quarta-feira, 20 de junho de 2012







Assim como os humanos, os animais devem ser vacinados contra a gripe anualmente. Os surtos da doença crescem nos dias frios e no período das férias escolares, quando os donos viajam e os cães são deixados em hotéis e canis. A aglomeração aumenta o risco de contaminação da gripe, já altamente contagiosa.

Os principais sintomas nos cães são tosse seca, que costuma piorar com exercícios físicos e agitação, e secreção nasal. Em casos mais graves, o cão pode apresentar secreção nos olhos, corisa, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados, o quadro pode evoluir para uma pneumonia e levar o animal ao óbito.

“É imprescindível que o proprietário leve o animal ao médico veterinário para que o diagnóstico e tratamento sejam feitos”, disse o veterinário Andrei Nascimento. Ele recomenda que se evite lugares em que há concentração de animais, como canis, pet shops, parques e outros, porque a probabilidade de transmissão da doença é maior nesses ambientes.

Para os cães já infectados pela gripe, o tratamento básico é feito à base de antibióticos, xaropes para alívio da tosse, anti-inflamatórios e confinamento do animal, evitando que ele fique exposto ao frio, vento, à umidade, além de evitar banhos.

A estudante Giovanna Marques é dona do pug Theodor, 1 ano. O cão tem a imunidade baixa e gripa com facilidade. “As gripes são mais comuns no frio. Ele já está até acostumado ao tratamento e não dá trabalho para fazer nebulização”, disse.

Prevenção

A gripe canina é causada principalmente por vírus e bactérias. A vacina é a melhor forma de proteger o pet contra a doença. Animais a partir de três semanas de vida devem ser imunizados. As vacinas não só protegem contra a infecção como reduzem a eliminação dos agentes infecciosos no ambiente. A vacina também pode ser utilizada como alternativa prática. Por exemplo, se o cão vai para um hotelzinho, ele deve tomar a vacina 72 horas antes.

“A revacinação anual é recomendada para animais expostos ao risco de infecção e para os que vivem em locais onde o número de casos da doença é grande”, disse o veterinário Andrei Nascimento.

Procure o seu veterinário e informe-se.

Fonte:Valeriana Medrado Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor