sábado, 7 de outubro de 2017

Cachorro chorando: entenda por que e saiba como resolver o problema




Por Canal do Pet.



O fato de um cachorro chorando pode ser motivado por muitos fatores, entenda o que está acontecendo e o que pode ser feito


Além do latido, os cachorros possuem outra forma de se comunicar com os seus donos: o choro. Assim como um cachorro latindo , um chorando pode ser muito irritante e representar desde uma manha até um sinal de problema de saúde. Entender o que o choro realmente quer dizer é difícil, mas se torna uma tarefa mais fácil a partir do momento em que você conhece a personalidade e a rotina do seu animal de estimação. 



Podem haver muitas explicações para um cachorro chorando

Uma curiosidade em relação ao choro de um cachorro é que ele é bem diferente do dos humanos. Isso porque um cachorro chorando não produz lágrimas, apenas um som agudo e repetitivo. Ou seja, os olhos marejados e um cão não é um choro, apenas uma defesa do organismo contra algum corpo estranho. 



Causas do choro de um cachorro 

As explicações para o choro de um cachorro podem ser inúmeras e antes de agir para resolver o problema, você precisa descobrir a causa. A principal delas é o pedido por atenção, seja para ganhar um carinho ou para receber um pedaço da pizza que a família está comendo. O cachorro também pode chorar se estiver com muito frio ou muito calor, se tiver ficado muito tempo sozinho ou se estiver com algum problema psicológico ou de saúde. 




Outro choro muito conhecido é o de filhotes. Apesar de ser irritante e preocupante, esse é um cenário comum. Isso acontece porque eles acabaram de chegar em um ambiente novo e não estão acostumados com a rotina da casa, a disposição dos móveis, o cheiro, as pessoas, enfim, com o novo ambiente. Sem contar que o cãozinho acabou de ser separado da sua mãe e está se sentindo sozinho e inseguro. Não se preocupe, essa fase logo passará, basta o filhote se acostumar com o novo lar




A partir do momento que a causa do choro de um cachorro é descoberta, o dono precisa começar a trabalhar na solução do problema. Se em todas as incidências o motivo for um pedido de atenção, está na hora de melhorar a educação do cão . Utilizar técnicas de adestramento para ensinar ao animal que ele não receberá o pedaço de pizza ou que não é possível ele ter atenção todas as vezes que pedir pode ser uma boa saída. 

Se a causa do choro for por frio ou calor, verifique se a caminha dele está nas condições ideais. O excesso ou a falta de cobertores pode ser a causa do problema. Além disso, confira se o local não possui muita incidência de sol, chuva ou vento. O ideal é que a caminha do cachorro esteja em um local com sombra, calmo e fresco. 

Por último, as causas do choro de um cachorro mais preocupantes são os problemas psicológicos ou de saúde. A parte psicológica pode estar relacionado com o fato do animal ficar muito tempo sozinho em casa, se esse for o caso, tente evitar ao máximo saídas desnecessárias ou leve o cachorro com você. Já um cachorro chorando por dor, machucado ou qualquer tipo de incomodo é sinal de problemas com a saúde e ele precisa de uma consulta com o veterinário urgentemente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor