domingo, 8 de julho de 2012




CÃO OU GATO?


Se a opção foi Gato...

Uma vez que você tenha decidido que um animal é bem-vindo em casa, sua origem é provavelmente uma das primeiras questões que surgem.

Gato Comum ou de Raça?

Um gato de raça, nascido de indivíduos selecionados pelo criador e bem socializados, oferece a garantia de que você encontre os critérios morfológicos estabelecidos pelo padrão da raça. O mesmo vale para as principais características de sua personalidade. Portanto, ele deve se integrar ao novo lar sem problemas. Às vezes, isto é um pouco mais difícil com um gato comum, quando não se sabe seus ascendentes e o ambiente de suas primeiras semanas de vida. Além disso, é difícil saber como será sua aparência quando adulto e como seu comportamento vai se desenvolver.

O companheiro ideal

Escolher um filhote de raça implica pensar sobre que tipo de companheiro você quer. Elegante como o Abissínio, fofo como o Britsh, imponente e calmo como o Maine Coon... Os diferentes tipos de raças felinas oferecem tanta diversidade que vale a pena buscar mais informações. Clubes afiliados são os lugares certos para se informar e conseguir os endereços dos criadores.

A visita a uma exposição de felinos oferece uma oportunidade única de descobrir, de uma só vez, uma grande parte da diversidade e beleza dessas raças, e também conversar com os criadores que estiverem expondo seus animais. Quando for possível, recomenda-se uma visita ao local onde o filhote nasceu e começou a crescer, uma vez que isto possibilita conhecer melhor seu ambiente, suas condições de socialização, além de fortalecer sua escolha.

A socialização de um filhote, que acontece entre a segunda e a sétima semana de vida é, sem dúvida, um estágio muito importante para seu desenvolvimento. Ela condiciona, em grande parte, seu comportamento adulto, uma vez que é durante este período que o filhote aprende a perceber como normais os eventos e situações com os quais vai se deparar.

Macho ou fêmea?

As fêmeas são mais carinhosas, os machos mais distantes...Às vezes, é assim mesmo ou até o contrário!! De fato, não há um gato de um sexo que seria mais amável se fosse de outro. A esterilização, muito recomendada, a não ser que se queira ser um criador, reduz consideravelmente a diferença de comportamento entre machos e fêmeas.

Muito mais do que o sexo, é a socialização adequada do filhote que vai garantir um relacionamento agradável entre homem e gato. Portanto, defina a natureza de seu futuro companheiro e oriente sua escolha de acordo com seu próprio estilo de vida.

Se a escolha for Cão....

A escolha do filhote é um momento de muita importância para a vida do dono e da família, assim como de todos que vão conviver com aquele cachorro futuramente. É importante frisar que a aquisição de um filhote para ser bem feita deve ser consciente e responsável.

Muitas pessoas compram filhotes por impulso, sem saberem de fato o que estão levando para casa, e enfrentam muitos problemas futuros por causa disto. Muitos acabam desistindo do cachorro, dando para outras pessoas ou até mesmo abandonando o filhote ou o cão já adulto. Antes de se pensar em comprar ou adotar um cachorro deve-se pensar primeiramente” Que tipo de cão eu quero?”.É importante que se tenha em mente, antes de se comprar o filhote o que se espera dele. Algumas pessoas querem um cão de guarda, outras uma companhia para dentro de casa, outros gostam de cães esportistas e outros não têm tempo nem disposição para exercitar seus cães. Alguns querem um filhote bem treinado e bem comportado e outros ainda querem um cachorro para brincar com seus filhos. Neste caso é válido lembrar que deve-se avaliar a tolerância da raça escolhida às brincadeiras das crianças. Alguns cães como o Terra nova e o São Bernardo, entre outros, costumam ser muito pacientes com crianças e são algumas das raças mais recomendadas para conviver com crianças pequenas, ao contrário de outras raças, especialmente cães muito pequenos que, por serem mais frágeis, não são muito tolerantes com as crianças já que as brincadeiras das mesmas podem vir a machucá-los. Outras raças como o setter irlandês, por exemplo, têm muita energia e são ótimos para acompanhar as brincadeiras das crianças mais agitadas, enquanto outras raças, como o yorkshire preferem a tranquilidade e podem desapontar as crianças que esperavam no cachorro um companheiro para brincadeiras mais enérgicas.

Todas as diferentes raças que existem têm diferentes aptidões e diferentes funções, e se informar sobre a raça que você quer comprar ou adotar antes de levá-la para casa é a melhor maneira de saber se ela se adapta ao seu estilo de vida e ao que você espera dela.

Raças como o husky siberiano, apesar de sua aparência de lobo, não servem como cães de guarda pois não possuem instinto territorial forte e não desconfiam de estranhos. Outras raças como o fila brasileiro possuem este instinto e são excelentes cães de guarda. Cães como o pug embora sejam ótimos cães de apartamento e companhia não são uma boa opção se você quer um cão que lhe acompanhe durante caminhadas e exercícios. Raças como o collie e o border collie são raças maravilhosas, mas que precisam de atividade e de passeios ou ficarão entediados e podem se tornar destrutivos.

Vale dizer que cães de raças de guarda, para serem bons cães de guarda, não necessitam do tratamento que muitas vezes recebem aqui no Brasil. O confinamento e a não socialização do cão, bem como maus tratos que hoje ainda constituem, infelizmente, uma prática relativamente comum para tornar o cão violento são os verdadeiros responsáveis por acidentes lamentáveis que muitas vezes ocorrem em grandes cidades do Brasil. O verdadeiro cão de guarda possui o instinto territorial e desconfia de estranhos atacando os invasores de seu território e defendendo sua família. Por isso a importância da escolha da raça e da “posse responsável” independente do que se queira do cão.

Uma vez escolhida a raça de acordo com o que o futuro dono espera dela, é hora de escolher qual filhote. Existem no Brasil casos de “pastores alemães” que nao fazem a guarda direito, “labradores” que são agressivos demais e de “akita” que são mais latidores do que deveriam. Isso acontece porque muitos donos acham que se o cachorro tiver a aparência da raça, entao ele vai se comportar exatamente como o normal daquela raça. O que não corresponde a verdade. A raça de um cachorro envolve mais que apenas a aparência, envolve temperamento. Um bom exemplar em uma determinada raça será aquele que tiver a aparência correta e o temperamento correto. Então, além de escolher a raça o futuro dono deve escolher um filhote daquela raça que tenha o temperamento adequado.

Como fazer isso? É sempre difícil, ao ver o filhotinho com 2 meses de idade e saber se ele vai ser agressivo ou covarde, latidor ou não. Por isso deve-se sempre olhar os pais da ninhada e ver o temperamento deles, o temperamento de um cão também é algo genético, então se os pais forem bons guardas, maiores a chance dos filhotes também se tornarem bons guardas ao crescer.

Filhotes de Pet shops e feiras de animais devem ser evitados, o ideal seria que não se vendessem cães desta maneira. Estes filhotes normalmente são separados da mãe e dos irmãos mais cedo do que é correto o que pode causar problemas de comportamento futuros; Eles ficam confinados em espaços pequenos demais para filhotes em desenvolvimento o que pode causar problemas estruturais dependendo do tempo que permanecerem a venda; Eles ficam expostos a outros cães que podem transmitir doenças, principalmente em pet shops onde também funcionam consultórios veterinários; Em alguns casos um filhote demora mais tempo para ser vendido que os irmãozinhos e fica sozinho por dias inteiros até ser comprado por alguém, o que quase sempre causa um trauma e “medo de ser abandonado” e de ficar sozinho no filhote e faz com que ele “dê um verdadeiro escândalo” ao ser deixado sozinho por 5 minutos.

Além disto quase sempre a origem destes filhotes é desconhecida, não se sabe quais os pais da ninhada, de maneira que é impossível saber se ele tinham o temperamento correto e se eram ou não saudáveis. A saúde dos pais é muito importante para que o futuro dono se proteja contra doenças hereditárias em seu novo cãozinho.

Procurar um filhote de um canil confiável é maneira mais correta e mais segura de se adquirir um filhote saudável e sem traumas. Mas, infelizmente, algumas pessoas ainda acham que comprar cães em um canil é caro demais e preferem filhotes de pet shops. Lembre-se que, se o seu filhote acabar desenvolvendo uma doença congênita, não há cura para ela e que o tratamento é bem mais caro que o preço do filhote, isso sem falar no sofrimento do animal e da família.

Mesmo dentro de uma ninhada saudável e de temperamento típico ainda existem algumas diferenças de comportamento. Alguns filhotes são mais dominantes e irão precisar de uma educação mais firme, outros mais submissos entre outras variantes que influenciam na personalidade do cão. Em alguns casos o próprio criador por experiência pode indicar quais filhotes são mais indicados às pretenções do futuro dono, se isso não ocorrer, o próprio dono pode aplicar um teste de temperamento, ou pedir para que o criador realize um, para determinar quais filhotes são mais adequados a seu estilo de vida. O teste mais utilizado para isso é o teste de temperamento de Volhard ou teste Volhard mas existem outros testes de temperamento.

Se o dono estiver decidido que raça deve comprar, onde deve comprar e qual filhote da ninhada é mis adequado para ele, então é hora de preparar achegada do cãozinho em casa. Alguns acessórios serão necessários e se informar sobre a cuidados com a saúde também. Qualquer um que queira um cachorro para si deve saber que ter um cachorro em casa não é barato, mas com toda a certeza vale muito pena!
Lembre-se: Comprar ou adotar um filhote é um ato de responsabilidade! Muitos cães são abandonados quando os donos descobrem que eles são mais caros ou dão mais trabalho do que imaginaram a princípio, é preciso estar consciente que um cachorro significa mais um membro na sua família, mais despesas e mais trabalho, mas também mais companhia e mais carinho.

Referências utilizadas:
Revista cães e cia
Enciclopédia do cão Royal Canin
Fonte: Seu Cachorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor