segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Cães de Pastoreio











O melhor amigo do homem também pode ajudar no campo


Para pastoreio de rebanho, trabalhos com cegos ou como animais de estimação, cães são mesmo os melhores amigos do homem.

Enquanto o border collie e o pastor alemão são excelentes para o cuidado do rebanho, o pastor-belga é ideal para investigações policiais. O golden retriever, dócil, é muito usado como cão-guia e é um ótimo animal de estimação. 



1- Pastor-belga malinois

Inteligente, ágil e dotado de ótima capacidade para aprender e executar comandos, o pastor-belga malinois (lê-se “malinoá”) é uma referência de raça canina para a função de guarda. Para farejar, capturar e proteger, o cão é o preferido por agentes de segurança quando é necessário o uso de animal em operações policiais de investigação.
Apesar de contar com um temperamento amigável, age com energia quando é necessário defender o dono ou a propriedade.



Contar com a ajuda de um cão no manejo de rebanhos facilita e traz economia ao trabalho dos pecuaristas no campo, mas o animal precisa ter aptidão de pastoreio e ser treinado. Além da habilidade, o baixo custo para mantê-lo, sendo a alimentação de qualidade a única exigência, é outra vantagem para o produtor que se vale da alternativa.

A border collie também apresenta qualidades para ser um animal de companhia, para participar de práticas esportivas e de competições de agility. Por ser dócil, amiga, gostar de crianças, ser fiel e devotada ao dono, é fácil de criar, seja em residências, chácaras, sítios ou fazendas. Rústico e cheio de vigor, o cão não demanda cuidados especiais com saúde, apenas vacinas e vermífugos de rotina.

3- Pastor alemão

Proteção é com ele mesmo, assim como versatilidade. Além de companheiro, o instinto de guarda do pastor-alemão o qualifica como ótimo guia para cegos e, no campo, desempenha ótimo trabalho na condução de ovelhas. De faro aguçado, é um dos preferidos em operações policiais e de bombeiros para encontrar drogas e fazer buscas em escombros.



4- Golden retriever
Ao mesmo tempo robusto e ágil, meigo e alerta, ativo e obediente, o golden retriever tornou-se uma raça canina multitarefa. Criado como cão de caça na Escócia no fim do século XIX, logo passou a ser o companheiro ideal de nobres bretanhos na modalidade esportiva.

Porém, ao longo do tempo, sua vocação para o trabalho ganhou popularidade, exercendo vários tipos de funções, como guia para cegos, farejadores de drogas, pastoreio, apartação e tratamentos terapêuticos.

Dócil, companheiro e de rápido aprendizado, no Japão, Inglaterra e Estados Unidos o golden retriever é uma das criações que apresentam o maior número de cães de raça.


Fonte: Revista Globo Rural



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor