quinta-feira, 19 de abril de 2012



Foto: Zulma Marques


Homem é multado após abandonar gatos no pátio da Secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo.

Essa foi a segunda vez em três semanas que animais foram deixados no loca.

Um homem que deixou uma gata e os cinco filhotes dela no pátio da Secretaria do Meio Ambiente de Passo Fundo, no norte do Estado, será multado em R$ 3 mil reais e responderá a inquérito civil e criminal por abandono de animais. Na última terça-feira, uma funcionária estava voltando do almoço quando viu o motorista largar os animais no local. Ela conseguiu anotar a placa do carro, o que levou à identificação do homem.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Bem-Estar Animal, Zulma Marques, esta é a segunda vez em três semanas que gatos são abandonados no pátio da secretaria.

— Na primeira vez, foram deixados seis gatinhos, com aproximadamente 10 dias de vida. Agora, a mãe e os seis filhotes. Infelizmente, algumas pessoas não tomam os cuidados para evitar crias indesejadas e depois acabam abandonando os animais —lamenta Zulma.

Para mudar esse quadro no município, que tem mais de 20 mil animais abandonados nas ruas, o departamento pretende criar políticas públicas de conscientização e de controle de gestação de felinos e caninos. Segundo Zulma, um veterinário especialista em pesquisas está desenvolvendo um estudo sobre castração química, que tem um custo menor do que a cirurgia tradicional e ainda evita a incisão e a internação dos animais.

— A castração química só pode ser feita em machos, mas permitirá que castremos um número bem expressivo de animais em um período curto de tempo. O veterinário aplica uma injeção no animal e ele está pronto, não precisa de pontos nem de internação — explica.

Dos filhotes abandonados, quatro ainda permanecem no local e estão disponíveis para adoção, assim como a gata adulta, que será castrada graças a uma vaquinha feita pelos funcionários da secretaria. Quem tiver interesse em adotar algum dos felinos, deve comparecer na Secretaria de Meio Ambiente de Passo Fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor