segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Antes de adotar ou adquirir um cão ou um gato, pense!

 Cães e gatos vivem em média 10 a 15 anos. Você está preparado para cuidar dele durante todo este tempo?
 Toda sua família está de acordo em conviver e criar um animal de estimação?
 Você conhece todas as características e necessidades do animal (espécie, tamanho e temperamento) que vai cuidar?
 Você poderá pagar todas as despesas com alimentação, vacinação, vermifugação e cuidados veterinários, durante todos os anos de vida dele?
 Você terá tempo e paciência para passear, brincar, dar carinho e atenção
para o seu novo amigo?
 Você sabe se é permitido ter cães e gatos em seu condomínio? Dispõe de espaço apropriado para criar o animal que escolheu?
 Priorize sempre adotar ao invés de comprar um animal. Ao adotar um animal, você ajuda os animais abandonados e não estimula o comércio indiscriminado que, muitas vezes, é realizado de forma abusiva e cruel.
 Lembre-se: animais não são filhotes por toda vida, eles vão crescer, envelhecer e podem adoecer. Você está preparado para cuidar dele nos momentos mais difíceis?


 Procure socializar seu fi lhote com outros cães e pessoas (durante 2° a 12° semana) evitando assim problemas futuros de agressividade.
 Vacine o seu cão contra Parvovirose, Cinomose e Leptospirose (V8) e o seu gato (V3) aos 2, 3 e 4 meses de vida, e contra a Raiva, aos 4 meses. Repetir ambas as vacinas, anualmente, até o final da vida deles.
 Visite o médico veterinário regularmente. É importante fazer a vermifugação anual e exames clínicos indicados pelo veterinário.
 Providencie para que seu animal (macho ou fêmea) seja esterilizado (castrado), evitando assim o câncer do aparelho reprodutor e de mama, e crias indesejadas, que possam ser abandonadas.
 Nunca abandone o seu animal devido a viagens, mudanças ou problemas que eles enfrentem como doenças, idade avançada ou distúrbios psicológicos. Ajude-o nestes momentos difíceis!
 Ofereça alimentação de boa qualidade e água fresca, em potes limpos, trocados diariamente. Dê sempre rações específi cas para cada espécie e idade.
 Reserve um espaço adequado para o seu animal, amplo, limpo, abrigado do sol, livre da chuva e do vento. Nunca prenda o animal em corrente. Procure deixá-lo solto em um quintal ou dentro de casa.
 Mantenha a boa higiene de seu animal, escove-o e banhe-o a cada 15 ou 20 dias com água morna e com xampus específicos. Banhe os gatos somente se necessário. Observe e previna a infestação de pulgas e carrapatos.
 Nunca deixe seu animal solto na rua, mantenha-o em casa, com portões fechados. Ofereça brinquedos e passeie com eles diariamente, com coleira e guia.
E sempre recolha seus dejetos (cocô) das calçadas!
 Em caso de viagens, não esqueça a Carteira de Vacinação atualizada e a GTA (Guia de Transito Animal). Eles só podem viajar no banco traseiro, em caixas de transporte (gatos e cães pequenos) ou presos a cintos de segurança específicos. Lembre-se de parar a cada 2 a 4 horas em local seguro, para oferecer água e para ele fazer xixi.
 Identifique seu animal com plaqueta e microchip e cadastre-o em um banco de dados. Informe-se em www.caochorro.org.br.


Lembre-se! Maus-tratos e abandono de animais são crimes previstos na Lei Federal 9.605/98. Denuncie! Saiba como através do site www.wspabrasil.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor