segunda-feira, 3 de setembro de 2012



Ana Paula Xavier, do R7.



Sabe aquela história de que o bicho acaba ficando a cara do dono e vice-versa? É quase tudo verdade.

O que acontece, na realidade, é que as pessoas conscientemente ou não, acabam escolhendo pets que se aproximem da sua personalidade.

O ator João Camargo, do elenco da novela Balacobaco, fala sobre as semelhanças que tem com seu pug:

— O Chico é uma paixão! Quando nasceu a ninhada e eu fui escolher o filhote no canil, ele ficava se mostrando, se espichando como se disessse que queria ser o escolhido. E foi. Vai fazer dez anos e me acompanha em momentos difíceis. Também nos divertimos muito juntos. Adoro o ronquinho dele. Me embala pra dormir. Ele também presta a maior atenção quando estou decorando textos em voz alta. Enfim, é um amigo como nenhum outro. Desperta o amor incondicional. É a minha grande alegria!

Claro, existem muitos lugares por aí onde cães e gatos coabitam em perfeita harmonia. Mas o fato é que, donos de gatos e donos de cães podem ser bem diferentes.

Quem explica é o professor Ronaldo Lucas, coordenador do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi (HOVET):

— O dono de cão tem a necessidade de trocar um pouco mais. O carinho do cão é mais humanitário também, quer ter mais contato. Em muitas famílias os cães substituem o papel de crianças.

— Donos de gatos costumam ser pessoas mais reservadas, que têm menos disponibilidade de tempo, já que o gato é mais independente. Mas apesar disso, tendem a ter vários animais, diferente dos donos de cães que ficam com um ou dois. O gato, por ser um animal naturalmente mais rejeitado, atrai pessoas alternativas, que de alguma maneira se identificam com essa característica.



O especialista em comportamento animal André Gaspar completa:

— Geralmente pessoas que procuram gato não querem, ou não podem ter trabalho, não precisa ensinar nada. Já é da natureza do gato saber onde tem que fazer as coisas. Em contrapartida um cachorro substitui muita coisa. Casais mais velhos gostam de cães para suprir alguma carência. Cães também são ótimos companheiros para famílias com crianças, por serem mais tolerantes a apertos e brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor