quarta-feira, 2 de novembro de 2011







De 5 de novembro a 17 de dezembro, a Vigilância Sanitária de São Gabriel do Oeste fará a vacinação de cães e gatos contra a raiva. A meta é vacinar 5 mil animais em todo o município, com o objetivo de manter em “zero” os casos da doença em seres humanos.
Segundo o cronograma divulgado pelo órgão, a imunização será feita por bairros. No dia 5 de novembro, será montado um ponto de aplicação da vacina em frente à Escola Municipal Ênio Carlos Bortolini, que funcionará durante todo o dia. Podem tomar a dose da vacina todos os cães com mais de 90 dias e gatos acima de quatro meses de idade.
O que é Raiva
A Encefalite Viral Aguda, mais conhecida como “Raiva” é transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre. O vírus rábico pertence ao gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae.
O vírus penetra no organismo, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou dos animais enfermos. Qualquer mamífero pode adquirir a doença.
Brasil
No Brasil a raiva vem reduzindo significativamente nos últimos seis anos, porém alguns municípios ainda apresentam raiva canina em centros urbanos. Para o controle efetivo é necessário realizar bloqueios de foco (em até, no máximo, 72 horas), manter altas coberturas vacinais caninas, retirar animais de rua, realizar o censo canino, educação em saúde, profilaxia adequada em tempo oportuno e garantir realização do esquema de vacinação completo.
A população precisa ficar atenta da necessidade de procurar assistência médica, mesmo em situações aparentemente não graves, tais como arranhaduras e lambeduras feitas por algum animal. Também é recomendado tratamento profilático antirrábico, com aplicação de soro e vacina – os quais estão disponibilizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) –, gratuitamente, quando qualquer pessoa é agredida por espécie silvestre (ex: morcegos, raposa e saguis).

Confira o cronograma de vacinação nos bairros
05/11 – 7 horas às 17 horas - Escola Municipal Ênio Carlos Bortolini
12/11 – 7 horas às 17 horas – Escola Municipal Pingo de Gente
19/11 – 7 horas às 17 horas – Posto de Saúde do Milani
26/11 – 7 horas às 17 horas – Posto de Saúde do Redondo
03/12 – 7 horas às 17 horas – Posto de Saúde do Jardim Gramado e Fênix
17/12 - 7 horas às 17 horas – Ponte Vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor