sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Próstata Canina Fique Alerta






Novembro azul para os pets já se foi, mas os cuidados devem continuar. 

O aumento da próstata é geralmente diagnosticada na meia-idade para cães não castrados antigos. A próstata em cães tem a mesma função que o de machos humanos. Este artigo dá-lhe algumas dicas básicas para esta condição médica em caninos.

A maioria das pessoas evitam receber seus cães castrados, porque a operação vai fazê-los gordos e preguiçosos. Isso é um mito. Só o exercício inadequado e superalimentação fazem isso.Assim como em humanos, a glândula da próstata em cães desempenha as funções para proporcionar nutrição para o esperma, e aumenta a sua mobilidade de modo que seja adequada para a fertilização. Um problema comum com esta glândula é o seu crescimento anormal causando a ampliar e dá origem a sintomas urinários desagradáveis. Esta condição é conhecida como prostatomegalia, e o seu risco aumenta com a idade e é mais comum em cães não castrados. Cães castrados, por outro lado, têm menos probabilidade de ter esta condição.

O aumento da próstata em cães pode indicar:

  • HPB (Hiperplasia Prostática Benigna)
Esta é a forma mais comum de prostatomegalia em cães. A hipertrofia benigna e simétrica da glândula da próstata, hiperplasia prostática benigna são desencadeadas pela libertação da testosterona da hormona sexual. Esse hormônio desencadeia um aumento no tamanho e as células da próstata ampliam a próstata. Veterinários têm encontrado principalmente este problema apenas em cães não castrados.

  • Prostatite
Cães machos não castrados também têm uma predisposição alta a prostatite que é a inflamação da glândula da próstata causada por infecção bacteriana. A infecção pode ser aguda ou crônica. A forma crônica é conhecida por causar infertilidade em animais afetados.

  • Câncer de próstata
Enquanto os dois acima condições são mais prováveis ​​de ocorrer em cães não castrados, o câncer de próstata pode afetar até mesmo os castrados. Este estado, contudo, é raro em caninos. O aumento da próstata causado por câncer é geralmente assimétrico.

Os sintomas

Dependendo do que causou a doença, os sintomas podem variar. Os sintomas mais comuns que ficam na superfície incluem:

  • » Constipação (aumento da próstata continua pressionando contra o reto
  • » O esforço de defecar(as amostras de cães para defecar só aumentam a pressão sobre a próstata)
  • » Fezes planas (devido ao espaço comprimido, as fezes atingem uma forma plana, enquanto que são excretadas)
  • » Anormal marcha (para evitar a pressão sobre a próstata, as pessoas chamam isso como “caminhar sobre ovos”)
  • » Ocorrência de sintomas como febre, sangue na urina, vômitos, fezes moles, dor ao urinar são fortes indícios de prostatite
  • » Prostatomegalia causada por câncer de próstata pode ter os mesmos sintomas listados acima. No entanto, os sintomas que pode ser, na verdade, o cancro geralmente indicam primeiros sintomas de estádios avançados da doença.

Tratamento

Nem todos os cães com HPB sofrem de desconforto urinário ou sofrimento e, assim, o tratamento é recomendado para cães que o fazem. Esta abordagem é chamada de “espera vigilante”. O tratamento recomendado é a castração enquanto encolhe a próstata aumentada, assim, aliviando os sintomas desconfortáveis. Como a castração vai deixar o animal infértil, alguns donos de cães não preferem este método. Nesses casos, existem medicamentos que ajudam a diminuir a glândula ampliada temporariamente sem afetar a fertilidade. Esses medicamentos, no entanto, tem sua própria quota de efeitos colaterais e os proprietários devem discuti-los com um veterinário.

Para lidar com prostatite, terapia de longo prazo de antibióticos é necessário. No caso do cancro da próstata, no momento em que o cancro é diagnosticado ele já é avançado, o que acontece na maioria dos casos. Mas o método usual de tratamento inclui a cirurgia e radioterapia. Embora a esterilização ajuda a prevenir e curar BPH, isso não tem efeito sobre o cancro.

A castração – a melhor prevenção

A definição básica de esterilização em animais é a de retirar os órgãos que são responsáveis ​​para a reprodução. Esta prática é considerada como sendo a mais eficaz quando realizada nos animais antes de 6 meses de idade. Este processo evita que a glândula da próstata a desenvolver-se como não há produção de testosterona. Um cão macho maduro, quando esterilizado, terá a glândula encolhendo para cerca de 1/4th do seu tamanho anterior. Portanto, se a próstata não aumenta de tamanho, normalmente não haverá possibilidade mínima de prostatomegalia.


A castração tem outros benefícios além de diminuir o risco de aumento da próstata. Um cão castrado será menos suscetível a hérnias perineais ou tumores penianos. O cão vai ser menos agressivo, menos territorial, relativamente mais calmo do que caninos não-castrados, e menos propenso a doenças contagiosas como ele seria menos interessado em busca de fêmeas no cio. A maioria dos proprietários de cães atesta o fato de que os caninos castrados são mais carinhosas.

🔺Nota: A informação fornecida neste artigo é apenas para educar o leitor. Ela não se destina a ser um substituto para o aconselhamento de um veterinário qualificado.

Fonte: caes.topartigos.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor