terça-feira, 4 de outubro de 2011

Diana

Por: Médico veterinário: Joaquim Henriques 


Desde 1931 que se celebra em todo o Mundo, no dia 4 de Outubro, o Dia do Animal. Sendo o dia mundial do animal, não pode deixar de ser também, embora muitas vezes passe despercebido, o dia do Médico Veterinário. É o dia da celebração dos animais e de todos os que se preocupam com eles! Uma festa sem nacionalidade, raça, credo ou ideologia política. 

No nosso país (Portugal) costumam organizar-se vários eventos de divulgação e sensibilização e muitas associações de defesa dos animais organizam sessões de adoção de animais abandonados. 

Mas o dia do animal não deve ficar só pelo dia 4 de Outubro. Atrevo-me a dizer que o animal não tem “um dia”, mas “uma vida”. Sendo assim, é nosso dever como responsáveis diretos pelos nossos animais e pelo respeito e carinho que todos os restantes merecem esforçarmo-nos para que eles tenham uma vida melhor. Como podemos ajudar? Vamo-nos focar nos cães e gatos que são aqueles que mais nos estão próximos; 

1) Olhar cada animal como um semelhante 

Os cães e gatos são seres com fisiologia muito semelhante à nossa. Têm um sistema nervoso complexo e desenvolvido. Consequentemente, têm emoções, sofrem dor e são capazes de estabelecer relações afectivas e de dependência. Cães e gatos são membros da família! NÃO ABANDONE! NÃO MALTRATE! 

Os animais de raça podem ter determinadas características que os podem tornar mais desejáveis como companhia. Mas garanto-lhe que os “rafeiros”(No Brasil os SRD) podem constituir verdadeiras surpresas. Antes de pensar em comprar um animal, visite as associações protectoras ou os canis municipais. De certeza que lá encontrará um amigo para a vida! 

2) Cuidar do seu animal 

Pense bem antes de integrar um cão ou um gato na sua vida. Os animais têm necessidades próprias e comportamentos de espécie. Não são pequenos “seres humanos”. Reúne todas as condições para lhes proporcionar uma vida feliz? Alimentação correta, o ideal deverá ser a indicada em função da raça e idade, cuidados de saúde (vacinas, esterilização, etc), tempo para o acariciar, passear, escovar, brincar? Todos os cães e gatos, mais cedo ou mais tarde, como os humanos, envelhecem, desenvolvem doenças e vão precisar de alimentação e cuidados de saúde adequados. Contemple esse aspecto e as despesas associadas quando ponderar integrar um “quatro patas” na sua família. 

São pequenos grandes gestos, como estes que nos tornam seres melhores. 

- Propagar o amor pelos animais e assegurar-lhes a proteção devida é uma obra de justiça que dignifica e merece todo o incitamento” – Clemenceau



DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO ANIMAL
Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.
Art. 2º - O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.
Art. 3º - Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.
Art. 4º - Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se; Toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito.
Art. 5º - Todo animal pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie; Toda modificação deste ritmo ou destas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito.
Art. 6º - Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural; Abandonar um animal é ação cruel e degradante.
Art. 7º - Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação reparadora e repouso.
Art. 8º - A experimentação animal que envolver sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentação médica, científica, comercial ou de qualquer outra modalidade; As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.
Art. 9º - Se um animal for criado para alimentação, deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor.
Art. 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem; As exibições de animais e os espetáculos que os utilizam são incompatíveis com a dignidade do animal.
Art. 11º - Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida.
Art. 12º - Todo ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens, constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie; A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.
Art. 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito; As cenas de violência contra os animais devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos do animal.
Art. 14º - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter representação em nível governamental;
Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.


Por que 4 de outubro:





Quatro de outubro é o Dia dos Animais, a mesma data em que se festeja o dia de São Francisco de Assis.  Ele sempre se referia aos bichos como irmãos: irmão fera, irmã leoa.  Francisco de Assis também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... 
Nascido na cidade de Assis, em 1182, Francisco tentou ser comerciante, mas não teve sucesso. Nas cruzadas, lutou pela fé, mas com objetivos individuais de se destacar e alcançar glórias e vitórias.
Até que um dia, segundo contam livros com a história de sua vida, Francisco recebeu um chamado de Deus, largou tudo e passou a viver como errante, sem destino e maltrapilho. Desde então, adotou um estilo de vida baseado na pobreza, na simplicidade de vida e no amor total a todas as criaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor