segunda-feira, 21 de novembro de 2011



Associação dos Veterinários faz 2º Mutirão


A Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Marília promove um segundo mutirão de castração de cães e gatos no dia 25 deste mês. No ano passado 50 animais foram esterilizados e dessa vez a pretensão é atender a 80. A ação beneficia exclusivamente os machos. Como em 2010, o município apóia a iniciativa e a parceira da entidade é a Unimar, através do Hospital Veterinário.
De acordo com a presidente da Associação de Médicos Veterinários, Elma Polegato, no primeiro mutirão, já realizado no Hospital Veterinário da Universidade de Marília, percebeu-se que era possível expandir a castração em massa em 60% com a mesma estrutura de trabalho.
Já foram selecionados 22 cães da área de risco para leishmaniose visceral americana, o bairro Santa Antonieta II, em função do caso da doença em humano no último mês. As demais vagas prioritariamente são destinadas a animais inscritos no Programa Municipal de Castração Animal ou relacionados pelas Ongs Anima e Upam (de proteção animal).
Funcionários da Unimar também estão inscrevendo seus animais no mutirão. “Se até o fim da semana não tivermos fechado as 80 vagas disponíveis vamos abrir inscrição”, disse Polegato. Ela ressaltou que os proprietários excedentes serão encaminhados ao próprio programa de castração do Município ou ficaram em espera para o próximo mutirão.
“O mutirão tem grande ganho acadêmico e será realizado anualmente ou até ao final de cada semestre do curso de medicina veterinária da Unimar”, informou a presidente da associação. São castrados exclusivamente cães e gatos machos.
A idéia é desmistificar a esterilização somente de fêmeas. “Existe um mito sobre machos castrados com relação a mudarem de comportamento e não fazerem mais devidamente a segurança do ambiente, o que não é verdade. Não existe nenhuma publicação científica nesse sentido”, frisou Polegato.
O mutirão de castração terá a participação dos estudantes de medicina veterinária, sendo multidisciplinar. Além de abranger saúde preventiva e a disciplina de cirurgia, envolve todas as demais áreas, como anestesiologia, responsabilidade social e nutrição.
Os proprietários dos cães castrados no mutirão, grande parte de baixa renda, receberão orientação nutricional no caso de não terem condições de adquirir ração para a boa alimentação dos animais. Outras atividades ainda estão previstas para acontecer durante o mutirão. “A idéia é realizarmos um dia de atividade de grande significado para a formação dos acadêmicos em medicina veterinária e ainda beneficiar a sociedade”, observou a presidente da associação, que pertence ao corpo docente da Unimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor