Transfusão rara de sangue de cão salva gato doente.










Transfusão rara de sangue de cão salva gato doente.

© Marathon Veterinary Hospital





Uma transfusão de sangue canino salvou a vida a um gato doente nos EUA. O procedimento, muito raro, foi realizado o mês passado no Marathon Veterinary Hospital, no estado norte-americano da Florida, depois de o animal ter sido diagnosticado com uma anemia grave.

De acordo com o jornal local KeysInfoNet, os gatos são, ao que os especialistas sabem, os únicos animais a conseguir receber transfusões de sangue de cão, neste caso proveniente de um banco de sangue canino da região de West Palm Beach.

A transfusão durou quatro horas e foi a opção escolhida pelos veterinários quando constataram que o gato Buttercup estava com os níveis de glóbulos vermelhos nos 7%, muito abaixo do mínimo recomendado (35%), o que indicava uma anemia. 

A alternativa seria esperar pelo envio de sangue felino de um outro hospital, mas o tempo era pouco e os médicos decidiram avançar - com sucesso. "Numa situação como esta, administrar sangue felino do tipo A a um gato com sangue tipo B pode causar uma reação grave", explica Sean Perry, veterinário que conduziu o procedimento.

"De fato, nestes casos, é mais seguro dar aos gatos sangue de cão. É uma solução que já foi usada no passado mas não é comum", conta o médico, acrescentando que "o Buttercup não mostrou quaisquer sinais de rejeição durante a transfusão". 

Segundo os especialistas, o organismo dos gatos não dispõe de anticorpos contra os antigénios - substâncias que fazem reagir o sistema imunitário - do sangue dos cães mas, depois da transfusão, estes anticorpos desenvolvem-se, o que faz com que não seja possível realizar mais do que um procedimento do gênero no mesmo felino.

Desde a transfusão, garante o dono, Ernie Saunders, Buttercup voltou a ser mais ativo, apesar de continuar a tomar esteroides e antibióticos e necessitar de 'check-ups' regulares no hospital veterinário.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor