quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dormir com o cão faz mal?




Por Patricia Machado(*).




Se antigamente o lugar dos cães era no quintal, hoje eles já dominam a casa. Alguns, até dividem a cama com seus donos.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Comac (Comissão de Animais de Companhia), 55% dos cachorros de estimação dormem dentro de casa no Brasil e 23% dormem com os seus donos. A pesquisa revelou ainda que 12% dos pets têm um dormitório só para eles, 11% dormem na sala e 9% ficam na lavanderia ou no banheiro durante a noite


Antes de deixar o bichinho dormir na cama, alguns cuidados são importantes. “Do ponto de vista da saúde do animal e do dono, existem alguns problemas que podem decorrer do fato do animal dormir com o seu dono”, diz o veterinário José Manuel Mouriño. Dividir a cama o cachorro pode ocasionar problemas respiratórios, além de favorecer a transmissão de doenças como micose, pulgas e carrapatos. Essas doenças podem ser transmitidas do pet para o homem ou vice-versa.

Além disso, esse hábito pode fazer com que o pet fique acostumado com a situação e se recuse a dormir em outro local quando seu dono não deixar o bichinho dormir na cama. “O fato de deixar o cão dormir sobre a cama influencia o comportamento dele e o deixa mais confiante e com o sentimento de ser o dono do pedaço”, diz o Dr. José Manuel. “Além disso, quando o cachorro ficar velho, poderá ter diarreia ou incontinência urinária e o dono precisará lidar com essas situações”, completa o veterinário. Em alguns casos, o próprio dono pode achar estranho a ausência do animal durante a noite, o que cria uma dependência com o bichinho.


De qualquer forma, se você preferir dormir juntinho do seu cachorro, fique atento a algumas dicas para evitar transtornos e doenças:


  1. Verifique se o cachorro tomou todas as vacinas
  2. Dê vermífugo ao seu animal periodicamente
  3. O pet deve tomar banho toda semana
  4. Limpe as patas do cachorro toda vez que ele andar na rua
  5. Troque a roupa de cama semanalmente. Se o animal soltar muito pelo, troque os lençóis diariamente
  6. Caso haja alguma mudança no comportamento do cachorro, consulte um veterinário

Fonte: petcidade.com.br

(*)Patricia Machado-Jornalista que descobriu a sua paixão por gatos graças às aventuras vividas ao lado do adorável Alfredo Afonso, um gatinho que foi resgatado das ruas e que também era conhecido por Lucky. Hoje, é tutora da pequena Sophie, uma gatinha que muitas vezes é chamada de Sofia Maria. 
------------------------------------------------------------------

Veja mais:


Há quem simplesmente ame. Do mesmo modo, existe ainda quem torça o nariz. Mas a verdade é que dormir com o cão na cama é mais comum do que muita gente imagina. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada em março de 2016 pela empresa DogHero revelou que três em cada quatro cachorros têm o costume de dormir com seus tutores. Do total de pessoas que permitem que os animais tenham esse hábito, 43% deixam que ele se repita com frequência. Na ocasião, o levantamento foi feito pela internet com 5 mil pessoas.

Mas por que será que tanta gente tem deixado que o companheiro de aventuras esteja tão pertinho também na hora de dormir? Claro que ficar aninhado com o ama que a gente tanto ama é muito gostosinho, mas será que os benefícios param por aí? Fomos conferir.

Os cães reduzem nossas carências

Pessoas que vivem sozinhas, ou mesmo que vivam com familiares e ainda assim sintam carência afetiva, podem ter na companhia dos animais na cama um modo de espantar a solidão, se sentirem bem acompanhadas e recebendo afeto.

Dormir com o cachorro alivia a depressão

Quando a pessoa se sente deprimida, independentemente da razão, dormir com o cão pode fazer com que ela se sinta mais compensada e, desse modo, os sintomas de depressão se aliviam um pouco.

A presença do animal reduz a ansiedade

A ansiedade é um estado emocional resultante da ideia de vulnerabilidade frente ao real. No caso de pessoas que superestimam ameaças, por exemplo, de um ladrão entrar durante a noite ou de se sentir mal, a presença de um cachorro na cama durante ajuda a reduzir a sensação de ansiedade.

Ter o cão na cama pode simplesmente fazer a pessoa mais feliz

É preciso ressaltar que nem todas as vezes que se decide ter um cãozinho na cama é por um motivo patológico. O simples fato de que as pessoas amam animais e partilhar tudo com eles as deixam mais felizes já é um fator importante na decisão de dividir os lençóis.

Fontes: Ana Maria Martins Serra, PHD em psicologia e terapeuta cognitiva comportamental pelo Institute of Psychiatry da Universidade de Londres, diretora clínica e pedagógica do ITC e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e Arnaldo Lichtenstein, médico clínico geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor