segunda-feira, 18 de junho de 2012




O Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro esclarece a população sobre a relação dos morcegos com a vacinação contra a raiva em cães e gatos e alerta para a importância da vacinação. Quem ainda não levou o animal de estimação para receber a vacina deve procurar o Centro de Controle de Zoonoses. No CCZ a vacinação continua sendo feita diariamente das 7 às 17 horas.

Neste ano as vacinas antirrábicas foram disponibilizadas nos municípios onde foram encontrados morcegos contaminados e isolado o vírus, entre eles Rio Claro.

Embora os morcegos sejam animais importantes ao equilíbrio do meio ambiente, sua proximidade nos centros urbanos tem causado sérios problemas de saúde pública, entre eles a transmissão da raiva. Além disso, os abrigos em forros de imóveis, árvores de calçadas e praças podem transmitir doenças por acúmulo de fezes, como a histoplasmose, doença pulmonar transmitida por fungos na poeira das fezes secas.

Há mais de mil espécies de morcegos. Apenas três são hematófagas (que alimentam-se de sangue). Duas alimentam-se de sangue de aves e apenas uma alimenta-se de sangue dos mamíferos. Mas qualquer das espécies, como mamíferos que são, podem adquirir a raiva e por viverem em colônias e terem o hábito de se lamberem uns aos outros, acabam transmitindo a raiva pela saliva a outros integrantes do bando.

Os hábitos dos morcegos são noturnos. Se um morcego estiver voando durante o dia ou cães e gatos caçarem um morcego, deve-se imediatamente ligar para o Centro de Controle de Zoonoses. O morcego nunca deve ser tocado, mesmo se estiver morto. Caso o animal seja encontrado caído no chão, deve-se informar o CCZ, que enviará um funcionário treinado e vacinado até o local, o morcego será recolhido e enviado imediatamente ao Instituto Pasteur para exames antirrábicos. Constatando-se a contaminação pelo vírus da raiva, os animais que tiveram contato com o morcego ficarão sob observação por pelo menos dez dias e receberão a vacina. Caso ocorra qualquer tipo de contato ou agressão deve-se procurar o serviço de saúde imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor