quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Otite Canina.



Otite Canina.

por Redação Bem Paraná com assessoria







Ouvidos de cães e gatos possuem uma estrutura bastante delicada e podem facilmente desenvolver doenças que prejudicam o bem estar do pet. A mais comum delas é a otite: processo inflamatório da região do conduto auditivo. A doença provoca grande desconforto ao cão e gato, com extrema dor local ou coceira.



Na maioria dos casos só é possível notar o problema quando o animal dá sinais de incômodo, quando a otite já está em um estágio mais avançado. Por isso hábitos preventivos são a melhor maneira de evitar que o animal sofra com a doença. “Um dos sinais de que há algo errado com o ouvido do animal são os balanços de cabeça”, comenta a veterinária Amanda Cologneze Brito, coordenadora de marketing do Laboratório Veterinário Mundo Animal. “O incômodo também pode fazê-lo esfregar as orelhas no chão, a cabeça pode pender para um dos lados e, em alguns casos, ocorre um aumento de secreção (cerúmen) com alteração de coloração e odor”, completa.


Causas e diagnóstico

As causas da otite são diversas e somente um médico veterinário está apto a fechar um diagnóstico. Segundo Amanda, a principal origem do problema é a umidade. “Quando, por exemplo, após o banho as orelhas continuam úmidas, existe uma grande possibilidade de esta umidade afetar o conduto auditivo do pet, acarretando uma otite. O mesmo problema ocorre com cães que praticam natação e não tem os ouvidos devidamente preparados com algodão antes de entrar na água e bem secos depois”, explica.



A otite também pode ser de causa parasitária, em que ácaros causam o processo inflamatório e liberam uma secreção escura com mau cheiro, de origem bacteriana, onde há o acúmulo de pus e o tratamento é mais extenso, além de ser resultado de uma otite mal curada, se tornando uma doença crônica, ou ocasionada por fungos.

Há, ainda, casos em que os animais produzem cerúmen no conduto auditivo em excesso: a otite seborreica. “Nesse caso é importante utilizar uma solução de limpeza de ouvidos e orelhas para promover uma limpeza eficaz”, recomenda a veterinária.

O próprio animal também pode ser a causa de sua otite ao coçar e machucar as orelhas, carregando microorganismos para o ferimento. E para completar a lista de causas, há também uma predisposição racial na formação de otites. “Por terem orelhas grandes e caídas, dificultando a ventilação no conduto auditivo, cães das raças Cocker Spaniel e Labrador Retriever criam, naturalmente, situações favoráveis para o desenvolvimento de bactérias e fungos no ouvido”, completa Amanda. 

Para ter um diagnóstico completo, o veterinário irá coletar as informações necessárias para descobrir a causa da otite, pode exames complementares, e assim classificar a inflamação, e receitar medicações e protocolos terapêuticos para a cura.

Tratamento

Tratar a otite é um processo muito simples, mas que precisa de comprometimento do dono do animal. “Consiste basicamente na limpeza dos condutos com produtos adequados, geralmente à base de ácido lático e salicílico, removendo, assim, crostas, cerúmen e células mortas que podem atrapalhar o tratamento”, explica a veterinária. Depois de limpos, os ouvidos são tratados com medicamentos específicos para cada caso, dependendo do tipo de otite. Por isso a importância de um diagnóstico correto. “Esses medicamentos são na maioria das vezes de uso tópico, porém, o veterinário irá saber ser haverá necessidade de antibióticos, antifúngicos ou outros medicamentos via oral”, complementa.

Após o tratamento e a cura da otite aguda, o dono deve sempre manter uma manutenção a fim de evitar a volta do problema ou até mesmo um agravamento, tornando-se uma otite crônica. A limpeza de rotina pode ser feita com soluções de limpeza de orelha, semanalmente após o banho, evitando assim uma futura inflamação.



Fonte: www.bemparana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor