sábado, 17 de dezembro de 2011


Algumas pessoas acham que os cães uivam porque estão chorando, porque é noite de lua cheia, ou porque algum som os incomoda, mas não é bem assim. Uivar é um comportamento herdado dos ancestrais caninos, os lobos, e é uma forma de os cães se comunicarem à distância.

Esse som também tem tons e intensidades diferentes, variando de acordo com o tipo de mensagem que eles querem enviar. O uivo pode alcançar distâncias muito grandes, de vários quilômetros.


Mas por que eles têm esse comportamento ainda hoje em dia? Existem várias situações que levam um cão a uivar, entre elas ficar sozinho durante um longo período. Isso faz com que o cão comece a uivar na tentativa de chamar os seus companheiros, ou seja, as pessoas da família para perto dele. Em um lugar com muitos cães, eles podem perceber o som de algum intruso e uivar para alertar os outros cães que não estejam próximos. Uma fêmea no cio na vizinhança também pode ser o motivo para os machos que morem próximo começarem a uivar, mesmo que morem em casas diferentes. Os cães uivam para tentar se comunicar quando não há contato visual.

Sabendo, então, que existem vários motivos para o cachorro uivar, para inibir esse comportamento o primeiro passo é identificar porque o seu cão está se agindo assim.

Se o motivo do uivo é uma fêmea no cio na casa vizinha, é preciso tentar deixar o macho em algum ambiente distante e, de preferência, um local mais fechado, pois é o vento que ajuda a “espalhar” o cheiro dessa fêmea.

Quando os cães uivam porque ficam muito tempo sozinhos, outro cachorro em casa pode ajudar, sim, mas só a companhia de outro cão não é a solução em muitos casos. Cães precisam de atividade por isso antes de você sair para trabalhar, estudar ou para o seu compromisso, vocês devem fazer uma boa caminhada.

Você também precisa ensinar ao seu cão o comando “fica”. Para começar a ensinar esse comando, deixe o cão sentado ou deitado, em uma posição confortável. Mostre para ele a sua mão aberta e fale “fica”. Espere alguns segundos e dê a ele um petisco. Sempre em frente ao cachorro espere 10 segundos, e recompense, depois 20 segundos e recompense... Aumente o tempo aos poucos, quando seu cachorro já conseguir ficar parado por alguns minutos mude de posição e vá se distanciando, volte até ele e recompense, para que ele entenda que você vai sair, mas depois volta.

Outro ponto muito importante para cães que ficam sozinhos é o enriquecimento ambiental. Como ele vai passar horas sem companhia ele precisa ter algo para fazer. Por isso, dê a ele alguns brinquedos, uma garrafa pet com alguns furinhos, por exemplo, é uma boa opção. Coloque a ração dele dentro da garrafa e assim ele vai ter um estimulo mental e físico brincando e tentando retirar a comida.

O mais importante e que irá acalmá-lo é ter alguma atividade para fazer!

Texto: Malu Araujo (Adestradora da Cão Cidadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor