terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pesquisa revela que cães são mais inteligentes que gatos.

Cientistas alegam que mamíferos mais sociais, como os cachorros, possuem um cérebro maior, em comparação com seres mais solitários, como os felinos.

Um estudo realizado recentemente pela Universidade de Oxford promete aumentar ainda mais a disputa entre os amantes de cães e gatos. Depois de analisar mais de 500 espécies de mamíferos (fossilizados ou vivos) desde a extinção dos dinossauros os cientistas descobriram que o cérebro dos animais mais sociáveis é maior que o daqueles mais solitários.
A descoberta revelou uma profunda conexão entre o tamanho do cérebro dos bichos e o grau de sociabilidade que eles apresentam. Diante da constatação ficou evidente para os estudiosos que os golfinhos, assim como as baleias, humanos e os cachorros possuem um cérebro maior em relação ao restante do corpo. Por sua vez, mamíferos mais solitários, como os rinocerontes, tigres e gatos domésticos apresentam um cérebro menor.
Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail o prof. Robin Dunbar, co-autor do estudo, disse que é interessante perceber que mesmo os bichos que têm forte interação com os humanos, como os gatos, apresentem diferenças biológicas simplesmente por causa de seu grau de sociabilidade.
O estudo foi publicado no conceituado jornal Proceedings of the National Academy of Sciences e revelou ainda que o cérebro dos macacos foi o que mais se expandiu ao longo da história da evolução. Os cientistas acreditam também que os mamíferos que vivem em bando tem um cérebro maior justamente porque é exigido um maior esforço mental para lidar com diversos indivíduos. O mesmo não acontece com aqueles animais que vivem sozinhos.

Fonte:petmag.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor