quinta-feira, 10 de maio de 2012




Meow, um gato de 2 anos que ficou famoso nos Estados Unidos por pesar mais de 17 kg, morreu durante o fim de semana de complicações causadas por sua obesidade mórbida, informou nesta segunda-feira o abrigo animal The Santa Fe Animal Shelter & Humane Society, onde vivia.

"Queridos amigos, estou arrasada em compartilhar com vocês que a dificuldade respiratória que Meow estava experimentando na semana passada tirou sua a vida às 16:30 de sábado", diz um comunicado publicado por uma representante do abrigo no Facebook nesta segunda-feira.

O animal chegou ao abrigo, localizado em Santa Fé, no Estado americano do Novo México, em abril deste ano, após a sua dona, uma senhora idosa, não conseguir cuidar mais dele. Logo após sua chegada, os responsáveis do abrigo o pesaram com 17,7 kg - gatos adultos usualmente pesam entre 3,2 kg e 5,4 kg.

Meow se tornou personagem de reportagens de televisão nos EUA e suas fotos, publicadas na página do Facebook da instituição que o abrigou, foram compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais.


Com informações da agência AP





Obesidade felina.

Por Camila Carnicelli - Médica veterinária

Ao contrário do que muitos pensam, um gato gordo não é sinal de beleza e de saúde. O único gato gordo que conheci que não teve problemas de saúde em decorrência ao excesso de peso se chama "Garfield". Sim, esse mesmo, dos quadrinhos e desenhos. A Obesidade felina é um problema que acomete muitos gatos hoje em dia. Sua causa é a mesma que em cães ou humanos: O desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético, ou seja, alta ingestão de calorias e pouco gasto.

O que causa obesidade?
A causa da obesidade pode ser por distúrbios metabólicos, o que na maioria dos casos não acontece, ou por causas comportamentais que é a causa mais freqüente na pratica clínica. Com a domesticação, os gatos passaram a ter hábitos muito diferentes do que tinham em vida selvagem. Tinham seus dias divididos em diversas atividades que dispendiam um grande gasto energético. O dia do gato era dividido em caçar, dormir, comer, brincar e limpar-se.

• Os gatos tinham o hábito de caçar sua alimentação, o que tomava tempo e muita energia.

• Gatos selvagens dormiam em média 12 horas por dia, gatos em ambientes "domésticos" dormem até 18 horas por dia, o que diminui muito seu tempo de vigília e com isso o gasto energético.

• O Hábito de se limpar é uma atividade que dispende muito tempo para gatos, cerca de 30% do seu tempo de vigília, que pode ter um significado social em caso de higiene mútua.

• Brincar era um hábito restrito aos filhotes, hoje deve ser estimulado durante toda a vida do animal, pois é uma importante forma de gastar energia.

Gatos obesos apresentam um risco 4 vezes maior de se tornarem diabéticos. Alguns animais obesos apresentam um tipo de diabetes que ao perder peso e ficar em ótima condição corporal essa alteração pode ser corrigida.

Como prevenir ?
Para evitar o ganho de peso, a dieta do gato deve ser ajustada de acordo com o modo de vida e os hábitos do animal. Por exemplo: Se for um animal castrado, que fica confinado em um apartamento sem atividade física alguma, ele deve comer uma ração de baixa energia e deve-se oferecer a quantidade indicada pelo fabricante de acordo com o peso do animal. Existem no mercado rações de excelente qualidade com uma variedade incrível de sabores e hábitos de vida: gatos castrados, gatos de apartamento, gatos sensíveis, gatos de apetite seletivo, e por aí você escolhe o que mais se adapta ao seu animal.

Procure orientação médica.
Estudos recentes indicam que mais de 25% da população felina apresenta sobrecarga de peso ou são obesos. O emagrecimento de um animal nessas condições deve ser orientado e assistido por um Médico Veterinário, pois emagrecer um gato requer um cuidado maior do que emagrecer um cão. A perda de peso no felino deve ser mais lenta, pois ao emagrecerem de forma brusca eles podem desenvolver uma doença chamada Lipidose Hepática gerando sérias complicações metabólicas.

Fonte: bbel.uol.com.b

3 comentários:

  1. Que peninha era lindo e fofo! Eu gosto de gatos infelizmnte nem nos e nem os animais pertencem a esse mundo todos nos vamos embora um dia.

    ResponderExcluir
  2. Que peninha era lindo e fofo! Eu gosto de gatos infelizmnte nem nos e nem os animais pertencem a esse mundo todos nos vamos embora um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Muitas vezes apenas queremos dar carinho e negligenciamos na dieta dos bichanos ou dos cães.

      Excluir

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor