quinta-feira, 19 de abril de 2012




A campanha de imunização contra a raiva não vai ser realizada em todos os municípios em 2012. O trabalho de vacinação começou nesta terça-feira (17) no Alto Tietê, mas apenas em Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Arujá e Guararema.


Neste ano, a Secretaria Estadual de Saúde não recebeu a quantidade necessária de doses e, por isso, estabeleceu os municípios prioritários para o trabalho de prevenção. As outras cidades devem ser atendidas no segundo semestre, quando há previsão de o Ministério da Saúde enviar novas doses ao Estado.

Em Mogi das Cruzes, 80 mil cães e 10 mil gatos devem ser protegidos. Na cidade, não houve registro de casos em 2011 e 2010, mas, nos anos de 2008, 2007 e 2005 foram identificados três morcegos não hematófogos (que não se alimentam de sangue) com a doença. Por isso, o município foi incluído na lista da Secretaria Estadual de Saúde.

A doença

A preocupação com a prevenção é grande porque se o animal doente morder ou arranhar uma pessoa, o vírus é repassado pela corrente sanguínea e atinge o sistema nervoso.

O paciente contaminado pela raiva desenvolve, nos primeiros dez dias, febre, dores de cabeça e dores pelo corpo. Em um estágio mais avançado, com a proliferação do vírus, os sintomas passam a ser insônia, agitação e convulsões, além de febre acima de 40 graus.

Em estado agravado, o paciente é induzido ao coma. Dependendo do quadro clínico, ele sofre paradas cardíacas e morre em até cem dias após ter contraído o vírus.


LOCAIS DE VACINAÇÃO EM GUARAREMA (clique aqui)

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM MOGI DAS CRUZES (clique aqui)

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM SANTA IZABEL (clique aqui)

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM ARUJÁ (clique aqui)


Fonte: tvdiario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor