quarta-feira, 23 de novembro de 2011


Assim como o miado, o ronronar é uma forma que os felinos usam para expressar seus sentimentos, seja de felicidade, dor ou solidão. O ronronar, por exemplo, pode ser a forma de um gato mostrar que está satisfeito e feliz com seu tutor. Ele não pode sorrir nem falar, então transmite este som.

Quando um gato emite o característico ronronar de satisfação, podem-se sentir as vibrações que emanam da garganta. Dentro dela, juntamente com as cordas vocais, o gato possui um par de estruturas chamadas pregas vestibulares, ou falsas cordas vocais, e alguns cientistas acreditam que elas vibram quando o gato respira. É evidente que o ronronar exige muito pouca energia e o animal pode produzi-lo durante vários minutos seguidos.
Gato no Vidro (oversodoinverso.com)

Dizem que o gato ronrona também quando está doente, com dor e nos pede socorro, ou quando se sente ansioso, porém é fácil identificar se é alegria ou insatisfação o que ele sente, pois quando ele faz este barulho perto do dono e procura aconchego, devemos aproveitar este momento, pois significa que ele quer algo conosco, geralmente ele quer carinho, brincar, se alegrar e compartilhar este momento de felicidade. Ao contrário, se ele se esconde e não quer conversa com ninguém, pára de se alimentar e procura estar sempre só, o ronronar é preocupante.

Quem não convive com os gatos se assusta quando ouve este som tão comum da personalidade felina, inclusive muitas pessoas ainda hoje consideram que o ronronar dos gatos está relacionado ao fato deles terem asma! Nada mais errado, como dito anteriormente, o ronronar é uma forma do gato expressar a sua felicidade e a segurança que sente quando está com alguém que aprecia.

Quem tem um gato sabe o quanto é gostoso ouvir o ruído tranquilizante da língua do “Rrrrrrrrrr”. O Ronronar do gato é uma das maiores recompensas em se criar estes animais.

O primeiro som que a mãe transmite aos filhos é um ronronar. As gatas ronronam ao dar à luz, pensa-se que para transmitir aos filhos uma sensação de segurança. O curioso é que a audição dos gatos recém-nascidos é muito pobre, o que parece indicar que a vibração produzida ao ronronar é mais importante para as crias do que o próprio som.

O ronronar do gato tem a mesma freqüência de um motor diesel ligado em ponto morto, mais ou menos 26 ciclos por segundo. Gatos respiram 20-40 vezes por minuto. Certos gatos em sofrimento também ronronam. O ronronar traduz um comportamento infantil.

Os gatinhos ronronam a partir da primeira semana de vida e isso indica à mãe que tudo está bem com a sua prole. Já nos gatos adultos isso traduz certa dependência do contacto entre os donos e os gatos.

Ronronar não é exclusivo dos gatos domésticos. Todos os felinos são capazes de ronronar, incluindo os grandes gatos, como o leão, o tigre e o leopardo, embora até pouco tempo se pensasse que apenas os pequenos felinos fossem capazes de ronronar.

Fonte: NúcleoPet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor