segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Golden Retriever ame-o ou ame-o



por Maíra Medeiros
Yahoo Contributor Network






A decisão de adotar ou comprar um cachorro precisa ser muito bem pensada e nunca deve ser feita por impulso, afinal, os cães não são brinquedos e chegam a viver em média 14 anos. Por isso, antes de qualquer coisa, muitos assuntos devem ser ponderados, entre eles: o cão ideal para a sua realidade, gastos com veterinário, comida, cuidados, higiene e como ter uma boa convivência com o animal.

Para facilitar todo este processo e ajudar na decisão de ter ou não um amigo canino, o Vida de Cão fez um guia de raças que reuniu as características, detalhes e curiosidades dos cães mais adorados mundialmente.

A raça Golden Retriever tem fama de ser dócil e amável. Veja o perfil completo da raça feito por Marcos Nishikawa, dono do canil Golden Trip, e entenda porque os Goldens são uma ótima escolha para pessoas que gostam de exercícios e para famílias com crianças.

Origem da raça: 
A raça é nova, existe desde 1900 e é originalmente da Escócia. Os cães Golden foram desenvolvidos (a partir do cruzamento de outras raças) para buscar rapidamente a caça - tanto em terra quanto na água - já que os armamentos de caça estavam cada vez mais rápidos. O termo 'retriever' em Inglês, significa 'aquele que traz algo', o que explica a paixão deles por brincadeiras com bolinhas e frisbees. 


Raças similares: 
Os retrievers são cães de caça e por isso, todos eles se parecem fisicamente. O Golden Retriever foi desenvolvido entre cruzamentos de raças como o Flat Coat, Tweed Water Spaniel (já extinta), Labrador, Setter Irlandês e Bloodhound. 


Características físicas principais: 
É um cão de porte médio, com patas longas, corpo delgado e focinho reto. Seus olhos são castanho-escuros e não são muito grandes. Suas orelhas são caídas na altura das bochechas e sua cauda é longa, grossa e reta. Possui uma encantadora feição de filhote mesmo depois de adulto. 


Pelos: 
A pelagem é exclusivamente dourada (podendo haver variações de tons entre dourado claro e escuro). São longos e precisam ser penteados e tosados regularmente, já que soltam muito pelo. O uso de shampoos e condicionadores especiais é essencial para mantê-los longe de nós e com aparência saudável. 


Tamanho: 
Seu tamanho pode variar entre 58 - 61 cm nos machos e 55 - 57 cm nas fêmeas. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço). 


Peso: 
Os machos são mais pesados, seu peso varia de 29 a 34 quilos e as fêmeas pesam entre 27 e 32 quilos. 


Expectativa de vida: 
O Golden vive de 9 a 12 anos. É um cão relativamente frágil se comparado a outros cães que podem chegar até 20 anos de idade (como é o caso do 'vira-latas' e do cachorro mexicano sem pelos Xoloitzcuintle) 


Problemas de saúde: 
Todo exemplar de Golden Retriever, pode apresentar displasia coxo-femural, que consiste em problemas nos ossos e cartilagens na região do quadril. Este tipo de doença é crônica e pode ser acentuada por questões físicas e do ambiente, como piso escorregadio e patas com excesso de pelos (que fazem com que o animal deslize e caminhe com instabilidade). 


Outras enfermidades como, por exemplo, hipotiroidismo e algumas alergias também podem ser comuns. Em sua grande maioria estes problemas de saúde são crônicos e passam dos pais para os filhotes.

Comportamento: 
Os cães da raça Golden Retriever possuem um ótimo temperamento, por isso é uma das raças mais populares do mundo. A inteligência deles chega a ser exemplar, entendem muito bem e obedecem comandos rapidamente, podendo assim ser facilmente adestrados. São muito amorosos com pessoas e outros animais, logo, não servem como cães de guarda e não podem viver longe de seus donos. Obviamente que todos os cães latem, e no caso desta raça não é diferente, mas seu latido é mais voltado para brincadeiras e não para alertas e estranhos como é mais comum. 




Atividades: 
O excesso de energia durante os primeiros anos de vida pode fazer com que o cão 'destrua' móveis e pertences da casa e seja considerado um cão problemático, hiperativo e destruidor (o que não é verdade). Nestes casos, prendê-lo é a pior alternativa, pois esta atitude apenas faz com o que o cão acumule mais energia. Para evitar aborrecimentos, o dono deve manter uma rotina de atividades estimulantes e diárias com caminhadas, corridas, brincadeiras e atividades intensas como agility (atividade em que o cão faz um circuito com muitos obstáculos) e natação. 




Ambiente: 
O cão precisa de espaço, mas pode viver em apartamento e casas menores desde que seus donos se comprometam a fazer exercícios diários. 


Em que estação vive melhor? 
Devido a região de sua origem, o Golden é um cão que vive melhor nas estações mais frias. Na Escócia, a temperatura varia entre 25º e 5ºC durante o ano. Logo, em regiões ou estações mais quentes (que é o caso do Brasil), é necessário tosar o excesso de pelos e disponibilizar ao cachorro um ambiente bem arejado ou com ventilador ou ar condicionado capazes de manter o local até 20ºC. 


Curiosidades da raça: 
Os Goldens são muito usados na prática da pet terapia - ou Terapia Assistida por Animais - que utiliza diversas espécies de animais como auxiliares em tratamentos médicos de seres humanos com problemas cardíacos, pressão alta, autismo, câncer, Alzheimer, alergia, depressão, paralisia e artrite. 


Sua facilidade em obedecer e servir seus donos, faz com que sejam ótimos cães-guia para deficientes visuais e para pessoas com deficiências auditivas e físicas, pois podem ser treinados para avisar seus donos de barulhos como campainha e telefone ou podem pegar coisas que caíram no chão e estão fora do alcance de um cadeirante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor