quinta-feira, 12 de julho de 2012


A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário e que, ainda, gera uma série de questionamento sobre qual a maneira de contaminação em humanos. Muitas pessoas acreditam que o contágio está diretamente ligado ao contato com animais, principalmente com gatos. Porém, a principal forma da doença ser transmitida é pela ingestão de carne crua ou mal cozida e pelo consumo de legumes, frutas e verduras mal lavadas.

Segundo a médica veterinária Bianca Ricci Borba, responsável pelo serviço de Medicina Felina do Hospital Veterinário Batel, apenas 1% dos gatos domésticos transmite a doença, pois para isso o animal deve estar doente. 
-“O gatinho contrai o toxoplasma quando se alimenta da carne crua ou come insetos, ratos e bichos que contenham cistos do protozoário. Por isso é muito raro adquirir a doença de felinos, pois eles não são a principal fonte de transmissão”, esclarece.


A médica explica que o gato com toxoplasmose elimina os oocistos uma única vez na vida, por apenas alguns dias. Esta eliminação ocorre dez dias após o animal ter sido infectado e, para a pessoa contrair a doença, ela precisa ter contato com as fezes do felino 48 horas depois dele eliminá-las. 
-“Ou seja, para uma pessoa ser infectada por meio do gato é preciso que ele realmente esteja doente e eliminando os oocistos. Além disso, a caixa de areia precisa ficar suja por no mínimo 24 horas e, após a limpeza, a pessoa leve a mão suja à boca. Caso contrário o ciclo da doença não se completa”, afirma Bianca.

Para a veterinária alguns cuidados básicos podem evitar a contaminação pela doença como manter hábitos de higiene pessoal. 
-“Algumas precauções são essenciais como ferver o leite antes de consumir, não tomar água de origem desconhecida, cozinhar bem os alimentos, além de sempre lavar as mãos antes de ingerir qualquer alimento”, recomenda.

Já no caso do gatinho a médica aconselha não alimentá-lo com carne crua ou mal cozida, fazer a limpeza da caixa sanitária diariamente e evitar que ele tenha acesso à rua. 
-“Além disso, para que o bichinho fique sempre saudável, o ideal é manter o animal vacinado e vermifugado e fazer visitas frequentes ao veterinário”, lembra a veterinária.

Fonte: paranashop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor