terça-feira, 3 de abril de 2012



por Ademir Zacarias Júnior(*)



Os cães enxergam em preto e branco? Eles assistem televisão? Essas são dúvidas comuns, já que a visão dos cachorros é um assunto que desperta muita curiosidade. Acompanhe a entrevista com o professor e oftalmologista canino Ademir Zacarias Júnior e saiba como o seu animalzinho vê o mundo.



Como é a visão dos cães?

Assim como a maioria dos animais considerados predadores, os cães possuem os olhos localizados à frente do crânio, com o eixo visual mais próximo ao paralelo e campo visual binocular maior, ou seja, a imagem é formada a partir dos estímulos recebidos pelos dois olhos. Isso quer dizer que os cães enxergam muito bem o objeto à frente da sua cabeça e têm visão periférica ao nível dos olhos.



É verdade que eles enxergam em preto e branco?

Não é verdade que os cães enxergam apenas em preto e branco. Estudos sugerem que esses animais possuem e utilizam a visão em cores, porém de maneira diferente dos humanos. Os cães possuem receptores específicos para a visão colorida, porém este número é muito pequeno comparado aos humanos, chegando a aproximadamente 10% da capacidade dos humanos em enxergar as cores.



Como eles veem as cores?

O modo como os cães veem as cores é algo ainda difícil de interpretar, pois não sabemos se esses animais distinguem as cores da mesma forma que os humanos. Mas estudos comprovam que os cães possuem apenas dois tipos de células para diferenciar as cores, enquanto os humanos possuem três. O provável modo de ver as cores nos cães pode ser dividido em dois matizes: um variando entre o violeta e o azul e o outro variando do amarelo-esverdeado, amarelo ao vermelho, além de terem ressaltadas as cores branca e cinza. Como as diversas cores são formadas com as combinações entre elas, a impossibilidade de diferenciação entre algumas delas faz com que os cães tenham dificuldade em distinguir entre o verde, amarelo-esverdeado, amarelo, laranja e o vermelho.



Como é a visão noturna deles?

Os animais domésticos possuem adaptações para melhorar a visão noturna, aumentando a performance em diversos ambientes, e consequentemente conseguem visualizar objetos no escuro muito melhor que os humanos. São capazes de enxergar em ambientes com pouca luminosidade, pois possuem pigmentos no fundo dos olhos que refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que os humanos, possuem pupilas maiores para maior entrada de luz e retina rica em células para a captação de luminosidade.



Eles têm mais sensibilidade ao movimento?

Sim, os receptores dos olhos dos cães são muito bem adaptados à detecção de movimentos, especialmente em condições de pouca luminosidade. Há cães que conseguem identificar um objeto em movimento a 900 metros de distância, porém quando este é mantido estático pode ser reconhecido somente a aproximadamente 500 metros. Isso mostra que os cães são mais adaptados a reconhecer objetos em movimento e principalmente em algumas velocidades, o que pode explicar por que alguns cães ignoram objetos parados e adoram brincar ou "caçar" objetos em movimento.



Eles conseguem ter uma visão lateral melhor do que o humano?

A capacidade dos cães em enxergar perifericamente é maior que dos humanos. Isso faz com que eles vejam objetos fora do foco principal com maior facilidade, principalmente se estiverem em movimento.



É verdade que eles não enxergam bem de longe? Por quê?

Os olhos dos cães possuem a capacidade de adaptação às imagens inferior à dos humanos, porém essa diferença pode ser bastante sutil, não trazendo qualquer problema aos animais. Entretanto, alguns indivíduos e algumas raças predispostas ao problema apresentam acentuada miopia, ou seja, a incapacidade de enxergar objetos distantes. Há estudos que mostram os cães das raças Pastor Alemão e Rottweiler como os mais acometidos pela miopia. Essas alterações ocorrem por comprometimento nas propriedades ópticas do olho (habilidade do olho em gerar uma imagem focalizada com precisão), causando defeitos na refração da imagem (passagem da imagem pela córnea, lente e líquidos).



Eles enxergam embaçado?

Em animais sadios a acomodação visual (formação da imagem) acontece sem distorções a distâncias superiores a 50 centímetros do olho. No entanto, os cães possuem uma pequena capacidade de adaptação para objetos muito próximos, tornando a imagem embaçada a menos de 33 centímetros dos olhos. Os cães utilizam outros sentidos, como o faro e o paladar, para compensar a investigação de objetos muito próximos.



Uma curiosidade: por que os cachorros não se olham no espelho?

Os cães podem, sim, se olhar no espelho e ver a imagem refletida, porém não possuem a capacidade de se reconhecer. Um cão em frente ao espelho tem a impressão de que há outro cão a sua frente e muitos deles podem atacar, latir ou simplesmente se esconder da própria imagem.



Cachorros conseguem ver televisão?

Os cães assistem TV de um modo diferente dos humanos. Os programas de TV estão adaptados à percepção humana de 60 quadros por segundo, formando uma imagem linear como a que enxergamos. Os cães possuem a capacidade de enxergar de 70 a 80 quadros por segundo, fazendo com que a TV seja assistida como slides trocados muito rapidamente. Como os cães não possuem uma boa acomodação visual, eles ficam interessados mesmo no movimento gerado pela troca das imagens.



(*)Ademir Zacarias Júnior é graduado em Medicina Veterinária e especialista no curso de Residência na área de Medicina de Animais de Companhia, opção por Clínica Cirúrgica, pela Universidade Estadual de Londrina. Também é Mestre e Doutorando pelo Programa de Ciência Animal - Sanidade Animal - da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é professor assistente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - campus Luiz Meneghel - Bandeirantes, na disciplina de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais.
Fonte:idmed.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor