terça-feira, 12 de março de 2013

Agility.




por André Rodrigues (Gazeta do Povo)



 André Rodrigues / Gazeta do Povo / João Vitor de Assis acompanha sua beagle Lilica, de 2 anos e meio, no circuito agility
João Vitor de Assis acompanha sua beagle 
Lilica, de 2 anos e meio, no circuito agility



Foi na creche frequentada por sua beagle Lilica, de 2 anos e meio, que João Vitor Wielewski de Assis, de 8 anos, descobriu que poderia ensinar inúmeras façanhas à sua fiel companheira e ainda fazê-la se exercitar. O menino ficou encantado com circuito agility, esporte para cães em que o pet passa por uma série de desafios sob o comando do condutor. A atividade também agradou a mãe de João Vitor, a pedagoga Luciana Wielewski. “Muito agitada, a Lilica ficou bem mais obediente depois que começou a praticar”, conta.



João Vitor e Lilica trei­­nam há um ano na Uni­­versicão, espaço coordenado pela veterinária, adestradora e treinadora de agility Fernanda Correa Lesnau. Para a especialista, a modalidade é uma boa escolha para quem quer fazer um exercício físico junto com o animal de estimação. “O dono tem que correr junto com o seu cão durante todo o circuito”, comenta.




O adestrador Aguinaldo Diniz explica que, no agility, os cães devem completar uma sequência de obstáculos, como rampa, passarela e túnel, sem cometer infrações e no menor tempo possível. “Nós usamos petiscos e brinquedos para orientar o pet no percurso”, afirma Diniz.

E os benefícios de praticá-lo são inúmeros. Além de melhorar a obediência do cão aos comandos do dono, Fernanda ressalta que o elo entre os dois fica ainda maior. “Trata-se de uma atividade saudável, que promove uma socialização dos cães e de pessoas”, salienta.

Segundo Diniz, qualquer cão pode praticar o esporte, desde que as condições de saúde estejam em ordem. “No caso de raças braquicefálicas, como o pug, é importante consultar um veterinário antes de começar”, afirma Fernanda. Apesar de não conseguirem saltar antes de um ano de idade, a veterinária diz que é possível começar os treinos com os cachorros a partir dos quatro meses.

Competições

Nas disputas, os cães são separados em categorias de níveis, que variam em iniciante e graus 1, 2 e 3. Eles também são divididos de acordo com o tamanho: mini para cães com até 35 centímetros de altura, como o yorkshire, midi, de até 43 centímetros, em que o beagle se enquadra e o standard, acima de 43 centímetros, que abriga raças como o labrador.

Para participar de competições oficiais, no entanto, é preciso procurar provas em outras cidades. Em Curitiba, somente demonstrações internas. Com a Lei Municipal 12.467, de 2007, a capital “proíbe a manutenção, utilização e apresentação de animais em circos ou espetáculos assemelhados no município de Curitiba e dá outras providências”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor