sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Adenocarcinoma nasal.











As imagens disponíveis sobre a doença, são simplesmente horríveis;
razão pela qual não as publicamos

Adenocarcinoma nasal é caracterizada pela lenta infiltração progressiva e local de tecido que reveste as cavidades nasais (cavidades) por células cancerosas epiteliais glandulares. Eles começam geralmente de um lado dos seios nasais. No entanto, o adenocarcinoma nasal normalmente torna-se bilateral, envolvendo ambos os lados das cavidades nasais. O adenocarcinoma é a causa mais comum de doença neoplásica nasal em cães domésticos, sendo mais comum do que fibrossarcoma, condrossarcoma carcinoma escamoso e outras formas de câncer nasal. Ainda assim, tumores nasais não são especialmente comuns em caninos.
Causas de Adenocarcinoma Nasal

Apesar de uma pesquisa intensa em animais e humanos, a ciência médica ainda não descobriu as causas precisas das diferentes formas de adenocarcinoma, incluindo o adenocarcinoma nasal. A exposição crônica a poluentes ambientais tem sido sugerida como um possível fator contribuinte em cães que passam a maior parte de seu tempo em ambientes urbanos. Exposição ao fumo passivo (de cigarros), pó de madeira e ou toxinas de carros e outros poluentes têm sido ligadas a tumores nasais em cães domésticos.



Num sentido mais geral, quase todos os cancros são “causados” pela reprodução celular e crescimento de tecido que ocorre a uma taxa acelerada e descontrolada. Normalmente, a maioria das células do corpo tem um ciclo de vida pré-determinado e quando morrem são substituídos de uma maneira ordenada que é controlada pelos genes do cão. Quando algo perturba este processo genético normal, mutações celulares podem ocorrer. Estas células mutantes tendem a reproduzir a uma taxa alarmante e muito rapidamente, sem a regulação normal. Eles podem se acumularem em massas, tumores, que pode expulsar as células normais e prejudicar funções corporais normais simplesmente pela sua presença ocupando espaço.

Além disso, as células cancerosas não são mais capazes de desempenhar as funções que as células predecessoras normais faziam. Como elas continuam a se multiplicar, sem padrão ou efeito, as células filhas da mesma forma não têm capacidade para realizar funções celulares normais. As células cancerosas podem entrar na corrente sanguínea do cão ou o sistema circulatório linfático indo para diversas partes do corpo, no processo chamado metástase. Elas podem aparecer em qualquer parte do corpo e continuam a reproduzir-se incontrolavelmente, causando dano tecidual e progressiva destruição.

Além da composição genética inerente de um cão e possíveis mutações genéticas, existem carcinógenos ambientais que podem aumentar o risco de cancro em animais de companhia. Carcinógenos podem ser comidos (ingerida), inalado ou contatados fisicamente, causando eventual alteração no código genético do cão e uma deterioração do sistema normal de freios e contrapesos que controla a função celular ordenada.

Os sintomas de Adenocarcinoma Nasal

Adenocarcinoma nasal geralmente envolve a lenta invasão progressiva local do revestimento das cavidades nasais por neoplásicas células glandulares. Tipicamente, uma cavidade nasal é afetada em primeiro lugar, e depois a outra cavidade também é afetada. Os sintomas podem incluir:
>Corrimento nasal – unilateral e ou bilateral (que vem de apenas uma ou de ambas as narinas); + ou – muco e ou pus (secreção nasal mucopurulenta); + ou – sangue fresco (hemorrágico corrimento nasal); + ou corrimento nasal;
>Hemorragias nasais (epistaxe) – intermitente e progressiva; unilateral e ou bilateral (vindo de uma ou ambas as narinas).
>Lacrimejamento excessivo (estouro anormal de lágrimas; epífora).
>Olhos mal posicionados (protrusão anormal ou abaulamento dos olhos;).
>Espirros e ou espirro reverso
>Mau hálito (halitose)
>Falta de apetite (inapetência, anorexia).
>Convulsões (com metástases para o tecido cerebral)
>Deformidades faciais (espaço de ocupação massas; alterações ósseas).
>Deformação do palato duro
>Deformação do maxilar superior (maxila)
>Dor (especialmente no seio nasal ou quando a boca está aberta)
>Bloqueadas as passagens nasais (narinas obstruídas)
>Dificuldade respiratória (dispneia) através de uma ou ambas as narinas (obstrução física)
>Linfonodos (gânglios linfáticos especialmente mandibulares)

Cães em maior risco

Médio porte para cães de raças grandes parecem ter um risco aumentado de desenvolvimento de adenocarcinoma nasal, e também pode haver um risco ligeiramente maior no sexo masculino, embora as razões para essas predisposições relatados não são bem compreendidos. Tal como acontece com muitos tipos de câncer, os animais mais velhos são mais comumente afetadas.

Prevenção de Adenocarcinoma Nasal

Porque a causa de adenocarcinoma nasal não é compreendida, é praticamente impossível para descrever um protocolo de prevenção significativa. Infelizmente, pouco se sabe sobre como evitar qualquer tipo de câncer em animais de companhia.

Notas especiais

O diagnóstico precoce quase sempre melhora o prognóstico para um cão com câncer. Quando um proprietário percebe um caroço ou inchaço na face de seu cão, uma profusão anormal de um ou ambos os olhos, hemorragias nasais espontâneos, sem motivo aparente ou não percebe que seu amigo apenas “não está fazendo direito”, ele deve levar o seu animal de estimação para o veterinário para um check-up o mais cedo possível.Com diagnóstico rápido, tratamento agressivo e gerenciamento contínuo, os cães com adenocarcinoma nasal pode passar a viver confortavelmente por meses ou anos.

Adenocarcinomas pode afetar vários órgãos glandulares em cães domésticos, além de tecido nas cavidades nasais, incluindo: glândulas salivares, glândulas da tireoide, pulmões, pâncreas, rins, pele (glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas), estômago, intestinos delgado e grosso, reto, sacos anais e glândulas da próstata.

Tratamento

Adenocarcinoma nasal pode ser difícil de tratar. Em muitos casos, pode ser administrado, apesar de que a cura completa é raramente alcançada. Metas terapêuticas incluem aliviar o desconforto, impedindo ainda mais a metástase, a remoção, tanto quanto possível do tecido canceroso e prolongando a boa qualidade de vida do cão.

Opções de tratamento

Se um cão tem recorrentes hemorragias nasais incontroláveis (epistaxe), o tratamento médico imediato pode incluir sedação, embalagem das passagens nasais com gaze embebida em medicação e aplicação de compressas frias para o nariz do cachorro e focinho. Antibióticos estão disponíveis se a infecção bacteriana secundária for confirmada, e esteroides ou não esteroides anti-inflamatórios podem ser recomendados.

A cirurgia é o tratamento para muitos cancros caninos. No entanto, a cirurgia por si só raramente é eficaz para o tratamento de adenocarcinoma nasal, uma vez que é virtualmente impossível de ressecar todas cirurgicamente o tecido anormal nos pequenos espaços confinados das cavidades nasais. Certamente, a maior parte do tecido localizado afetado, incluindo corneto afetado ou outros ossos da face e dos tecidos que os revestem, pode ser removida cirurgicamente, quer antes, ou após o tratamento com radiação, dependendo da localização e gravidade da infiltração cancerosa. As amostras de biópsia a partir de qualquer excisão cirúrgica vão ser enviadas para um laboratório de diagnóstico, onde qualificados patologistas veterinários irá examinar as amostras microscopicamente para determinar o tipo exato de cancro e se as margens cirúrgicas adequadas foram obtidas. Quando uma massa focal canceroso é removida, o cirurgião tenta também remover uma pequena quantidade de tecido normal em torno de toda a massa de tecido anormal. Se o tecido normal e não canceroso pode ser visto microscopicamente e continuamente em torno de todas as bordas da massa cancerosa removido, o animal apresenta um risco muito reduzido de metástases a partir desse local do tumor. Infelizmente, isto não é geralmente possível nos casos de adenocarcinoma nasal.

A terapia de radiação, tanto internamente (chamado braquiterapia irradiação) e ou externamente (teleterapia ou radiação com feixe externo), pode ser usada para tratar tumores nasais. Este tipo de terapia é desenhado para matar as células cancerosas malignas em uma área física definida, expondo-os a níveis elevados de radiação letal. Esses procedimentos são geralmente feito diariamente por várias semanas ou mais e, portanto, são melhor feito em ambiente hospitalar, com o cão ficando no hospital ou com o proprietário nas proximidades, para a duração dos cuidados de acompanhamento, tratamento e apoio. Tratamentos de radiação são geralmente bem tolerados pela maioria dos cães e pode prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida. Eles estão disponíveis em hospitais de ensino veterinários e em alguns centros de referência especializados privadas veterinários.

Quimioterapia (tratamento com fármacos, quer por via intravenosa ou oral) pode ser outra opção para cães com adenocarcinoma nasal. A quimioterapia é uma maneira diferente de matar células cancerosas. Ele não pode atingir uma determinada área física de células neoplásicas, mas em vez disso toda a circulação viaja para atingir todas as células em divisão rápida no corpo. Devido a este modo de ação, “quimio” não é tão eficaz quanto o tratamento de radiação para o adenocarcinoma nasal. Quimioterapia declaradamente pode aliviar os sintomas de tumores nasais para um certo número de meses, mas não se espera para curar a doença ou aumentar o tempo de sobrevivência.

Em alguns casos, os veterinários podem recomendar uma combinação de terapias, tais como cirurgia em conjunto com radioterapia e ou quimioterapia. Um dos efeitos adversos da radiação e da quimioterapia é que muitas células normais são danificadas ou destruídas pelos tratamentos. Outras opções existentes e emergentes de tratamento para animais com câncer incluem terapia molecular dirigida, imunoterapia, hipertermia, crioterapia, fototerapia, fotoquimioterapia. A maioria destas abordagens mais recentes ainda não estão amplamente disponíveis na medicina veterinária.

O objetivo de tratar o cancro, é claro, apenas é eliminar as células malignas. Infelizmente, não é possível atualmente isolar completamente o tecido saudável do tecido canceroso, durante estes tratamentos de radiação, cirurgia ou quimioterapia. Os proprietários podem esperar para ver alguns efeitos colaterais em seus cães, tais como náuseas, diarreia, vômitos, fraqueza, letargia, falta de apetite e perda de peso.

Prognóstico

O prognóstico para cães com qualquer tipo de cancro é extremamente variável, dependendo do tipo de cancro envolvido, o local do tumor, se o cancro é maligno e tem metástase, se a doença foi diagnosticada no início ou no final o seu progresso, o compromisso e a situação financeira do proprietário e a condição corporal, o apetite, nível de atividade e de saúde geral do animal afetado. Apesar da gravidade de qualquer diagnóstico de câncer, alguns cães com adenocarcinoma nasal pode ser bem administrado com a detecção oportuna e terapia agressiva e podem viver felizes por meses ou mesmo anos


Fonte: 384ac.com.br/pet

4 comentários:

  1. Minha cachorrinha chada Mudinha foi diagnosticada com adenocarcinoma. Já decidimos que não vamos estender seu sofrimento qdo começarem. Pelo amor que temos nela, não vamos deixá-la sofrer tanto com essa doença tão perversa e chances tão remotas de cura. Muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Onde está escrito "chada", leia chamada.

    ResponderExcluir
  3. Onde está escrito "chada", leia chamada.

    ResponderExcluir

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor