segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Vida de cachorro.



Vida de cachorro.
por Barbosa Nunes(*) no Diário da Manhã




Cachorros são dóceis, te tratam bem e estão ao seu lado sempre que você precisa, embora houve tempo que vida ruim, sofrida, triste era classificada como “vida de cachorro”, também o elemento desonesto, bruto, agressivo, imoral, recebe o qualificativo que o identifica especialmente nas avaliações de bate papo, “aquele é um cachorro”.

Na atualidade, o ser humano é que tem vontade de ser tratado como um cão. Em estado de solidão, tristeza, sem carinho de ninguém, abandonadas e ressentidas por um amor perdido, em necessidade de conforto, estão na afirmativa popular “largados como cachorros”.

Outras se comprimem em ônibus superlotados, seres humanos que doentes morrem à míngua, mulheres que não têm segurança para se locomoverem, sendo violentamente atacadas, estupradas, queimadas vivas. Moradores de ruas que aos pés de palacetes estão consumidos pelas drogas e assassinados. Jovens estudantes cujas oportunidades estão cada vez menores. Crianças subnutridas, este é um verdadeiro “mundo cão”.

São os excluídos, alma e mente dos esquecidos, existência cheia de promessas irrealizáveis e enganosas, numa estrutura fortemente constituída em grande maioria por endinheirados corruptos. Que, de quando em quando, se apresentam como benfeitores, mas que na verdade, tem todo interesse na manutenção intensiva e extensiva da miséria, para que estes fiquem deles dependentes, especialmente nas oportunidades eleitorais.

O número de cachorros abandonados pelas ruas está se reduzindo. Os cães têm hoje legislação que os defendem. Há em comparativo, uma vida razoável para inúmeros vira latas. Melhor e mais luxuosa para cães de raça. Os donos de cães com poder aquisitivo maior, disponibilizam assistência em todos os pontos, inclusive, com uma proximidade sentimental que às vezes iguala ou supera aos entes queridos.


Alimentação, medicamento, banhos especiais, spas de luxo com diárias caras. Hoje o setor comercial e industrial é responsável por milhares de empregos e milhões de reais que giram em torno desta especialidade. Profissionais são formados em faculdades muito bem equipadas. Médicos veterinários, milhares de pet shops, adestradores e inclusive psicólogos que se especializam na educação de cães.

Uma determinada senhora ao chegar em uma farmácia de Goiânia, foi advertida pelo segurança que ela não poderia entrar no estabelecimento com o seu cão, ao que ela muito nervosa, afirmou: “Saiba o senhor que este cão tem mais educação que muitas pessoas”, saindo rapidamente e nervosa.

Conheço pessoa que entrou em estado de choque profundo ao ter a sua cadela morta em um acidente automobilístico. Outras, que diante de afazeres os mais diversos durante o dia, tem compromisso inadiável ao início da manhã ou final da tarde, fazer caminhada com o seu cão, inclusive, renunciando compromissos os mais diversos, por estes horários junto ao seu animal.

Mas neste mundo de falsidade, interesses exclusivamente materiais, a pessoa constroi uma relação com o seu cão, de sinceridade, confiança, lealdade e amizade profunda. Ele é o seu companheiro fiel e desinteressado, explícito com muita transparência, no texto de Phillip Ochoa, intitulado “Se um cachorro fosse seu professor”.


”Você aprenderia coisas assim: quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro. Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro. Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto".


Mostre aos outros que estão invadindo o seu território. Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar. Corra, pule e brinque todos os dias. Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem. Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.


Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo. Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes novamente.


Aproveite o prazer de uma longa caminhada. Se alimente com gosto e entusiasmo. Coma só o suficiente. Seja leal. Nunca pretenda ser o que você não é. Se você quer se deitar embaixo da terra, cave fundo até conseguir.


E o mais importante de tudo... Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar. A amizade verdadeira não aceita imitações! Nós precisamos aprender isto com um animal que, dizem, é irracional..."


Faça esta experiência: "Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles."


Em meu nome, de Vera Lúcia, minha esposa, filhos, Ivana, Flávio Henrique, Isabela, genro Márcio, nora Eliane, netos Paulo Henrique, Vinícius e do futuro genro Alcione, homenageio todos os cães leais e queridos dos nossos amigos leitores de todos os sábados, na figura do cãozinho da nossa casa, que é o nosso guarda “Bino”.


(*)(Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor