sábado, 8 de setembro de 2012





por Consultant Dr. William Fortney - traduzido por HowStuffWorks Brasil



Correr atrás dos carros é um grande problema para alguns cachorros. Alguns perseguidores só estão respondendo ao instinto de caça: qualquer coisa que se mova serve como presa. Outros podem atuar segundo seus instintos territorialistas, expulsando os intrusos motorizados de seu terreno. Outros, normalmente raças de pastoreio ou vira-latas com instinto de pastorear, estão tentando trazer os carros rebeldes de volta ao rebanho. Basicamente, qualquer cachorro fica tentado a correr atrás de um objeto móvel, seja uma bola ou graveto, seja um gato ou esquilo. A dica é ensiná-los quando é legal perseguir: ir buscar um graveto e pegar uma bola é bom, ir atrás do gato do vozinho e de um carro que está passando, não é.


Em primeiro lugar, tente descobrir porque seu cachorro corre atrás dos carros. No campo, onde as coisas ficam mais espaçadas e os vizinhos moram longe uns dos outros, os carteiros entregam as cartas em pequenos carros. Um cachorro perseguidor de carros pode entender a chegada diária desse veículo como uma invasão de território. Assim que o motivo do cachorro é entendido, a solução pode ser tão simples quanto apresentar o cachorro ao inimigo. Após alguns encontros amigáveis, talvez com uma brincadeira ou petisco, a ameaça desaparece e, com ela, o instinto perseguidor.

A perseguição predatória pode ser quase sempre corrigida usando uma corrente ou uma distração (como um barulho desagradável) para interromper o começo da perseguição. Quando o cachorro desviar a atenção, reforce seu comportamento com elogios e, às vezes, com um petisco. É claro que o único método infalível para evitar que um cachorro persiga os carros é mantê-lo preso com uma cerca ou corrente.

Tente dar a um cachorro que vê os carros como ovelhas desgarradas algo mais construtivo para fazer com seus instintos de pastoreio. Muito exercício físico, incluindo longas caminhadas ou corridas todos os dias ou jogos de correr e pular como com um frisbee. Estes cães são bons candidatos a esportes organizados como o flyball, uma espécie de corrida onde dois times de quatro cães competem em duas pistas separadas, e agility, esporte canino baseado em provas hípicas de obstáculos, em que o cão e o condutor competem juntos. Se você tem um cão de pastoreio (como um collie ou sheltie), a melhor coisa a fazer é treiná-lo para competições de pastoreio. Afinal, eles nasceram para isso! Aliás, isso é uma coisa que você deve levar em consideração ao adotar um cão de pastoreio. É preciso muito empenho para manter um cachorro desses ocupado, mas você e ele ficarão felizes se fizer esse investimento.

Quando chamar o veterinário

Esse tipo de comportamento geralmente não requer a atenção do veterinário.


Fonte: casa.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor