domingo, 2 de setembro de 2012

LIMPEZA DE CÃES E GATOS.

Publicado por Animalle Mundo Pet




A primeira das dica é frequência. É essencial criar uma rotina mais intensa de coleta das partículas sólidas. Assim, passe o aspirador de pó em todo o piso, carpetes e tapetes para tirar os pelos e a poeira. Se o piso for de madeira, aqueles rodinhos com superfícies felpudas ajudam a diminuir a exigência diária do aspirador. Para uma completa higienização dos ambientes, é recomendado o uso de desinfetantes específicos, comprados em lojas de produtos veterinários.

Com ação bactericida, fungicida e viricida, esses desinfetantes eliminam o mau cheiro das fezes e urina dos bichos e são seguros à saúde dos animais e dos seres humanos. Estes produtos possuem um preço um pouco mais elevado, mas rendem bastante se diluídos em água, valendo o investimento.

Truques de Limpeza

Além dos produtos específicos para limpeza, quando se tem cães e/ou gatos em casa, existem ações simples que ajudam a diminuir o cheiro de tecidos, tapetes e estofados atingidos por um xixi fora de lugar:

- Primeiro retire o excesso de urina com papel absorvente. Coloque sob a mancha um pouco de vinagre branco e amido de milho. Aguarde secar por três ou quatro horas e retire a mistura com auxílio de um aspirador de pó.

- Outra dica para tirar o mau odor é esfregar no local uma solução de álcool e vinagre (em partes iguais) ou somente álcool puro. Neste caso, assegure-se de que a superfície é resistente o bastante ao produto e não vai desbotar ou rasgar.

Pelos

Para a limpeza do piso, passar o aspirador de pó é uma das alternativas para retirar os pelos e outras partículas sólidas de forma mais rápida e sem espalhá-las. Outra opção são os chamados “rodos mágicos”. “São eficientes para recolher a sujeira, sem que os pelos levantem do chão e se depositem em seus móveis”, indica a coordenadora do curso de serviços domésticos, Rosana Comino.

Se seu animal de estimação costuma deitar no sofá -seja o móvel recoberto por tecido ou couro-, o indicado é cobri-lo completamente com uma manta ou forrar o local onde o bichinho gosta de ficar. Caso seu cão ou gato solte muito pelo, troque a manta a cada dois dias.

Porém, se o local da soneca do pet for a cama, fique atento às condições de higiene do animal e também da roupa de cama: lave-a cerca de duas vezes por semana. No caso de o animalzinho dormir com você, a frequência de lavagem pode subir. No frio, uma opção para preservar o edredom é coloca-lo em uma capa protetora.

Os rolos adesivos, encontrados em lojas de utensílios domésticos e supermercados, também são usados para a retirada de pelos do sofá ou de tecidos em cadeiras, além das roupas pessoais. Por ser um produto de custo alto, não é aconselhável o uso frequente, mas sim para limpeza rápida e pontual de uma área limitada.

No caso de cortinas e tapetes, o ideal é limpar com o aspirador de pó, ao menos duas vezes por semana e ficar atento ao acesso dos animais a esses elementos, especialmente gatos, que costumam usá-los como arranhadores.

Na hora do xixi

No mercado pet, existem produtos como tapetes higiênicos e sanitários que auxiliam na manutenção da limpeza dos cães e do ambiente. Esses itens ajudam a educar os cachorros a urinarem no local apropriado, além de conservar o lugar limpo, seco e livre de odores.

No local escolhido, fixe o tapete higiênico -uma espécie de fralda- conforme as instruções de uso. O cheiro do produto irá atrair o cãozinho, no entanto, no início, é melhor mostrar ao animal onde urinar. Se o cão fizer xixi em outro local, não se esqueça de levá-lo imediatamente ao tapete (mas nada de esfregar o focinho no xixi!) para reforçar a ideia do lugar adequado. Após o treinamento do animal, é possível transportar o tapete para qualquer área, inclusive externa.

Outra alternativa que pode ser usada em conjunto com os tapetes -ou mesmo com o bom e velho jornal- são os tablados higiênicos. O produto é uma espécie de plataforma gradeada que deve ser disposta sobre o jornal ou tapete e serve para que o cão tenha menos contato com a urina.

Já para os gatos, o uso da caixa de areia é indispensável. Nas lojas de produtos veterinários há uma série de tipos de areia e substitutos, como a sílica. O ideal é testar várias alternativas e escolher aquela com que melhor se adaptar, pois isto depende de cada animal. Como o odor dos excrementos é forte, o ideal é limpar a caixa mais de uma vez ao dia ou imediatamente após o uso.

Comedouros

Para não haver bagunça, coloque os recipientes para comida e água em um local de fácil acesso ao animal e limpeza eficiente. Limpe o comedouro e o pote de água regularmente. Ao higienizar o local, retire o cão ou gato do espaço para impedir a ingestão de resíduos dos produtos químicos usados.

Antes de pensar na limpeza, é necessário orientar e educar o animal. Esse treinamento demanda tempo e esforço, mas facilita a manutenção de um local limpo, sem odor desagradável e saudável para o pet e para toda família.


Fonte: Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor