sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Na área urbana o período de vacinação vai de 5 a 11 de novembro. Na zona rural vai de 7 de novembro ao dia 11.

A partir deste sábado (5/11), tem início em Maceió e nas demais regiões alagoanas a campanha de vacinação antirábica de cães e gatos que deve se estender até o próximo dia 11 de novembro.

Esta data é apenas para área urbana de Alagoas. Para a zona rural, a vacinação só deve iniciar no próximo dia 7 se estendo até o dia 11 também.

Segundo o responsável técnico pelo controle da Raiva em Alagoas, Valmir Costa, a expectativa vacinar 550 mil animal, entre cães e gatos, chegando a atingir 100% do território alagoano.

O objetivo da campanha desse ano é de evitar que Alagoas volte a registrar casos de Raiva Humana transmitida por cães e gatos. O último registro do caso em território alagoano aconteceu em 2003, desde então não há mais casos.

De acordo com Valmir Costa, vacina utilizada, batizada TECPar/Biovet, será utilizada tanto para os cães quanto para os gatos, a novidade é que o medicamento foi reforçado para evitar reações adversas nos animais.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 11. 305 técnicos municipais estarão engajados na campanha, 341 supervisores e103 coordenados, além disso, a vacinação acontecerá em 3.510 postos físicos. Mas para garantir o sucesso desta campanha, os proprietários de cães e gatos devem procurar os postos de vacinação mais próximos de suas residências, portando o cartão de vacinação do seu animal de estimação.

Não perca tempo, cuide do seu animal, cuide de você, cuide do seu Estado.



IMPORTANTE: O diagnóstico da doença pelo quadro clínico é sempre tardio. As suspeitas podem ser comprovadas por biópsias de pele ou córnea, e por exames imunológicos de saliva ou sangue.

A prevenção mais importante é a vacinação sempre atualizada dos animais de convívio próximo.

FONTE: Sesau/Al e ABC da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor