terça-feira, 4 de outubro de 2011

Belinha

Neste mês de outubro, o Programa de Castração Permanente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará mutirões para atendimento de animais do Distrito Taiaçupeba e de outros pontos da Cidade. Os procedimentos serão realizados na própria unidade, localizada em Cezar de Souza, que conta com toda infraestrutura necessária para as cirurgias. Entre janeiro e junho de 2011 foram realizados 603 procedimentos, número superior à média registrada no mesmo período do ano passado, quando foram efetuadas 420 castrações.

O mutirão de castração para Taiaçupeba começou em setembro e já atendeu 20 animais. O Distrito foi escolhido estrategicamente pelo alto risco de contaminação por febre maculosa. No próximo dia 16 de outubro, outros 25 cães, todos previamente cadastrados, serão assistidos. “No dia 12 de outubro, vamos aproveitar o feriado e realizar um mutirão para adiantar o atendimento de animais já cadastrados junto ao CCZ”, informa o veterinário Jéfferson Renan de Araújo Leite. Nesta data, serão atendidos cães e gatos de diferentes partes do município.

Para realizar a castração de um cão ou gato, o proprietário precisa ir até o Centro de Controle de Zoonoses para efetuar o registro do animal. Em seguida, deve participar de uma atividade educativa que será agendada e só depois poderá ser marcada a cirurgia de castração. O objetivo do programa não é simplesmente promover a castração, mas também conscientizar a população sobre a importância da posse responsável. A castração só não pode ser feita em cachorros e gatos muito idosos ou obesos.

É importante lembrar que as castrações de animais são apenas entre os diversos serviços realizados pela equipe, que trabalha em outras frentes, sempre com objetivo de prevenir as zoonoses. “Promovemos uma série de ações para combater a dengue, a febre maculosa e para o controle de roedores, entre outros procedimentos que fazem parte da rotina do CCZ”, explica o veterinário. No primeiro semestre deste ano, foram realizados mais de 26 mil procedimentos para o controle de vetores, 1.145 vistorias zoosanitárias, 780 ações para o controle de animais peçonhentos e de insetos e outros 440 para o controle de roedores.

O Centro de Controle de Zoonoses fica na Estrada de Santa Catarina, 2.540, no Distrito de Cezar de Souza. Informações pelo telefone 4792-8585.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor