quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Cães Sonham













Uma figura escura aparece e lentamente vai se dirigindo até você. Você é capaz de captar a luz, mas ele se transforma em uma enorme taça de gelatina. Mas quando você chega como seu bastão, ele se transforma em um marshmallow pegajoso. De repente, o vulto escuro se aproxima e você percebe que é apenas o Jó Soares chegando para dizer que o papel de parede xadrez está fora. Papel de parede xadrez? NÃO! É quando você acorda e se senta horrorizado em uma sala silenciosa com o som de sua Beagle de 4 anos, feliz e cochilando de longe, era tudo um sonho.

Como com seres humanos, o sonho é uma ocorrência comum em que podemos aliviar as minúcias do dia ou até mesmo ser exposto a uma combinação bizarra de experiências. Sabemos que os nossos cães são semelhantes a nós em muitas maneiras, mas, você já pensou que o seu cão pode estar sonhando assim? Estudos recentes revelam que nossos amigos caninos podem ter uma vida de sonhos muito ativa. Usando um eletroencefalograma (EEG), os pesquisadores foram capazes de analisar a atividade cerebral de um cão durante o sono. Como se vê, os cães têm padrões de ondas cerebrais muito semelhantes aos seres humanos quando eles entram em sono REM, ou Rapid Eye Movement (“Movimento rápido dos olhos”). Ciclos de sono REM é um ciclo de sono profundo, que geralmente dura cerca de 3-4 horas em seres humanos durante o qual podemos mover ou se contrair de forma irregular, apresentando movimento rápido dos olhos (REM), e às vezes até mesmo falar em nosso sono.




Experiência muito semelhante sobre os padrões de sono REM foram feitas em cães, embora eles vivenciem padrões REM mais curtos e mais frequentes do que os seres humanos. Se você já viu o seu cão tendo contração muscular, movimento ou mesmo choramingando durante o sono, as chances são de que ele estava sonhando com a bola que estava brincando durante o dia. É bastante provável que os cães sonhem com os eventos do dia, seja com a diversão de um jogo de frisbee ou que esteja ganhando um delicioso pedaço de bacon. Curiosamente, os estudos também sugerem que cães de diferentes tamanhos sonham de forma diferente. Por exemplo, as raças menores, como Maltês ou Pug, podem sonhar com mais frequência do que raças maiores, como o Golden Retriever. Além disso, os filhotes mais novos sonham com mais frequência devido ao fato de que eles estão experimentando coisas novas todos os dias. Além disso, os cães que foram traumatizadas por determinados eventos, como sofrer uma lesão, doença ou abuso, podem reviver essas experiências assustadoras em seus sonhos, mesmo anos depois. Isto pode ser devido ao fato, de que a vida de um cão normalmente não é repleta de experiências traumáticas, por isso este trauma pode deixar uma impressão muito duradoura.

Acompanhe o sono do seu filhote de perto e veja se você nota algum dos sinais de sonho. Quando seu filhote adormecer, aguarde ate que sua respiração se torne mais profunda e regular, preste muita atenção nas pálpebras para ver se elas se movem um pouco e tente ouvir ele choramingar baixinho; se ele é o seu amigo peludo é provável que tenha um sonho muito agradável. Alguns cães são sonhadores mais ativos do que outros, e aqui está um exemplo extremo de um cão muito ativo, sonhando!



Fonte:blog.pethub.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor