segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Assim como você, seu pet é o que come.


Site ensina como alimentar seu animal de estimação com uma dieta caseira e natural com direito a iogurte

CAMILA TURTELLI
camila@bomdiabauru.com.br

Silvia Angélico com sua Teckel


A jornalista e veterinária Sylvia Angélico vai à feira pelo menos uma vez a cada 45 dias. Lá, um feirante que conhece bem sua cliente já deixa tudo selecionado e pronto para ela levar: ossos, peixes e vísceras. Ela chega em casa, separa tudo em potes de plásticos e os congela no freezer. Também faz uma compra quinzenal de ovos, iogurte e legumes – que ela cozinha no vapor com verduras, três vezes por semana. Não, Sylvia não é uma comilona. Todo esse banquete é preparado para os animais de estimação dela.

“Há cinco anos, meus cães e gatos jovens eram alimentados exclusivamente com ração tida como uma das top do mercado. Mas a saúde deles, no geral, deixava a desejar”, conta Sylvia. Sua cadela da raça teckel (“salsicha”) vivia com otite. Todos soltavam muito pelo o ano todo e começaram a apresentar coceiras e feridinhas na pele. “Achei que tudo isso pudesse ter a ver com alimentação. Já tinha ouvido falar nas dietas caseiras cozidas e cruas para cães e gatos, mas tinha receio de não ter tempo para prepará-las”, lembra.

Sylvia começou uma pesquisa sobre o assunto e descobriu que, em outros países, a chamada alimentação natural para pets já era bastante difundida e aceita. “Há dezenas de empresas que comercializam porções balanceadas prontas, tanto cruas quanto cozidas.”

A modalidade crua – que trata o cão como seu ancestral, o lobo, e o gato como um felino selvagem – foi a que mais atraiu a atenção da jornalista e veterinária. “Meus cães ficaram alucinados com o novo cardápio. E eu também: dentro de poucas semanas, comecei a notar os benefícios de alimentá-los com ingredientes frescos.”

Sylvia reuniu todos os seus conhecimentos sobre as dietas caseiras no site Cachorro Verde (www.cachorroverde.com.br). Lá, é possível encontrar uma série de informações sobre o assunto, além de cardápios específicos para diversas ocasiões (e como fazê-los), entre outras dicas. Mas fique de olho: por todo o site, é possível encontrar os avisos dizendo para os criadores consultarem o veterinário antes de mudar a alimentação do pet.

A veterinária e jornalista garante que, desde que seus animais deixaram de comer ração industrializada, eles ganharam pelos brilhantes, fezes reduzidas e sequinhas, dentes mais limpos, disposição, fim da coceira, lesões de pele e foi o fim dos episódios de otite da “salsichinha”.

Mas vem cá, cachorro que come comida de gente não acaba subindo na mesa para roubar o almoço dos donos? “A questão, aí, é educação. Cachorro que come ração também mendiga comida se for acostumado assim. O cão é muito esperto e sabe perfeitamente diferenciar nossa comida da comida dele. Mas se sempre damos pedacinhos de tudo o que comemos é como se disséssemos ‘Sirva-se, o que é meu é seu!’. É um convite pra subir na mesa”, avalia Sylvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor