quarta-feira, 15 de agosto de 2012




Diabetes Canina; como tratar.

Por: Fatima Calado



Existem 3 tipos de Diabetes canina. São a Diabetes Melitus, Diabetes Insípidus e Diabetes Gestacional Canina. Embora todos os três tipos de Diabetes caninas possam ocorrer, a Diabetes Mellitus é de longe a mais comum.



Diabetes canina Mellitus é uma desordem em cães onde os corpos são deficientes na produção de insulina ou insensíveis a isso. A insulina é produzida pelo pâncreas e ajuda a regular as concentrações de glicose no sangue. Os sintomas da Diabetes canina tornam-se piores à medida que a doença progride. No início da doença:

-O cão terá sede excessiva, levando-o a urinar excessivamente.
-Embora o seu apetite possa aumentar, é provavel que o cão perca peso, já que ele desmembra os músculos e os depósitos de energia.
-O cão pode ficar apático e não ter nenhum interesse em nada.


Conforme a doença progride, os sintomas ficam mais graves e debilitantes. Eles incluem:


-O cão torna-se anoréxico.
-O cão fica desidratado.
-O cão pode enfrentar um aumento das infecções.
-O cão irá tornar-se cego devido às cataratas que cobrem os olhos.

Causas da Diabetes Melitus canina são:


-Determinadas raças de cães são mais suscetíveis à doença. Doenças, incluindo doenças infecciosas virais, hiperadrenocorticismo, acromegalia e pancreatite, podem provocar diabetes canina.
-Medicamentos prescritos, tais como esteróides e hormônios para reprodução também podem ser causas de diabetes nos cães.

O diagnóstico por um veterinário é determinado por:


-Um exame físico irá permitir que o médico veterinário possa observar o cão e estudar atentamente os sintomas descritos pelo proprietário.
-Testes laboratoriais permitirão ao veterinário determinar os níveis de açúcar no sangue e de glucose no sangue através da urina do cão.

O tratamento da Diabetes Mellitus Canina inclui:


-Injeções de insulina poderão ter que ser dadas uma ou duas vezes por dia. Seu veterinário irá determinar a dosagem ideal, e ele pode ajustar a dosagem baseada na experimentação.
-É importante prestar atenção ao horário, e dar as injecções sempre no mesmo horário, todos os dias.
-A quantidade de insulina que o cão exige vai depender não apenas do peso do cão, mas de uma combinação de fatores, incluindo a severidade da doença.
-Use tiras de teste de glicose na urina para testar e monitorar níveis de glicose no sangue.
-Mantenha registros dos níveis e injeções.
-A dieta do cão é muito importante para manter a Diabetes Mellitus canina sob controle.


  1. Uma dieta rica em fibras e proteínas é recomendada porque também é baixa em gorduras e carboidratos.
  2. Mantenha-se na programação para comer sempre no mesmo horário todos os dias. Seu veterinário irá determinar as quantidades e os horários de alimentação.
  3. É importante que o animal coma junto com a injeção. O método mais seguro é para alimentar o seu animal de estimação em primeiro lugar, em seguida, dar a injeção (cerca de 20-30 minutos mais tarde). Se o seu cão não comer, você terá a oportunidade de ajustar a dose se necessário.
-Exercícios também são importantes e o dono do cachorro deve ser consistente nesse ponto.

A segunda forma de Diabetes Canina é a Diabetes Insípidus. Esta rara doença ou é Diabetes Insipidus Central ou Diabetes Isipidus Neufrogênica.

Diabetes Insipidus Central ocorre quando a glândula pituitária não secreta suficiente vasopressina, um hormônio anti-diurético (ADH).

As causas mais comuns incluem:

-Defeito congênito
-Trauma ou doença da hipófise ou hipotálamo.

O Diabetes Insipidus Nefrogênico ocorre quando os rins não respondem à ADH produzida pela glandula hipófise. As causas mais comuns incluem:

-Defeito congênito
-Medicamentos prescritos
-Trauma ou doença no rim

Os sintomas da Diabete Insípidus são:

-O cão tem mais sede urina muito mais.
-Os cães podem não beber mais, mas podem urinar mais.
-aumento da frequência urinária do cachorro provavelmente será diluída e clara.O diagnóstico da -

Diabetes Insipidus canina incluem:

-Testar para excluir a doença de Cushing, diabetes mellitus, insuficiência renal, doença hepática, pyomera ou outros distúrbios
-Pode ser feita uma ecografia no cachorro para olhar para a glândula pituitária.

O Tratamento de diabetes insipidus inclui:

-Diabetes Insipidus Central é tratada com desmopressina, também conhecida como DDAVP. Este medicamento pode ser dado com gotas nos olhos, gotas no nariz, ou injetado.
-diabetes insipidus nefrogênico é tratado com medicamentos prescritos, como diuréticos, clorotiazida, cloropropamida e antinflamatórios não esteroidais. Sal também é restrito.

O terceiro tipo de Diabetes Canina é a Diabetes Gestacional. Diabetes Gestacional Canina ocorre quando uma fêmea está grávida é o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizar a insulina que produz corretamente. Esta diabetes tem os mesmos sintomas da Diabetes Mellitus Canina. O tratamento é feito com dieta e exercício físico e / ou com injeções de insulina. O prognóstico é muito bom, já que este diabetes geralmente desaparece após o cão dá a luz.

Como acontece com qualquer doença, é importante mostrar para o seu cachorro que ele é amado, especialmente enquanto ele está doente. Isto é importante, juntamente com a manutenção de uma rotina, especialmente quando estiver dando injeções de insulina. Apesar de não haver cura para a diabetes Canina, ela pode ser controlada com tratamento adequado, dieta e exercício, permitindo que o cachorro viva uma vida mais confortável. Com um proprietário que adere ao cronograma do veterinário e que faz a sua parte, bem como uma resposta positiva ao tratamento prescrito, o cão vai ter a oportunidade de viver por muitos anos. 


Fonte:www.comofazertudo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor