quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cães versus gatos III


Raio-X revela diferença entre cães e gatos ao beberem água.





Nos cães, língua funciona como uma colher, mas não evita que respingos e mais respingos molhem por todos os lados. Os gatos, entretanto, demonstram uma elegância, bebendo água da maneira mais silenciosa e tranquila possível.
Os gatos não precisam se sentir superiores por causa disso – quer dizer, não mais do que eles já se sentem normalmente. A ciência revela que, apesar das diferenças, cães e gatos usam as mesmas técnicas para levar água até a boca. O que muda é que os gatos fazem isso com mais graça.
Os cachorros, com a sua aparência “desleixada” ao beberem líquidos, são na verdade bastante sofisticados, segundo cientistas.
Estudos realizados no ano passado exploram a ciência por trás de cada movimento. Usando um vídeo em câmera lenta, os pesquisadores perceberam que a língua de um gato mal toca a superfície da água e o líquido já parece estar preso nela. Quando a língua volta para a boca, o movimento cria uma coluna de água e o gato automaticamente fecha a mandíbula sobre todas as gotas que poderiam cair.






O pesquisador Alfred Crompton, do Museu Comparativo de Zoologia da Universidade de Harvard, promoveu uma experiência para comparar as diferenças entre a mecânica de beber água de cães e gatos. Cientistas e a maioria dos donos de cachorros concordaram que os cachorros usam a língua como se fosse uma concha, pegando o líquido de maneira aleatória, sem a “finesse” dos gatos.
Então Crompton usou o vídeo em câmera lenta e o raio-X de sua cadela Matilda, enquanto ela bebia caldo em um cilindro. “A princípio, parecia que ela estava escavando, mas isso é uma ilusão”, disse ele em seu artigo para a BBC.
Curiosamente, percebe-se que a água recolhida pela concha deixa a língua antes de a cadela fechar a boca. Isso mostra que, assim como os gatos, os cães usam a língua para trazer o fluxo de líquido para dentro da boca, segundo Crompton descreveu em seu artigo no Journal Proceedings of Royal Society Biology Letters.
A diferença principal está no fato de que, enquanto a língua do gato mal toca o líquido, a do cão mergulha.
Crompton explicou no seu artigo para a BBC que esta diferença resume-se aos hábitos de vida em geral: “Gatos são específicos na bagunça que fazem. Eles gostam de tudo mais limpo e arrumado. Gatos curvam a língua e deitam-na sobre o líquido, sem passar da superfície, isso evita sujeira”.


Gote:petmag.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor