sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Cão abandonado se transforma em Agente Moro



por Extra.globo.com





A equipe de segurança do Fórum Paranoá, no Distrito Federal, tem um apoio de faro bem apurado para o perigo: o agente Moro, de 2 anos. Não, não é juiz responsável pela Operação Lava Jato, mas um vira-lata que cativou os funcionários do Fórum e encontrou ali um lugar para chamar de casa.


Agente Moro e a principal cuidadora, Ana Valéria Barros Foto: Arquivo Pessoal




Há um ano, enquanto o juiz Sérgio Fernando Moro aceitava a denúncia de corrupção contra o ex-presidente Lula no caso do triplex, no Guarujá, no Fórum de Curitiba, o agente Moro chegava ao Fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Dócil, ele ficou um dia inteiro em frente ao local esperando por atenção e comida. Foi quando a servidora Ana Valéria Barros e o chefe de segurança local Gabriel Dantas, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), resolveram alimentar o cachorrinho.

– Ele veio e ficou um dia inteiro na frente do Fórum. Estava faminto. Então, eu e o Gabriel colocamos água e ração pra ele e ele ficou aqui, não quis ir embora. No dia seguinte ele ainda estava aqui. Então, resolvemos falar com o juiz diretor do Fórum, o Júlio Cesar Lerias Ribeiro, e ele autorizou que o Moro ficasse sob nossos cuidados. Ele chegou com a doença do carrapato. Levamos ao veterinário e tratamos. Depois, demos todas as vacinas e castramos – disse Ana Valéria.




O nome de Moro gerou polêmica entre algumas pessoas. Mas, segundo Ana Valéria, o cãozinho foi quem escolheu o próprio nome.

– Teve gente que reclamou. Mas ele não atende por outro nome. Um dos vigias começou a chamar ele assim e ficou. Eu tentei chamar ele de Fred várias vezes, mas ele não atendia. Ele só olhava pra mim quando eu chamava por Moro – disse.

Ao todo, 19 funcionários do tribunal dividem os custos com Moro. Mas é Ana Valéria a principal cuidadora do animal de estimação do Fórum

As primeiras acomodações do Agente Moro Foto Arquivo
Pessoal



– Fizemos um grupo no WhatsApp chamado "Apoio ao agente Moro" com os funcionários aqui do Fórum e dividimos tudo que ele precisa. Coloco ração e água todos os dias. Os vigilantes também fazem isso. Dou banho uma vez por semana e todos os dias passeio com ele no meu lanche. Prefiro perder o lanche a deixar de passear com ele – diz aos risos.
Durante o dia, Moro fica em um jardim cercado, onde há comida, água e uma casinha feita pela equipe para ele dormir. Durante a noite, ele atua nas rondas da vigilância do prédio.
– Colocamos ele num jardim que é cercado e lá eu coloquei uma casinha de madeira pra ele dormir. À noite ele fica solto no lote com os vigias. Ele é um ótimo vigilante! O Gabriel diz que é o melhor funcionário que ele tem. Não falta, está sempre bem humorado, fica a noite toda acordado pra vigiar o Fórum e não apresenta atestado – brincou

"Nova Casa" do Agente Moro. Foto Arquivo Pessoal


A atuação de Moro na segurança já foi testada e aprovada. Todos as noites, um carro parava em frente ao Fórum e o cachorro não parava de latir para o veículo. A equipe, então, resolveu checar a placa e percebeu que se tratava de um carro roubado. Quando o criminoso retornou, acabou preso.



– Ele vigia o Fórum a noite toda. É um ótimo vigilante esse nosso agente. Ele é muito, muito dócil e danado pra vigiar o Fórum. Ele sabe que essa é a missão dele aqui. Durante a noite ele percorre todo o lote e late pra avisar quando percebe algo estranho – disse.

O cachorrinho já é tão integrado com a equipe do Fórum que tem até crachá com seu nome e foto.

– A ideia foi do Gabriel. Tem agente Moro K-09 escrito. Mas ele sempre come o crachá! – disse Ana, enquanto passeava com o animal.




Tanto amor e entrosamento entre Ana e Moro dificulta até a saída para as férias dela para as férias.– Eu amo o Moro. Até para tirar férias eu acho ruim. Sinto falta dele e ele de mim - disse a servidora, que não levou o animal para seu apartamento por causa de seus outros três cachorros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor