quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012





Os ouvidos dos cães são regiões sensíveis e propensas a desenvolver problemas. A higiene regular das orelhas não demora mais do que 5 minutos por semana e pode poupar dinheiro e tempo no veterinário.

Há cães que não gostam do ritual de limpeza das orelhas, mas geralmente toleram-no. O importante é ter sempre um biscoito de recompensa e conhecer algumas dicas que tornam esta tarefa mais confortável para cão e dono.

A melhor forma de habituar os cães à limpeza dos ouvidos é começar a fazê-la desde pequenos. Aliado ao comando “senta” ou “deita” e “fica” ou “quieto” é possível controlar o cão enquanto tratamos da higiene dos ouvidos.

As orelhas dos cães devem ser limpas semanalmente. Os cães de orelhas caídas são os que têm mais propensão para o desenvolvimento de otites. Isto deve-se ao ambiente húmido que se forma no ouvido. Mas todos os cães devem ser sujeitos a limpezas semanais, pois a acumulação de cera também não traz saúde.

É preciso uma solução de limpeza própria para cães e algodão ou toalhitas de limpeza. Não use cotonetes para limpar os ouvidos dos cães a não ser que tenha a certeza que o cão não se importa. Se o cão for obediente e permanecer quieto, os cotonetes podem ser uma ajuda para retirar a cera das pregas das orelhas. Mas geralmente os cotonetes causam-lhe impressão, porque vão tocar levemente nos pêlos que os cães têm nas orelhas. Se o cão se mexer muito, pode acidentalmente introduzir demasiado o cotonete no ouvido do animal, o que pode acarretar consequências mais graves.

O que mais causa desconforto aos cães é o líquido de limpeza, mas geralmente os animais costumam gostar da massagem que é feita com a mão ao retirar a sujidade. O líquido de limpeza pode incomodar sobretudo porque está frio. Para contornar esta situação, antes de colocar o líquido nas orelhas do animal, pode deixar o frasco a repousar numa panela com água quente durante alguns minutos.

Existem soluções que são aplicadas directamente no ouvido do cão e outras que são colocadas no algodão.

As que são deitadas directamente no ouvido costumam limpar melhor, porque soltam a sujidade que se encontra mais funda. Enquanto que o algodão pode contribuir para a acumulação de sujidade no fundo do ouvido.

Os cães parecem ficar mais incomodados com a solução que é aplicada directamente na orelha, já que é difícil remover completamente o líquido. Pode alternar entre as duas opções de forma a incomodar menos o animal.

Como limpar

No caso das soluções deitadas directamente no ouvido, deve colocar o tubo virado para baixo no ouvido do cão e aplicar uma pressão ligeira no frasco. Depois, massage a orelha durante alguns segundos, 20 a 30 segundos. Se houver líquido suficiente e se a massagem estiver a ser bem feita, consegue ouvir o barulho do líquido no ouvido. Pode deixar o cão abanar a cabeça para remover o líquido, mas para que a solução não fique espalhada por quem está perto, o melhor é limpar o excesso com uma toalhita própria ou com algodão. Isto acaba por ajudar o cão a ver-se livre da impressão que o líquido lhe causa.

Se utilizar uma solução aplicada no algodão, o ideal é usar rodelas de algodão, para minimizar o perigo de ficar algum algodão dentro do ouvido. Limpe bem as dobras das orelhas e introduza o dedo forrado com algodão no canal do ouvido abanando levemente para apanhar o máximo de sujidade. Não force a entrada do dedo, só deve limpar a zona descendente do canal.

É normal que o cão fique a abanar a cabeça durante algum tempo após a limpeza dos ouvidos. Isto acontece sobretudo quando usa líquidos que são deitados directamente na orelha, mas passa passado poucas horas.


Esteja atento a sinais frequentes de desconforto: abanar a cabeça, roçar com as orelhas no chão, coçar as orelhas com a pata, ganir com dor ao fazer qualquer uma destas. Leve o cão ao veterinário para examinar os ouvidos sempre que suspeitar que algo não está normal.

Fonte: ARCADENOE.SAPO.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor